Oliveira (2010) no seu texto “O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?” conclui que
Oliveira (2010) no seu texto “O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?”
conclui que
- A)O dinamismo hoje presente na área de Educação infantil, ao mesmo tempo em que tem criado esperanças, invoca a necessidade de ampliação dos processos de formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas existentes na direção proposta pelas Diretrizes.
- B)As práticas que desafiam os bebês e as crianças maiores a construírem e se apropriarem dos conhecimentos produzidos por seu grupo cultural e pela humanidade, na educação infantil, pelas características desse momento de vida, são articuladas ao entorno e ao cotidiano das crianças.
- C)A dimensão do cuidado, no seu caráter ético, é assim orientada pela perspectiva de promoção da qualidade e sustentabilidade da vida e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança.
- D)A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Oliveira (2010), em seu texto "O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?", apresenta uma análise crítica sobre as transformações e desafios enfrentados na Educação Infantil. A autora conclui que:
- A) O dinamismo presente na área de Educação Infantil, ao mesmo tempo que gera esperanças, exige a ampliação dos processos de formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas, alinhando-as às diretrizes propostas.
Embora as demais alternativas apresentem aspectos relevantes da Educação Infantil, como a construção de conhecimentos (B), a dimensão ética do cuidado (C) e o desenvolvimento integral das crianças (D), a alternativa A é apontada como correta por destacar a necessidade de formação continuada diante das mudanças e demandas atuais.
Assim, Oliveira (2010) enfatiza que a qualificação dos profissionais e a adaptação das práticas pedagógicas são fundamentais para garantir uma educação infantil alinhada com as novas diretrizes e com as necessidades das crianças.
Deixe um comentário