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Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil é um documento que: 1. Pretende delimitar parâmetros de qualidade suficientemente amplos para abarcar diferenças regionais, flexíveis para permitir que as manifestações culturais locais tenham espaço para se desenvolver, específicos para favorecer a criação de uma base nacional, de fácil aplicação e monitoramento a fim de possibilitar sua adoção e, consequentemente, consolidar essa base comum. 2. Utilizou um tom afirmativo que incentivou as participações críticas, que tornou as proposições objetivas, permitindo a identificação ou contraposição clara de leitores. 3. Optou, deliberadamente, por abordar parâmetros de qualidade somente para as instituições de Educação Infantil, dadas as possibilidades que essa perspectiva oferece de controle social recíproco das instâncias envolvidas no cuidado e na disciplina da criança. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a
Educação Infantil é um documento que:

1. Pretende delimitar parâmetros de qualidade
suficientemente amplos para abarcar diferenças regionais, flexíveis para permitir que as
manifestações culturais locais tenham espaço
para se desenvolver, específicos para favorecer a criação de uma base nacional, de fácil
aplicação e monitoramento a fim de possibilitar sua adoção e, consequentemente, consolidar essa base comum.

2. Utilizou um tom afirmativo que incentivou as
participações críticas, que tornou as proposições objetivas, permitindo a identificação ou
contraposição clara de leitores.

3. Optou, deliberadamente, por abordar parâmetros de qualidade somente para as instituições de Educação Infantil, dadas as possibilidades que essa perspectiva oferece de controle social recíproco das instâncias envolvidas
no cuidado e na disciplina da criança.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

Resposta:

A alternativa correta é B)

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil representam um documento fundamental para a estruturação e o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Seu objetivo principal é estabelecer diretrizes que garantam padrões de qualidade amplos o suficiente para abarcar as diversidades regionais do país, conforme destacado na afirmativa 1. Essa abordagem flexível permite que as particularidades culturais locais sejam respeitadas e valorizadas, ao mesmo tempo em que promove uma base comum nacional.

A afirmativa 2 também está correta, pois o documento adotou uma linguagem afirmativa e objetiva, facilitando a compreensão e estimulando a participação crítica dos leitores. Essa clareza nas proposições é essencial para que gestores, educadores e a sociedade em geral possam identificar e discutir os parâmetros propostos, contribuindo para sua implementação e aprimoramento.

No entanto, a afirmativa 3 não está totalmente correta. Embora o documento priorize parâmetros para instituições de Educação Infantil, sua abordagem não se limita apenas ao controle social recíproco entre as instâncias envolvidas. O foco está na garantia de um ambiente educacional de qualidade, que promova o desenvolvimento integral das crianças, indo além do simples controle institucional.

Portanto, as afirmativas corretas são a 1 e a 2, tornando a alternativa B a resposta adequada. O documento serve como um importante instrumento para a consolidação de uma educação infantil de qualidade, respeitando as diversidades e promovendo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional.

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