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Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 11

Em relação ao planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil, alguns princípios e referências
podem tornar o trabalho do professor mais engajado, aproximando-se de um projeto de Educação Infantil
Brasileira. Assinale a alternativa que contenha alguns desses princípios:

  • A)Atendimento às Diretrizes Internacionais Curriculares para a Educação Infantil e coerência e a articulação das experiências propostas às crianças.
  • B)O papel da interação no desenvolvimento humano e a inclusão de crianças sem deficiências.
  • C)A inter-relação entre educar e cuidar na teoria educativa e a articulação das experiências propostas às crianças.
  • D)A adequação das experiências do ponto de vista do avanço das crianças e a articulação das experiências propostas às crianças.
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A alternativa correta é D)

O planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil deve ser orientado por princípios que garantam uma abordagem integral e significativa para o desenvolvimento das crianças. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca dois aspectos fundamentais: a adequação das experiências ao progresso das crianças e a articulação coerente dessas experiências.

A primeira parte da alternativa, "a adequação das experiências do ponto de vista do avanço das crianças", reforça a importância de considerar o estágio de desenvolvimento e as necessidades individuais de cada criança. Isso implica em um planejamento flexível e sensível, capaz de acompanhar e estimular o crescimento cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Já a segunda parte, "a articulação das experiências propostas às crianças", ressalta a necessidade de integrar diferentes atividades e vivências de maneira orgânica, criando um ambiente de aprendizagem rico e conectado. Essa articulação permite que as crianças estabeleçam relações entre os conhecimentos adquiridos, ampliando sua compreensão de mundo de forma contextualizada.

Embora outras alternativas apresentem elementos relevantes, como a inter-relação entre educar e cuidar (opção C), a resposta D) é a mais abrangente e alinhada com as práticas pedagógicas contemporâneas na educação infantil brasileira, que valorizam tanto o desenvolvimento progressivo quanto a coerência no planejamento das experiências educativas.

Questão 12

O planejamento é o instrumento fundamental na previsão e organização do trabalho cotidiano dos
professores com as crianças. O parecer das DCNEI, ao enfatizar a importância da intencionalidade no
planejamento afirma que:

  • A)As práticas que estruturam o cotidiano das instituições de educação infantil devem considerar a integralidade e a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural das crianças...
  • B)O ato de planejar vai além do simples fato de se estabelecer metas e caminhos a seguir. Envolve também o conhecimento que temos acerca dos valores e concepções da educação atual.
  • C)As práticas que estruturam o cotidiano das instituições de educação fundamental, devem desconsiderar a integralidade e a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural das crianças.
  • D)O planejamento curricular deve assegurar condições para equilibrar continuidade e inovações nas atividades e não articular seus ritmos individuais, vivências pessoais e experiências coletivas com os adultos.
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A alternativa correta é A)

O planejamento pedagógico na educação infantil é um elemento essencial para garantir uma prática educativa intencional e coerente com as necessidades das crianças. Conforme destacado no parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a abordagem deve considerar a criança em sua totalidade, integrando suas múltiplas dimensões de desenvolvimento. A alternativa correta (A) reforça essa visão holística, afirmando que as práticas educativas devem abarcar aspectos expressivo-motores, afetivos, cognitivos, linguísticos, éticos, estéticos e socioculturais de forma indivisível.

Essa perspectiva contrasta com visões reducionistas que fragmentam o desenvolvimento infantil ou priorizam apenas dimensões cognitivas. A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem o desafio de criar ambientes ricos em interações que respeitem os saberes, os tempos e as singularidades de cada criança. O planejamento, portanto, não se limita a uma lista de atividades, mas constitui um processo reflexivo que articula intencionalidade pedagógica com escuta atenta às manifestações infantis.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais: a opção B, embora contenha elementos válidos sobre a complexidade do planejamento, não responde adequadamente ao recorte do parecer citado; a C contradiz frontalmente os princípios das DCNEI ao sugerir a desconsideração das dimensões integrais da criança; e a D apresenta uma contradição interna ao mencionar a necessidade de equilíbrio entre continuidade e inovação, mas negando a articulação entre ritmos individuais e experiências coletivas - justamente um eixo central da proposta das diretrizes.

Portanto, a alternativa A representa corretamente a concepção de planejamento defendida pelas DCNEI, que entende a criança como sujeito ativo, competente e completo em suas diversas linguagens e formas de interação com o mundo. Essa compreensão fundamenta práticas pedagógicas que valorizam o brincar, as interações e as experiências significativas como eixos estruturantes do currículo na educação infantil.

Questão 13

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, toda proposta pedagógica deve se
guiar pelos princípios:

  • A)Éticos, Políticos e Estéticos.
  • B)Éticos, Políticos e Pedagógicos.
  • C)Pedagógico e Político.
  • D)Éticos e Pedagógicos.
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A alternativa correta é A)

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a construção de uma proposta pedagógica deve ser fundamentada em princípios que orientam não apenas o processo de ensino-aprendizagem, mas também a formação integral da criança. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a opção A) Éticos, Políticos e Estéticos, conforme estabelecido pelo documento oficial.

Esses princípios refletem a abordagem holística necessária na educação infantil. O princípio ético diz respeito ao respeito à dignidade humana, aos direitos das crianças e à construção de valores como solidariedade e justiça. O princípio político está relacionado ao exercício da cidadania desde a primeira infância, promovendo a participação crítica e a compreensão das relações sociais. Já o princípio estético valoriza a sensibilidade, a criatividade e a ludicidade, elementos essenciais para o desenvolvimento infantil.

Embora os princípios pedagógicos sejam importantes na organização do trabalho educativo, as diretrizes destacam que a educação infantil deve transcender a simples transmissão de conhecimentos, incorporando dimensões éticas, políticas e estéticas como pilares essenciais para uma formação humana plena e significativa.

Questão 14

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica,
é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que
constituem estabelecimentos educacionais públicos ou
privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos
de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente
do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 5/2009
– Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil, é correto afirmar que

  • A)é dever do Estado estabelecer os critérios de seleção para a oferta de Educação Infantil.
  • B)é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças a partir dos 3 (três) anos.
  • C)a frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
  • D)as vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.
  • E)a avaliação na Educação Infantil tem caráter classificatório.
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A alternativa correta é D)

A Educação Infantil, como etapa fundamental do desenvolvimento humano, possui diretrizes específicas que regulamentam sua organização e funcionamento. Conforme a Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a alternativa correta é a letra D, que afirma que as vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Essa determinação está alinhada com o princípio de garantir o acesso e a permanência das crianças na Educação Infantil, considerando aspectos logísticos e de bem-estar familiar. A proximidade geográfica entre a instituição educacional e o domicílio da criança facilita o processo de adaptação e reduz os custos de deslocamento para as famílias, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade social.

As demais alternativas apresentam informações incorretas sobre a legislação vigente: o Estado não estabelece critérios de seleção (A), a matrícula só se torna obrigatória aos 4 anos (B), a frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para o Ensino Fundamental (C), e a avaliação nessa etapa deve ser qualitativa, sem caráter classificatório (E). Portanto, a alternativa D é a única que reflete corretamente as diretrizes oficiais para a Educação Infantil no Brasil.

Questão 15

Consta nos Parâmetros Nacionais de Qualidade
para a Educação Infantil que:

1. No que diz respeito às interações sociais,
ressalta-se que a diversidade de parceiros e
experiências potencializa o desenvolvimento
infantil.

2. Crianças expostas a uma gama ampliada de
possibilidades interativas têm seu universo
pessoal de significados ampliado, desde que
se encontrem em contextos coletivos de
qualidade.

3. As interações somente com crianças das mesmas idades favorecem significativamente o
processo de desenvolvimento humano.

4. As interações com crianças de diferentes idades devem ocorrer somente com crianças de
cinco e seis anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas

  • A)É correta apenas a afirmativa 1.
  • B)É correta apenas a afirmativa 2.
  • C)É correta apenas a afirmativa 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
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A alternativa correta é D)

O texto apresentado discute os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, destacando a importância das interações sociais no desenvolvimento das crianças. A análise das afirmativas revela que:

1. A primeira afirmativa está correta, pois enfatiza que a diversidade de parceiros e experiências enriquece o desenvolvimento infantil, ampliando o repertório social e cognitivo da criança.

2. A segunda afirmativa também está correta, já que reforça a ideia de que ambientes coletivos de qualidade, com variedade de interações, contribuem para a ampliação do universo de significados das crianças.

3. A terceira afirmativa está incorreta, pois limita as interações a crianças da mesma idade, contrariando a proposta de diversidade apresentada nos parâmetros.

4. A quarta afirmativa está incorreta, uma vez que restringe as interações entre idades diferentes apenas a crianças de cinco e seis anos, ignorando os benefícios dessa prática em outras faixas etárias.

Portanto, a alternativa correta é D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2, conforme indicado no gabarito.

Questão 16

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a
Educação Infantil é um documento que:

1. Pretende delimitar parâmetros de qualidade
suficientemente amplos para abarcar diferenças regionais, flexíveis para permitir que as
manifestações culturais locais tenham espaço
para se desenvolver, específicos para favorecer a criação de uma base nacional, de fácil
aplicação e monitoramento a fim de possibilitar sua adoção e, consequentemente, consolidar essa base comum.

2. Utilizou um tom afirmativo que incentivou as
participações críticas, que tornou as proposições objetivas, permitindo a identificação ou
contraposição clara de leitores.

3. Optou, deliberadamente, por abordar parâmetros de qualidade somente para as instituições de Educação Infantil, dadas as possibilidades que essa perspectiva oferece de controle social recíproco das instâncias envolvidas
no cuidado e na disciplina da criança.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

  • A)É correta apenas a afirmativa 2.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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A alternativa correta é B)

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil representam um documento fundamental para a estruturação e o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Seu objetivo principal é estabelecer diretrizes que garantam padrões de qualidade amplos o suficiente para abarcar as diversidades regionais do país, conforme destacado na afirmativa 1. Essa abordagem flexível permite que as particularidades culturais locais sejam respeitadas e valorizadas, ao mesmo tempo em que promove uma base comum nacional.

A afirmativa 2 também está correta, pois o documento adotou uma linguagem afirmativa e objetiva, facilitando a compreensão e estimulando a participação crítica dos leitores. Essa clareza nas proposições é essencial para que gestores, educadores e a sociedade em geral possam identificar e discutir os parâmetros propostos, contribuindo para sua implementação e aprimoramento.

No entanto, a afirmativa 3 não está totalmente correta. Embora o documento priorize parâmetros para instituições de Educação Infantil, sua abordagem não se limita apenas ao controle social recíproco entre as instâncias envolvidas. O foco está na garantia de um ambiente educacional de qualidade, que promova o desenvolvimento integral das crianças, indo além do simples controle institucional.

Portanto, as afirmativas corretas são a 1 e a 2, tornando a alternativa B a resposta adequada. O documento serve como um importante instrumento para a consolidação de uma educação infantil de qualidade, respeitando as diversidades e promovendo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional.

Questão 17

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável.
Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos
no que se refere às escolas, não é tanto um repertório
de traços que se possuem…”

A partir disso, é correto afirmar que

  • A)para possuir qualidade, a escola deve ter alguns aspectos estáticos.
  • B)o currículo, como elemento cultural, deve ser definido a priori.
  • C)por isso não é possível elaborar um projeto escolar com qualidade permanente.
  • D)a qualidade é algo dinâmico que se constrói no dia a dia e de maneira permanente.
  • E)a cada plano escolar muda-se o currículo, para alcançar a qualidade.
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A alternativa correta é D)

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que "A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem..."

A partir disso, é correto afirmar que:

  • A) para possuir qualidade, a escola deve ter alguns aspectos estáticos.
  • B) o currículo, como elemento cultural, deve ser definido a priori.
  • C) por isso não é possível elaborar um projeto escolar com qualidade permanente.
  • D) a qualidade é algo dinâmico que se constrói no dia a dia e de maneira permanente.
  • E) a cada plano escolar muda-se o currículo, para alcançar a qualidade.

O gabarito correto é D).

Questão 18

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com
múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se
a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem
garantir, dentre outras, experiências em que

  • A)a criança se aproprie de elementos significativos do ambiente sociocultural para compreender ações de leitura e escrita.
  • B)as crianças tenham atividades de combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômica, étnico-raciais e religiosas.
  • C)as crianças tenham atividades realizadas para que possam treinar sua imaginação.
  • D)a criança tenha uma relação de identidade, reverência e respeito para com a natureza.
  • E)os jogos infantis são usados para que possam aprender as regras e normas da vida, respeitando o outro nas diferenças individuais.
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A alternativa correta é A)

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que:

  • A) a criança se aproprie de elementos significativos do ambiente sociocultural para compreender ações de leitura e escrita.
  • B) as crianças tenham atividades de combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômica, étnico-raciais e religiosas.
  • C) as crianças tenham atividades realizadas para que possam treinar sua imaginação.
  • D) a criança tenha uma relação de identidade, reverência e respeito para com a natureza.
  • E) os jogos infantis são usados para que possam aprender as regras e normas da vida, respeitando o outro nas diferenças individuais.

O gabarito correto é A).

Questão 19

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora
Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música
na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples,
pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes
e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras
e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se … empilhando, jogando, enfileirando,
fazendo sons diferentes. (…). Nesse momento… ficaram
encantados… (em) construir os chocalhos. (…). Por isso
conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes,
mas a conclusão da professora indica que

  • A)é preciso com urgência de um segundo educador em sala de aula, para divisão de tarefas.
  • B)trabalhar sozinha com bebês não é possível, por isso uma auxiliar poderia assumir e compartilhar a gestão em sala de aula.
  • C)bebês podem adquirir autonomia em várias situações de brincar e aprender.
  • D)nunca se pode subestimar as capacidades infantis, a organização de materiais reaproveitados é importante para improvisações.
  • E)a organização e o planejamento do espaço devem estar garantidos nos projetos didáticos como provocadores de aprendizagem.
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A alternativa correta é E)

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico "A música na vida dos bebês", demonstra como soluções simples podem enriquecer a prática educativa. A experiência descrita envolve a utilização de materiais cotidianos, como potes, caixas, tampinhas e outros objetos, para estimular a exploração sensorial e criativa dos bebês. A narrativa evidencia o encantamento das crianças ao manipular esses recursos, criando sons, empilhando e construindo chocalhos.

A conclusão da professora, no entanto, vai além da simples utilização de materiais ou da necessidade de apoio adicional em sala de aula. Ela destaca o espaço como um "outro educador", revelando uma compreensão profunda sobre como o ambiente organizado e intencionalmente planejado pode ser um agente ativo no processo de aprendizagem. Essa perspectiva vai ao encontro da alternativa E, que afirma que "a organização e o planejamento do espaço devem estar garantidos nos projetos didáticos como provocadores de aprendizagem".

As outras alternativas, embora contenham elementos pertinentes à educação infantil, não capturam a essência da reflexão da professora Anete. A questão central não é sobre a necessidade de um segundo educador (A e B), nem sobre a autonomia infantil (C) ou sobre subestimar capacidades (D), mas sim sobre o papel fundamental do espaço como elemento educativo cuidadosamente planejado.

Portanto, a alternativa E corretamente sintetiza a principal lição da experiência relatada: a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico intencional, capaz de provocar e sustentar aprendizagens significativas na primeira infância.

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Questão 20

Segundo Oliveira (2002), a respeito das interações
criança-criança, é correto afirmar que

  • A)os atos cooperativos, disputas de objetos e brigas, entre tantos outros, são frequentes na creche e não devem ser considerados momentos de desenvolvimento, cabendo ao educador evitar os conflitos entre as crianças e reprimi-los sempre que ocorrerem.
  • B)pesquisas recentes apontam que é inconveniente para a criança pequena frequentar um ambiente coletivo de educação, por ser submetida a um ambiente massificador e contar com poucas oportunidades de desenvolver sua identidade pessoal.
  • C)as interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquiridos e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns.
  • D)quando crianças com autismo ou deficiência intelectual são inseridas na creche em idade precoce, a interação criança-criança torna-se prejudicial, pois crianças autistas ou deficientes necessitam de um adulto que lhes dê atenção exclusiva e em tempo integral.
  • E)elementos como o tamanho dos grupos, a idade das crianças, a organização do espaço, o material disponível e as propostas de atividades ofertadas não interferem na qualidade da relação e da interação entre as crianças
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A alternativa correta é C)

Segundo Oliveira (2002), a respeito das interações criança-criança, é correto afirmar que as interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquiridos e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns. Essa perspectiva destaca a importância das relações entre pares no desenvolvimento infantil, reconhecendo que os conflitos e colaborações são parte essencial do processo de aprendizagem e socialização.

As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre o tema. A alternativa A) desconsidera o potencial educativo dos conflitos, sugerindo uma postura repressiva por parte do educador, o que vai contra as práticas pedagógicas contemporâneas que valorizam a mediação. A alternativa B) ignora os benefícios da socialização em ambientes coletivos, que são fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. A alternativa D) reforça um preconceito sobre crianças com autismo ou deficiência intelectual, subestimando sua capacidade de interação e aprendizado em grupo. Por fim, a alternativa E) nega a influência de fatores estruturais e pedagógicos na qualidade das interações, algo amplamente comprovado pela literatura educacional.

Portanto, a alternativa C) é a única que reflete adequadamente a complexidade e o valor das interações criança-criança no contexto educativo, conforme defendido por Oliveira (2002).

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