Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 31
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Educação Infantil no Brasil funciona em creches, pré-escolas, centros ou núcleos de Educação Infantil como também em salas anexas a escolas de Ensino Fundamental.
( ) As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são gratuitas, laicas e apolíticas, ou seja, não professam credo religioso e político-partidário.
( ) Todas as instituições de Educação Infantil localizadas em um município, sejam públicas ou privadas, compõem, juntamente com as instituições de Ensino Fundamental e Médio, mantidas pelo poder público, e os órgãos de educação, o sistema de ensino correspondente.
( ) Todas as instituições de Educação Infantil no Brasil são filantrópicas, assistencialistas e apolíticas, ou seja, não professam credo político-partidário.
( ) A Educação Infantil no Brasil é responsável pelo atendimento exclusivo das crianças provenientes de classe econômica baixa e devem funcionar em creches e pré-escolas, no atendimento de crianças de 0 até 4 anos de idade.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
- A)V – V – V – F – F
- B)V – F – V – F – F
- C)V – F – F – V – V
- D)F – V – V – F – V
- E)F – F – F – V – V.
A alternativa correta é A)
Análise das afirmativas sobre a Educação Infantil no Brasil:
A primeira afirmativa é Verdadeira (V), pois a Educação Infantil no Brasil de fato ocorre em diversos espaços como creches, pré-escolas, centros de Educação Infantil e salas anexas a escolas de Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela legislação educacional.
A segunda afirmativa também é Verdadeira (V), já que as instituições públicas de Educação Infantil devem ser gratuitas, laicas e apolíticas, como determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A terceira afirmativa é Verdadeira (V), porque todas as instituições educacionais de um município, incluindo as de Educação Infantil (públicas e privadas), compõem o sistema de ensino local junto com as demais etapas da educação básica.
A quarta afirmativa é Falsa (F), pois nem todas as instituições de Educação Infantil são filantrópicas ou assistencialistas - há tanto instituições públicas quanto privadas com fins lucrativos.
A quinta afirmativa é Falsa (F), porque a Educação Infantil não é destinada exclusivamente a crianças de baixa renda e atende crianças até 5 anos de idade (não apenas até 4 anos).
Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F - F, correspondente à alternativa A.
Questão 32
- A)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.094/1996 e o Plano Nacional de Educação 10.172/2001 não versam sobre a questão do custo-aluno-qualidade na educação infantil, somente sobre o ensino fundamental.
- B)Ao criar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, a Emenda Constitucional 53 preservou o princípio do custo-aluno-qualidade, mas não previu um custo-aluno para educação infantil.
- C)A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece, em seu artigo 206, a garantia de padrão de qualidade como um dos principais norteadores do ensino no País. A previsão de um custo-aluno que garanta um ensino com um padrão mínimo de qualidade é mandamento constitucional desde 01/01/1997 - Emenda Constitucional 14.
- D)Na década de 1990, o Brasil adotou políticas de ajuste econômico que impuseram restrições às políticas sociais, sendo que a questão da qualidade da educação foi incorporada pela agenda neoliberal e ganhou destaque no meio educacional.
- E)A Conferência Nacional de Educação – CONAE, realizada em abril de 2010, discutiu a questão da qualidade no Eixo II Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, no entanto, a educação infantil, mais uma vez, foi excluída desse debate.
A alternativa correta é C)
A qualidade da educação infantil no Brasil tem sido um tema de grande relevância nas discussões sobre políticas públicas educacionais. Ao longo das últimas décadas, o país enfrentou desafios significativos, como a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento nessa etapa fundamental do ensino. Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a letra C, que destaca o princípio constitucional do padrão de qualidade como um dos pilares da educação brasileira.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206, estabelece a garantia de um padrão de qualidade como um dos princípios norteadores da educação no país. Esse preceito foi reforçado pela Emenda Constitucional 14, que entrou em vigor em 1997, determinando a necessidade de um custo-aluno capaz de assegurar um ensino com padrões mínimos de qualidade. Esse marco legal é fundamental, pois reconhece que a educação infantil, assim como as demais etapas, deve ser pautada por critérios que garantam condições adequadas de aprendizagem e desenvolvimento.
Embora outras alternativas mencionem aspectos relevantes, como a criação do FUNDEB ou a influência de políticas neoliberais na educação, apenas a alternativa C aborda diretamente o mandamento constitucional que assegura a qualidade na educação infantil. A previsão de um custo-aluno-qualidade é essencial para que as instituições de ensino infantil possam oferecer infraestrutura, recursos pedagógicos e profissionais capacitados, elementos indispensáveis para uma educação de qualidade.
Portanto, a resposta correta evidencia a importância de se garantir, desde a primeira infância, um ensino que atenda aos princípios constitucionais, assegurando igualdade de oportunidades e um desenvolvimento integral para todas as crianças.
Questão 33
visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da
criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e
transformar a realidade. Sobre esta consideração, assinale a
alternativa INCORRETA.
- A)Por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas e, assim, segue socializando-se.
- B)Por meio das atividades lúdicas, a criança reduz muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz de conta, são reelaboradas.
- C)A educação lúdica tem pouca influência na formação da criança, tendo em vista que só brincar não produz conhecimento.
- D)A prática da ludicidade exige a participação criativa, livre e crítica, promovendo a interação social.
- E)Ao brincar, a criança aumenta sua autoestima e independência, assim como, estimula sua sensibilidade visual e auditiva.
A alternativa correta é C)
O lúdico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, contribuindo não apenas para a formação cognitiva e emocional, mas também para a socialização e a construção de uma visão de mundo mais crítica e criativa. Através das brincadeiras, a criança explora, experimenta e reinterpreta sua realidade, desenvolvendo habilidades essenciais para seu crescimento integral.
A alternativa incorreta é a C), pois afirma que a educação lúdica tem pouca influência na formação da criança, sugerindo que brincar não produz conhecimento. Essa visão é equivocada, uma vez que o ato de brincar é justamente uma das principais formas pelas quais a criança aprende, internaliza conceitos e desenvolve sua capacidade de raciocínio, interação e expressão. A ludicidade não é apenas um passatempo, mas uma ferramenta pedagógica poderosa que estimula a criatividade, a autonomia e a construção de significados.
As demais alternativas apresentam afirmações corretas sobre o tema: a atividade lúdica promove a socialização (A), permite a reelaboração de situações cotidianas (B), exige participação criativa e crítica (D) e fortalece a autoestima e a percepção sensorial (E). Portanto, a resposta que contraria os benefícios comprovados do lúdico no desenvolvimento infantil é a alternativa C.
Questão 34
- A)Essa publicação é destinada apenas às instituições de educação infantil que ofertam a pré-escola.
- B)O documento propõe a definição de parâmetros de qualidade, estabelecendo um padrão mínimo dos requisitos necessários ao funcionamento das instituições de educação infantil.
- C)Com relação às propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, o documento recomenda que sejam contemplados princípios éticos, referentes à disciplina, o respeito e à obediência.
- D)O documento normatiza a organização das turmas, orientando que as crianças sejam agrupadas de acordo com os conhecimentos prévios.
- E)Os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de educação infantil são professores que têm como função garantir o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças sob sua responsabilidade.
A alternativa correta é E)
O gabarito correto para a questão apresentada é a alternativa E), que afirma: "Os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de educação infantil são professores que têm como função garantir o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças sob sua responsabilidade."
Essa resposta está alinhada com os princípios dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), que destacam o papel fundamental dos educadores no processo de desenvolvimento integral das crianças. O documento reforça a importância da qualificação desses profissionais e de sua atuação pedagógica intencional, visando promover aprendizagens significativas dentro de um contexto lúdico e acolhedor.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação ao conteúdo do documento: a alternativa A) restringe erroneamente o alcance do documento apenas à pré-escola, quando na verdade ele abrange toda a educação infantil (0 a 5 anos); a B) menciona um "padrão mínimo", quando o documento propõe referências de qualidade mais amplas; a C) reduz os princípios éticos a aspectos disciplinares, enquanto o documento aborda valores mais abrangentes; e a D) sugere uma normatização de agrupamentos por conhecimentos prévios, o que não consta no texto oficial.
Portanto, a alternativa E) é a única que reflete adequadamente as diretrizes contidas nos Parâmetros Nacionais, especialmente no que diz respeito ao papel do professor como mediador essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância.
Questão 35
organização de práticas na Educação Infantil
argumentam sobre:
crianças pequenas.
exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento
social humano.
brinquedos para exploração e envolvimento das crianças
em diferentes situações possíveis pode se configurar
como atividade infantil.
- A)A afirmativa I está incorreta.
- B)A afirmativa II está incorreta.
- C)A afirmativa III está incorreta.
- D)Todas afirmativas estão corretas.
- E)Todas as afirmativas estão incorretas.
A alternativa correta é B)
O texto apresenta três fundamentos teóricos histórico-sociais para a organização de práticas na Educação Infantil, discutindo aspectos cruciais do desenvolvimento infantil e do papel do educador. A análise das afirmativas revela que:
Afirmativa I: Está correta ao destacar a importância da intervenção intencional e consciente do professor, pois a mediação pedagógica é essencial para promover aprendizagens significativas na primeira infância.
Afirmativa II: Está incorreta (conforme o gabarito) ao reduzir o desenvolvimento humano apenas às condições biológicas, ignorando a dimensão sociocultural que é fundamental na perspectiva histórico-social. O ser humano se constitui nas relações sociais e pela cultura.
Afirmativa III: Está correta ao valorizar a oferta diversificada de objetos e brinquedos, pois estes são mediadores culturais importantes para o desenvolvimento infantil através da atividade lúdica.
Portanto, apenas a afirmativa II apresenta um equívoco teórico, tornando a alternativa B a correta. Esta análise reforça a importância de compreender a criança como sujeito social que se desenvolve nas interações com o meio culturalmente organizado.
Questão 36
- A)implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos
- B)elaborar um Sistema de Avaliação e Monitoramento das unidades de educação infantil com ampla participação da sociedade para posterior aprovação pelo Conselho Municipal de Educação
- C)superar as desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação
- D)manter e ampliar o programa nacional de construção e reestruturação de escolas, visando à expansão da rede física de escolas públicas de educação infantil
A alternativa correta é D)
A Lei nº 6.362/2018, que estabelece o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro (PME), tem como uma de suas metas a universalização da educação infantil na pré-escola até 2020. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação deve adotar medidas eficazes, sendo a alternativa D a correta, conforme o gabarito oficial.
A opção D indica a necessidade de manter e ampliar o programa nacional de construção e reestruturação de escolas, com foco na expansão da rede física de educação infantil. Essa medida é essencial para garantir o acesso à educação, uma vez que a falta de vagas em unidades escolares é um dos principais obstáculos para a universalização desse nível de ensino.
Embora as outras alternativas apresentem ações relevantes, como o apoio às famílias (A), a avaliação das unidades (B) e a promoção da igualdade (C), elas não são diretamente vinculadas à garantia de vagas para todas as crianças em idade pré-escolar. Portanto, a alternativa D é a que melhor atende ao cumprimento da meta estabelecida pela lei.
Questão 37
A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.
A educação física pode ser desvinculada do projeto
pedagógico da escola, uma vez que, em sua natureza,
solicita estrutura física específica para as práticas
corporais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
A respeito da compreensão teórico-metodológica da Educação Física escolar segundo as abordagens críticas, é importante analisar a afirmação de que a Educação Física pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola devido à necessidade de estrutura física específica para as práticas corporais.
De acordo com as perspectivas críticas, a Educação Física não deve ser tratada como uma disciplina isolada ou meramente técnica. Pelo contrário, ela está intrinsecamente ligada ao projeto político-pedagógico da escola, contribuindo para a formação integral dos estudantes. Sua prática deve estar alinhada com os objetivos educacionais mais amplos, promovendo reflexões sobre corpo, movimento, saúde e sociedade.
A justificativa de que a necessidade de espaços específicos (como quadras e ginásios) permitiria essa desvinculação é equivocada. A infraestrutura necessária para as aulas não anula o caráter pedagógico da disciplina, que deve dialogar com os demais componentes curriculares e com a proposta educacional da instituição.
Portanto, o item está ERRADO, pois a Educação Física, mesmo com suas particularidades estruturais, deve estar integrada ao projeto pedagógico da escola, conforme defendem as abordagens críticas da área.
Questão 38
Se formos entender que, na aula de educação física, alguém vai aprender movimento, eu diria que vamos cair naquela crítica de que aprender movimento relaciona‐se também com adestramento de pessoas. Da mesma forma que o ser humano aprende movimento, o urso aprende, o elefante aprende, a foca aprende.
J. G. Mariz de Oliveira. Educação física escolar: construindo
castelos de areia. In: Revista Paulista de Educação Física,
São Paulo, v. 5, n.º 1/2, 1991, p. 5‐11
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir quanto à educação física de concepção crítica.
Segundo uma concepção crítica de educação física, é
necessária uma prática pedagógica que não reduza as
aulas em mera aprendizagem de movimentos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto apresentado levanta uma reflexão fundamental sobre a educação física escolar, questionando a redução das aulas a um simples aprendizado de movimentos. Segundo a perspectiva crítica citada por J. G. Mariz de Oliveira, essa abordagem pode ser comparada ao adestramento de animais, como ursos, elefantes e focas, que também são capazes de aprender movimentos. Essa visão simplista ignora a complexidade humana e as dimensões sociais, culturais e críticas que a educação física deve abranger.
Uma concepção crítica de educação física, portanto, rejeita a ideia de que as aulas devem se limitar à repetição mecânica de gestos esportivos ou exercícios físicos. Em vez disso, defende uma prática pedagógica que promova a reflexão, a autonomia e a compreensão do corpo como um instrumento de expressão e interação social. Essa abordagem valoriza o diálogo, a problematização de normas e a construção coletiva de conhecimentos, indo além da mera reprodução de técnicas.
Dessa forma, o item avaliado está correto ao afirmar que, segundo uma concepção crítica, é necessária uma prática pedagógica que não reduza as aulas de educação física à aprendizagem de movimentos. A educação física, nessa perspectiva, deve ser um espaço de formação integral, onde os estudantes desenvolvem não apenas habilidades motoras, mas também consciência corporal, pensamento crítico e capacidade de transformação social.
Questão 39
Oliveira (2010) no seu texto “O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?”
conclui que
- A)O dinamismo hoje presente na área de Educação infantil, ao mesmo tempo em que tem criado esperanças, invoca a necessidade de ampliação dos processos de formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas existentes na direção proposta pelas Diretrizes.
- B)As práticas que desafiam os bebês e as crianças maiores a construírem e se apropriarem dos conhecimentos produzidos por seu grupo cultural e pela humanidade, na educação infantil, pelas características desse momento de vida, são articuladas ao entorno e ao cotidiano das crianças.
- C)A dimensão do cuidado, no seu caráter ético, é assim orientada pela perspectiva de promoção da qualidade e sustentabilidade da vida e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança.
- D)A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens.
A alternativa correta é A)
Oliveira (2010), em seu texto "O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais?", apresenta uma análise crítica sobre as transformações e desafios enfrentados na Educação Infantil. A autora conclui que:
- A) O dinamismo presente na área de Educação Infantil, ao mesmo tempo que gera esperanças, exige a ampliação dos processos de formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas, alinhando-as às diretrizes propostas.
Embora as demais alternativas apresentem aspectos relevantes da Educação Infantil, como a construção de conhecimentos (B), a dimensão ética do cuidado (C) e o desenvolvimento integral das crianças (D), a alternativa A é apontada como correta por destacar a necessidade de formação continuada diante das mudanças e demandas atuais.
Assim, Oliveira (2010) enfatiza que a qualificação dos profissionais e a adaptação das práticas pedagógicas são fundamentais para garantir uma educação infantil alinhada com as novas diretrizes e com as necessidades das crianças.
Questão 40
Segundo Kramer (2006, p.798) “O tema das crianças de 0 a 6 anos e seus direitos, a política de educação
infantil, as práticas com as crianças e as alternativas de formação vêm ocupando os debates educacionais e a
ação de movimentos sociais no Brasil nos últimos 20 anos. O reconhecimento deste direito afirmado na
Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na LDB de 1996 está explícito nas Diretrizes
Curriculares para a Educação Infantil e no Plano Nacional de Educação. Isso tem consequências para a formação
de professores e as políticas municipais e estaduais que, com maior ou menor ênfase, têm investido na educação
infantil como nunca antes no Brasil.”
Segundo a autora, o artigo “As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é
fundamental” tem como objetivo principal
- A)Discutir as práticas dos professores na Educação Infantil.
- B)Discutir a Educação Infantil no contexto das políticas educacionais.
- C)Discutir a Educação Infantil com ênfase na formação de professores.
- D)Discutir as políticas curriculares municipais e estaduais de Educação Infantil.
A alternativa correta é B)
Segundo Kramer (2006), o tema dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, assim como as políticas e práticas relacionadas à Educação Infantil, tem ganhado destaque nos debates educacionais e na atuação de movimentos sociais no Brasil nas últimas décadas. A autora ressalta que esse reconhecimento está consolidado em documentos legais como a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, além das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e do Plano Nacional de Educação. Esses avanços impactam diretamente a formação de professores e as políticas públicas municipais e estaduais, que têm investido mais na Educação Infantil do que em qualquer outro período da história do país.
No artigo "As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental", Kramer tem como objetivo principal:
- A) Discutir as práticas dos professores na Educação Infantil.
- B) Discutir a Educação Infantil no contexto das políticas educacionais.
- C) Discutir a Educação Infantil com ênfase na formação de professores.
- D) Discutir as políticas curriculares municipais e estaduais de Educação Infantil.
Conforme indicado, a alternativa correta é a B), pois o foco da autora está em analisar a Educação Infantil dentro do cenário mais amplo das políticas educacionais brasileiras.