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Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 41

Segundo o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 “A construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século
XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por
diferenciações em relação à classe social das crianças. […] Predominou, ainda, por muito tempo, uma política
caracterizada pela ausência de investimento público e pela não profissionalização da área
.” (Grifo nosso)

Assinale a alternativa CORRETA: A formação de professores para atuar na Educação Infantil segundo a Lei
Federal nº 9.394/96 (LDBEN) alterada pela Lei Federal nº 12.796/13 far-se-á:

  • A)Em nível superior, em curso de licenciatura ou bacharelado, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal.
  • B)Somente em nível superior, em curso de licenciatura ou bacharelado, de graduação plena e institutos superior de educação.
  • C)Somente em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
  • D)Em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal.
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A alternativa correta é D)

O trecho destacado do Parecer CNE/CEB nº 20/2009 ressalta a histórica desvalorização e falta de investimento público na Educação Infantil, especialmente no que diz respeito à formação profissional dos educadores. Essa realidade começou a mudar com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Federal nº 9.394/96, posteriormente alterada pela Lei nº 12.796/13, que estabeleceu diretrizes mais claras para a qualificação dos professores que atuam nessa etapa educacional.

Conforme a alternativa correta (D), a formação de professores para a Educação Infantil deve ser realizada em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. No entanto, a legislação ainda admite, como formação mínima, o nível médio na modalidade normal, uma concessão transitória que visa a inclusão de profissionais já atuantes no sistema, mas que devem buscar a formação superior para se adequarem às exigências legais.

Essa flexibilidade na formação reflete um equilíbrio entre a necessidade de elevar o padrão de qualificação dos educadores e a realidade de muitos profissionais que já trabalham na área sem a formação superior completa. Apesar disso, a tendência é que, com o tempo, o nível superior se torne obrigatório para todos os professores da Educação Infantil, garantindo maior qualidade no atendimento às crianças e alinhando-se às melhores práticas educacionais.

Questão 42

Dentre os vários documentos e publicações orientadores para a área da avaliação educacional, especificamente
os que se voltam para a Educação Infantil, encontra-se o documento “Contribuições para a Política Nacional: a
avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto
”. Considerando tal documento, leia as
proposições que se seguem:

I – A avaliação na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve
enfatizar o acompanhamento, o registro e a documentação do trabalho realizado nas Instituições,
assegurando continuidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança em cada etapa,
como na transição da família para a Instituição, de grupamentos e de creche para a pré-escola, ou na
passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

II – O contexto educativo constitui-se num conjunto de aspectos que determinam o tipo de experiência
educativa (formativa) que a instituição de Educação Infantil oferece à criança e seus familiares. Dentre
esses aspectos pode-se citar: a qualidade do ambiente físico relacional e social, as experiências educativas
propostas, a organização do trabalho entre os docentes, as relações com a família, as atividades e os
relacionamentos profissionais, entre outros.

III – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, propõem que a avaliação a ser realizada no
âmbito da Educação Infantil deve ser uma avaliação formativa que revele o percurso realizado pelo aluno,
experienciado coletiva e individualmente pelas crianças e livre de aspectos relativos à promoção, retenção
ou seleção das crianças.

IV – A avaliação da criança em creches e pré-escolas é uma responsabilidade fundamental de professores no
âmbito da instituição educativa, sendo na circunscrição desse contexto que ela dispõe de significado e
valor. É sobretudo nesse contexto e em sua articulação com a família, principalmente, que professores
poderão prover cuidados e educação à criança em consonância com princípios éticos de reconhecimento e
valorização das diferenças individuais e culturais.

V – Não há um parâmetro de regularidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, ao invés disto,
há uma dependência forte em relação aos diferentes contextos dos quais participa e nos quais desfruta de
vivências culturais diversificadas. Assim, a regularidade faz mais sentido como parâmetro para a ampla
faixa de variabilidade em relação à idade própria ao período de frequência em creches e pré-escolas, do
que a irregularidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A)Somente as proposições I e II estão corretas.
  • B)Somente as proposições I e IV estão corretas.
  • C)Somente as proposições I, II e IV estão corretas
  • D)Somente as proposições II, III e V estão corretas
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A alternativa correta é C)

O documento "Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto" estabelece diretrizes fundamentais para a avaliação na Educação Infantil, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais refletem corretamente esses princípios.

A proposição I está correta, pois destaca a importância do acompanhamento, registro e documentação do processo educativo, garantindo a continuidade no desenvolvimento da criança, conforme previsto nas Diretrizes. Já a proposição II também está correta, uma vez que enfatiza o contexto educativo como um conjunto de aspectos que influenciam a experiência formativa, incluindo ambiente físico, relações sociais e interações com a família.

A proposição III, embora mencione a avaliação formativa, não está totalmente correta porque desconsidera outros elementos essenciais abordados no documento, como a articulação com a família e a contextualização da avaliação. Por outro lado, a proposição IV está correta ao afirmar que a avaliação é responsabilidade dos professores no contexto institucional, em diálogo com a família, respeitando diferenças individuais e culturais.

A proposição V apresenta uma visão equivocada ao sugerir que não há parâmetros de regularidade no desenvolvimento infantil, ignorando que as Diretrizes reconhecem padrões de variabilidade dentro de faixas etárias esperadas.

Portanto, a alternativa C) Somente as proposições I, II e IV estão corretas é a que melhor reflete as orientações do documento analisado.

Questão 43

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 dispõe que “A proposta pedagógica das instituições de Educação
Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de
conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade,
à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças
.”
Apresentam-se proposições sobre as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil que deverão
prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem a
efetivação desse objetivo:

I – Educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo separado do processo educativo.

II – A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e
sociocultural da criança.

III – O trabalho com leitura e escrita como forma de apropriação de conceitos de letramento e alfabetização.

V – O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças,
promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

V – A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes,
asiáticos, europeus e de outros países da América.

Assinale a alternativa CORRETA

  • A)Somente as proposições III e V estão corretas
  • B)Somente as proposições II, IV e V estão corretas.
  • C)Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas.
  • D)Somente as proposições II, III, IV e V estão corretas.
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A alternativa correta é B)

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 estabelece as diretrizes para as propostas pedagógicas na Educação Infantil, garantindo os direitos fundamentais das crianças ao desenvolvimento integral por meio de diferentes linguagens e interações. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com os princípios da resolução.

A proposição I está incorreta, pois a educação infantil deve compreender o cuidado como parte indissociável do processo educativo, e não como algo separado. Já a proposição II está correta, pois reforça a visão integral da criança, considerando todas as suas dimensões de forma indivisível.

A proposição III apresenta uma visão reducionista ao limitar o trabalho com leitura e escrita apenas aos conceitos de letramento e alfabetização, ignorando outras formas de expressão e linguagem previstas no artigo. Por outro lado, a proposição IV está correta ao destacar a importância do reconhecimento das especificidades etárias e das interações entre crianças de diferentes idades.

Por fim, a proposição V também está correta, pois valoriza a diversidade cultural e as contribuições históricas de diferentes povos, aspecto fundamental para uma educação infantil inclusiva e plural.

Portanto, a alternativa correta é B) Somente as proposições II, IV e V estão corretas, pois são as que melhor refletem os princípios da resolução ao considerar a integralidade da criança, suas interações sociais e a diversidade cultural.

Questão 44

Quanto aos princípios e práticas estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº
20/2009 relacione a Coluna I com a Coluna II e registre o número correspondente.


COLUNA I – PRINCÍPIOS

1 – Princípios Éticos

2 – Princípios Políticos

3 – Princípios Estéticos

COLUNA II – PRÁTICAS

( ) Ajudar a criança a tomar a perspectiva do outro criando condições para que ela aprenda a opinar e a
considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma
ideia, um conflito.

( ) Proporcionar às crianças oportunidades para ampliarem as possibilidades de aprendizado e de
compreensão de mundo e de si próprias trazidas por diferentes tradições culturais e a construir atitude de
respeito e solidariedade.

( ) Organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu
grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as
possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada.

( ) Criar contextos que permitam às crianças a expressão de sentimentos, ideias, questionamentos,
comprometidos com a busca do bem estar coletivo e individual, com a preocupação com o outro e com a
coletividade.

( ) Assegurar às crianças a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades ao participar das práticas
educativas, valorizar suas produções individuais e coletivas, e trabalhar pela conquista por elas da
autonomia para a escolha de brincadeiras e de atividades e para a realização de cuidados pessoais diários.

Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:

  • A)3 – 2 – 1 – 2 – 3
  • B)2 – 3 – 3 – 1 – 2
  • C)2 – 1 – 3 – 2 – 1
  • D)1 – 1 – 2 – 3 – 1
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A alternativa correta é C)

O exercício proposto solicita a correlação entre os princípios estabelecidos pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009 com as práticas educacionais descritas. A análise das práticas em relação aos princípios éticos, políticos e estéticos permite identificar a sequência correta, conforme a alternativa C) 2 – 1 – 3 – 2 – 1.

A primeira prática, que aborda a capacidade de considerar a perspectiva do outro e desenvolver empatia, está alinhada ao Princípio Político (2), pois trata da construção de relações sociais baseadas no respeito mútuo e na participação coletiva. Já a segunda prática, que enfatiza o respeito às tradições culturais e a solidariedade, relaciona-se ao Princípio Ético (1), já que promove valores como tolerância e diversidade.

A terceira prática, que foca em situações estimulantes e não competitivas, remete ao Princípio Estético (3), pois valoriza a experiência sensível e o bem-estar no processo educativo. A quarta prática, que incentiva a expressão de ideias com preocupação coletiva, novamente se conecta ao Princípio Político (2), reforçando a importância da cidadania e do diálogo. Por fim, a quinta prática, que assegura autonomia e valorização das produções infantis, retoma o Princípio Ético (1), ao priorizar a individualidade e o desenvolvimento pessoal dentro de um contexto coletivo.

Portanto, a sequência correta é C) 2 – 1 – 3 – 2 – 1, conforme indicado no gabarito.

Questão 45

A formação de professores na Educação Infantil é fundamental para essa etapa de ensino que visa a
aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, mas apresenta alguns entraves.

PROPOSIÇÃO 1: No tocante à questão, Raupp (2012, p.149) afirma que “A epistemologia da prática como base
da formação docente nega a função social da educação das crianças de 0 a 5 anos como área que transmita
conhecimentos e”

CONSEQUENTEMENTE

PROPOSIÇÃO 2: “Desvaloriza o trabalho das professoras. […] Dito de outra forma, […] acaba excluindo […] o
direito da criança à apropriação de conhecimentos e o dever do professor de ensinar”.

De acordo com a autora, assinale a alternativa CORRETA:

  • A)A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
  • B)A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.
  • C)As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
  • D)As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação da primeira
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A alternativa correta é D)

A formação de professores na Educação Infantil é um tema de extrema relevância, pois está diretamente relacionada ao desenvolvimento integral das crianças e à qualidade do ensino oferecido nessa etapa. No entanto, como apontado no texto, existem desafios significativos nesse processo, especialmente no que diz respeito à valorização do trabalho docente e ao papel do conhecimento na educação infantil.

O trecho citado de Raupp (2012) apresenta duas proposições interligadas que merecem atenção. A primeira proposição critica a epistemologia da prática quando esta nega a função social da educação infantil como transmissora de conhecimentos. Já a segunda proposição, introduzida pelo termo "CONSEQUENTEMENTE", demonstra como essa negação leva à desvalorização do trabalho das professoras e à exclusão do direito das crianças ao conhecimento.

Analisando as alternativas, fica claro que a opção D) é a correta, pois:

  • As duas proposições são verdadeiras
  • Existe uma relação de causalidade entre elas
  • A segunda proposição complementa e desenvolve a primeira

Essa análise revela como a desvalorização da transmissão de conhecimentos na educação infantil tem consequências práticas importantes, afetando tanto os profissionais quanto as crianças. A formação docente precisa, portanto, considerar tanto a prática pedagógica quanto a importância do conhecimento científico nessa etapa educacional.

Questão 46

Observe os dados divulgados no Censo Escolar de 2016 pelo INEP/MEC:

Docentes que atuam na creche – Em relação à escolaridade, 61% possuem escolaridade superior com
licenciatura e 20% têm curso normal/magistério. Foram identificados ainda 6,2% com nível médio completo e
0,5% com nível fundamental completo.

Docentes que atuam na pré-escola – Em relação à escolaridade, 62,6% possuem escolaridade superior com
licenciatura e 18,5% têm curso normal/magistério. Foram identificados ainda 5,7% com nível médio completo e
0,3% com nível fundamental completo.

INEP/MEC – Notas estatísticas – Censo escolar 2016. Disponível em: <
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_

censo_escolar_da_educacao_
basica_2016.pdf> Acesso em: 31/1/2018


Com base nos dados acima e de acordo com a Lei nº 12.796 que altera a Lei no
9.394, de 20 de dezembro de
1996 (LDBEN), analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) A formação em nível médio dá condições para os professores atuarem na creche e na pré-escola.

( ) Somente cerca de aproximadamente 2/3 dos professores de creche e de pré-escola estão em condição
legal de atuar nas escolas.

( ) A lei prevê que os professores com nível médio na modalidade normal atuem somente na educação infantil.

( ) Ainda existem professores que atuam sem a condição mínima de escolaridade exigida na legislação.

( ) )Somente os professores com curso de graduação estão aptos para atuar na educação infantil e nos 5
(cinco) primeiros anos do ensino fundamental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A)V – V – F – V – V
  • B)F – V – V – F – V
  • C)F – F – F – V – F
  • D)V – F – F – F – F
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A alternativa correta é C)

Com base nos dados do Censo Escolar de 2016 e na Lei nº 12.796, que altera a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), podemos analisar as afirmativas apresentadas:

1. "A formação em nível médio dá condições para os professores atuarem na creche e na pré-escola." – Esta afirmação é falsa (F). A legislação exige formação superior em licenciatura ou curso normal/magistério para atuação na educação infantil. O nível médio comum não é suficiente.

2. "Somente cerca de aproximadamente 2/3 dos professores de creche e de pré-escola estão em condição legal de atuar nas escolas." – Esta afirmação também é falsa (F). Os dados mostram que mais de 80% dos docentes possuem formação adequada (superior com licenciatura ou magistério), ultrapassando os 2/3 mencionados.

3. "A lei prevê que os professores com nível médio na modalidade normal atuem somente na educação infantil." – Esta afirmação é falsa (F). O curso normal/magistério permite atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, conforme a LDBEN.

4. "Ainda existem professores que atuam sem a condição mínima de escolaridade exigida na legislação." – Esta afirmação é verdadeira (V). Os dados revelam que uma pequena parcela dos docentes possui apenas nível médio completo ou fundamental, o que não atende às exigências legais.

5. "Somente os professores com curso de graduação estão aptos para atuar na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental." – Esta afirmação é falsa (F). A lei permite que professores com magistério (nível médio) atuem nessas etapas, desde que tenham formação específica.

Portanto, a sequência correta é C) F – F – F – V – F.

Questão 47

Discorrendo sobre a temática do processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil,
Raupp (2012, p.144) pontua que “A composição do contexto histórico possibilitou localizar uma ‘nova e velha’
carreira de professoras de crianças dessa faixa etária. ‘Velha’ carreira, porque são professoras desde que o
jardim de infância/classes pré-primárias passou a existir no Brasil. ‘Nova’ carreira com o reconhecimento das
profissionais da educação de crianças de 0 a 5 anos na sua condição de professoras na Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDBEN) de 1996
.[..]”. A partir da promulgação dessa lei, a necessidade de formação do
professor é legalmente constituída, mas segundo Raupp, apresenta várias tensões e tendências. Marque a
alternativa que aponta algumas razões citadas pela autora, que podem vir a comprometer esse processo:

  • A)Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da prática; teoria do capital humano ressignificada como fundamentação dessas diretrizes; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das últimas; aligeiramento da formação inicial.
  • B)Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da teoria; teoria do desenvolvimento humano ressignificada como fundamentação dessas diretrizes; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das primeiras; baixa carga horária na formação inicial.
  • C)Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da teoria; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das primeiras; dificuldade em fazer uma auto-avaliação, o que impossibilita a mudança da estratégia pedagógica, falta de formação em pós-graduação
  • D)Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da prática; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das últimas; desconhecimento dos objetivos dessa etapa de ensino dificultando a elaboração das atividades; falta de formação em pós-graduação.
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A alternativa correta é A)

O processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil, conforme analisado por Raupp (2012), apresenta uma dualidade histórica: ao mesmo tempo em que se configura como uma carreira "velha" – por existir desde os primórdios da educação pré-escolar no Brasil –, também se revela "nova" devido ao reconhecimento legal dessas profissionais pela LDBEN de 1996. Essa conquista jurídica, contudo, não eliminou as tensões inerentes ao processo formativo dessas educadoras.

Conforme a alternativa correta (A), destacam-se fatores críticos que comprometem a consolidação dessa formação:

  • A influência de organismos multilaterais nas diretrizes formativas, privilegiando uma epistemologia da prática em detrimento de bases teóricas mais sólidas;
  • A ressignificação da teoria do capital humano como fundamentação pedagógica, subordinando a formação a lógicas produtivistas;
  • A crescente hibridização entre público e privado na oferta formativa, com predominância de interesses mercadológicos;
  • O aligeiramento da formação inicial, comprometendo a construção de repertórios profissionais consistentes.

Esses elementos, conforme a análise da autora, refletem contradições profundas no campo da formação docente para a primeira infância, onde avanços legais convivem com modelos formativos frágeis e instrumentalizados.

Questão 48

artigo 31 da Lei Federal nº 9.394/96 alterado pela Lei Federal nº 12.796/13 dispõe que a Educação Infantil
será organizada de acordo com as seguintes regras comuns, EXCETO:

  • A)Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
  • B)Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
  • C)Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas
  • D)Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
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A alternativa correta é C)

O artigo 31 da Lei Federal nº 9.394/96, alterado pela Lei Federal nº 12.796/13, estabelece as diretrizes para a organização da Educação Infantil no Brasil. Entre as regras comuns apresentadas, há uma exceção, conforme destacado no enunciado. Analisando as alternativas, podemos compreender melhor a aplicação da lei:

A alternativa A) está correta, pois a expedição de documentação que ateste os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança é um direito garantido pela legislação, permitindo o acompanhamento pedagógico.

A alternativa B) também está de acordo com a lei, que prevê uma carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de trabalho educacional, assegurando o tempo necessário para o desenvolvimento infantil.

A alternativa C), que é a exceção correta conforme o gabarito, está incorreta porque a legislação não exige um percentual mínimo de frequência de 75% para a Educação Infantil. Essa exigência é aplicável apenas a outras etapas da educação básica, como o Ensino Fundamental e Médio.

Por fim, a alternativa D) está em conformidade com a lei, já que a avaliação na Educação Infantil deve ocorrer por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem caráter promocional ou seletivo, respeitando a natureza lúdica e formativa dessa etapa.

Portanto, a resposta correta é a alternativa C), pois a exigência de frequência mínima de 75% não se aplica à Educação Infantil, conforme estabelecido pela legislação vigente.

Questão 49

As orientações metodológicas dos PCN a respeito do processo de
avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
recomendam que

  • A)sejam produzidos testes psicométricos pelos profissionais da escola para medir a aprendizagem dos estudantes.
  • B)as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e os motivos do fracasso escolar deles sejam comunicados à família ao final do ano para não interferir no desempenho das avaliações bimestrais.
  • C)o trabalho pedagógico em sala de aula seja reorganizado para que a avaliação se torne útil ao professor e ao estudante.
  • D)sejam excluídas as práticas avaliativas relacionadas aos conteúdos considerados difíceis pelo professor.
  • E)provas bimestrais sejam valorizadas para que o estudante tenha tempo de memorizar os conteúdos abordados em sala de aula.
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A alternativa correta é C)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem diretrizes fundamentais para o processo de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de promover uma educação mais eficaz e inclusiva. Entre as recomendações apresentadas, destaca-se a necessidade de reorganizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo que a avaliação se torne uma ferramenta útil tanto para o professor quanto para o estudante. Essa abordagem, correspondente à alternativa C), reflete uma visão mais dinâmica e formativa da avaliação, em contraste com modelos tradicionais baseados apenas em mensurações pontuais ou punitivas.

A opção correta, C), enfatiza a importância de utilizar a avaliação como um instrumento de reflexão e ajuste contínuo do processo de ensino-aprendizagem. Diferentemente das outras alternativas, que propõem desde testes psicométricos (A) até a exclusão de conteúdos considerados difíceis (D), a recomendação dos PCN visa integrar a avaliação ao cotidiano escolar de maneira construtiva. Essa perspectiva permite identificar dificuldades em tempo hábil, adaptar estratégias pedagógicas e garantir que os estudantes tenham oportunidades reais de superar desafios, sem depender exclusivamente de memorização (E) ou de comunicações tardias às famílias (B).

Portanto, a alternativa C) é a que melhor alinha as práticas avaliativas aos princípios dos PCN, priorizando uma educação que valoriza o desenvolvimento integral do aluno e a qualidade do ensino. Ao reorientar o trabalho pedagógico com base em avaliações formativas, a escola cumpre seu papel de formar cidadãos críticos e capazes de aprender ao longo da vida.

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Questão 50

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

  • A)propõem a eliminação da cultura de reprovação nas escolas que assumirem a perspectiva de ciclos.
  • B)orientam a implantação de ciclos em todas as escolas brasileiras desde o final dos anos 90 do século passado.
  • C)dispõem que sejam destinados mais recursos financeiros às escolas que adotarem a perspectiva de ciclos.
  • D)exigem das escolas que aderirem à organização curricular em ciclos mudanças em seus procedimentos metodológicos.
  • E)fixam a proposta de avaliação de aprendizagem das escolas que adotarem a proposta de ciclos.
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A alternativa correta é B)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um conjunto de diretrizes que visam orientar a educação básica no Brasil, especialmente no que diz respeito à organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre as diversas propostas apresentadas pelos PCN, uma das mais significativas é a implantação de ciclos como forma de estruturação pedagógica. Essa abordagem busca romper com o modelo tradicional de seriação, que muitas vezes resulta em altos índices de reprovação e evasão escolar.

No contexto das alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois os PCN de fato orientam a implantação de ciclos em todas as escolas brasileiras desde o final dos anos 90 do século passado. Essa proposta foi pensada como uma forma de promover a progressão continuada dos alunos, reduzindo as barreiras que levam à repetência e garantindo um fluxo mais adequado ao processo de aprendizagem.

Embora os PCN não determinem a eliminação da cultura de reprovação (alternativa A)) de forma impositiva, eles incentivam uma mudança de mentalidade nas escolas que adotam os ciclos. Da mesma forma, não há disposição específica sobre destinação de recursos financeiros (alternativa C)) ou exigências rígidas de mudanças metodológicas (alternativa D)) para as escolas que optarem por essa organização curricular. Quanto à alternativa E), os PCN não fixam um modelo único de avaliação, mas sugerem que a avaliação seja contínua e formativa, adaptada à proposta de ciclos.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete as orientações dos PCN no que se refere à organização curricular em ciclos, destacando seu caráter normativo e sua influência nas políticas educacionais brasileiras desde a década de 1990.

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