Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 61
afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para
com a educação.
classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em
espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e
destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual
reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados.
ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais
figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a
primeira etapa da educação básica.
das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do
município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças.
- A)F – V – V – F
- B)V – F – V – F
- C)V – V – F – F
- D)V – F – V – V
- E)F – V – F – V
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda questões fundamentais sobre a educação infantil no Brasil, destacando aspectos históricos e legais que moldaram sua trajetória. A análise das afirmativas permite compreender como a legislação e as políticas públicas têm influenciado a concepção e a organização desse nível educacional.
A primeira afirmativa é verdadeira (V), pois a Constituição de 1988 realmente estabeleceu a educação infantil como um direito social e dever do Estado, marcando um avanço significativo na garantia desse direito para todas as crianças. Já a segunda afirmativa é falsa (F), uma vez que, apesar de historicamente ter havido essa diferenciação de classes, a legislação atual busca superar essa fragmentação, integrando cuidar e educar como dimensões indissociáveis na educação infantil.
A terceira afirmativa é verdadeira (V), dado que a LDB (Lei nº 9.394/96) efetivamente integrou creches e pré-escolas como parte da educação básica, promovendo uma visão mais unificada e qualificada dessa etapa. Por fim, a quarta afirmativa é falsa (F), pois, embora a LDB atribua aos municípios a responsabilidade pela educação infantil, ela não estimula a heteronomia nem garante uma educação igual para todas as crianças, já que há variações na qualidade e na oferta entre diferentes regiões.
Portanto, a sequência correta é V – F – V – F, correspondente à alternativa B).
Questão 62
educação infantil devem criar para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a
avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo assim aspectos vitais para a avaliação
plena.
desenhos, álbuns etc.).
aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de
educação infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição
pré-escola/ensino fundamental).
junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação
infantil.
- A)Somente os itens I e II estão corretos.
- B)Somente os itens II e III estão corretos.
- C)Somente os itens I, II e V estão corretos.
- D)Todos os itens estão corretos.
- E)Somente os itens I, III e IV estão corretos.
A alternativa correta é D)
A análise dos procedimentos que as instituições de educação infantil devem adotar para acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças revela que todos os itens apresentados são essenciais para uma avaliação plena e abrangente. Cada um deles contribui de maneira significativa para garantir a qualidade do processo educativo e o acompanhamento adequado do desenvolvimento infantil.
O item I destaca a importância da observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. Essa prática permite aos educadores identificar avanços, dificuldades e particularidades de cada criança, fundamentando intervenções pedagógicas mais assertivas.
O item II reforça a necessidade de utilizar múltiplos registros, como relatórios, fotografias, desenhos e álbuns, produzidos tanto por adultos quanto pelas próprias crianças. Essa diversidade de registros enriquece a documentação pedagógica, oferecendo uma visão mais completa do desenvolvimento infantil.
O item III aborda a continuidade dos processos de aprendizagem durante os momentos de transição vividos pela criança, como a adaptação à instituição ou a passagem para etapas educacionais subsequentes. A criação de estratégias adequadas a essas transições é vital para garantir a estabilidade emocional e pedagógica da criança.
O item IV ressalta a produção de documentação específica para que as famílias possam acompanhar o trabalho da instituição e o desenvolvimento de seus filhos. Essa prática fortalece a parceria entre escola e família, essencial para o sucesso do processo educativo.
Por fim, o item V afirma a não retenção das crianças na educação infantil, assegurando que o foco seja o desenvolvimento integral, sem reprovações que possam prejudicar sua autoestima e trajetória educacional.
Portanto, a alternativa correta é D) Todos os itens estão corretos, pois cada um deles representa um aspecto fundamental para o acompanhamento e avaliação do desenvolvimento infantil na educação infantil.
Questão 63
conhecimento pelas crianças, como seres humanos concretos e reais, pertencentes a diferentes
contextos sociais e culturais também constitutivos de suas infâncias. Essa complexidade
representa, para a pedagogia, a necessidade de percepção do sujeito-criança, orientando a ação
pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo, sobretudo,
a criança como um:
- A)sujeito emocional.
- B)sujeito de direito.
- C)sujeito de comunicação .
- D)sujeito da alteridade.
- E)sujeito da contradição.
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda a concepção de uma pedagogia da infância, destacando a importância de compreender a criança como um ser inserido em contextos sociais e culturais diversos. Nessa perspectiva, a pedagogia deve reconhecer a criança não apenas como um indivíduo em desenvolvimento, mas como um sujeito ativo, dotado de direitos e singularidades.
A alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra B) sujeito de direito. Essa escolha se justifica pelo fato de que a pedagogia contemporânea, alinhada com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, reconhece a criança como um sujeito pleno de direitos, capaz de participar ativamente de sua formação e do mundo que a cerca. A noção de "sujeito de direito" engloba a ideia de que a criança deve ser respeitada em sua dignidade, autonomia e particularidades, sendo protagonista de sua própria história.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes sobre a criança, não capturam a essência do texto. A alternativa A) "sujeito emocional" reduz a criança a uma dimensão psicológica, enquanto C) "sujeito de comunicação" e D) "sujeito da alteridade" focam em aspectos específicos, mas não no reconhecimento integral da criança como detentora de direitos. Já a alternativa E) "sujeito da contradição" não reflete o cerne da discussão proposta.
Portanto, a resposta correta é a letra B), pois sintetiza a visão da criança como um sujeito social, histórico e, acima de tudo, titular de direitos fundamentais.
Questão 64
educacional que respeite a diversidade cultural e promova o enriquecimento permanente do
universo de conhecimentos, criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar
livre, aprendam a conhecer o mundo em que vivemos, compreendam as repercussões das ações
humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à
biodiversidade. Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a educação infantil, é
imprescindível levar em conta que as crianças, desde que nascem, são:
- A)Somente os itens I, II e IV estão corretos.
- B)Somente os itens II, III e V estão corretos.
- C)Somente os itens I e V estão corretos.
- D)Todos os itens estão corretos.
- E)Somente os itens III e IV estão corretos.
A alternativa correta é D)
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil estabelecem uma visão integral da criança, reconhecendo-a como um ser complexo e multifacetado desde o nascimento. A perspectiva educacional proposta valoriza não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também a formação cidadã, a singularidade de cada indivíduo e sua relação com o meio ambiente e a cultura.
Analisando cada item:
I. Cidadãos de direitos - Correto, pois a legislação brasileira, especialmente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), reconhece as crianças como sujeitos de direitos desde o nascimento.
II. Indivíduos únicos, singulares - Correto, pois a educação infantil deve respeitar as particularidades de cada criança em seu processo de desenvolvimento.
III. Seres sociais e históricos - Correto, as crianças se desenvolvem em contextos sociais específicos e são influenciadas por processos históricos.
IV. Seres competentes, produtores de cultura - Correto, as crianças não são meras receptoras passivas, mas ativas na construção de conhecimento e cultura.
V. Indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral - Correto, pois a proposta educacional inclui a conexão com o meio ambiente e a compreensão da interdependência ecológica.
Portanto, a alternativa correta é D) Todos os itens estão corretos, pois cada um dos itens apresentados reflete aspectos fundamentais da concepção de criança presente nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.
Questão 65
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil partem do princípio de que as
crianças se encontram em uma fase de vida na qual dependem intensamente do adulto para sua
sobrevivência. Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas, o que implica, por parte do adulto:
- A)Somente os itens I, II e IV estão corretos.
- B)Somente os itens I e II estão corretos.
- C)Somente os itens III e IV estão corretos.
- D)Todos os itens estão corretos.
- E)Somente os itens I, II e III estão corretos.
A alternativa correta é E)
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil destacam a importância do cuidado e da educação das crianças, que dependem profundamente dos adultos para seu desenvolvimento e sobrevivência. Diante disso, analisemos cada item proposto para identificar quais completam corretamente o texto:
I. Auxílio nas atividades que não puderem realizar sozinhas. Este item está correto, pois as crianças, em sua fase inicial de vida, necessitam de suporte para realizar tarefas que ainda não dominam, o que faz parte do processo educativo e de cuidado.
II. Atendimento de suas necessidades básicas físicas e psicológicas. Também está correto, já que a Educação Infantil deve garantir não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional e psicológico da criança, fundamentais para seu crescimento saudável.
III. Atenção especial em momentos peculiares de sua vida. Este item está igualmente correto, pois crianças passam por fases específicas e transições que exigem um olhar atento e adaptações por parte dos educadores e cuidadores.
IV. Atenção em relação às suas particularidades e desejos pessoais. Embora importante, este item não está explícito no texto base como uma obrigação direta do adulto dentro dos Parâmetros mencionados, sendo mais relacionado a abordagens pedagógicas individuais.
Portanto, os itens que completam corretamente o texto são I, II e III, correspondendo à alternativa E).
Questão 66
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem
como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus
aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando
a ação da família e da comunidade.
A respeito das regras comuns de organização desta etapa de
ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Avaliação mediante acompanhamento e registro do
desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção
ao ensino fundamental.
( ) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas
diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada
integral.
( ) Expedição de documentação que permita atestar os
processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
As afirmativas são, respectivamente,
- A)V, F e V.
- B)F, V e V.
- C)F, V e F.
- D)V, F e F.
- E)F, F e V.
A alternativa correta é B)
A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Sua organização segue diretrizes específicas para garantir um ambiente adequado ao crescimento e aprendizagem dos pequenos.
Analisando as afirmativas sobre as regras comuns dessa etapa, temos:
1. A primeira afirmação, que sugere avaliação com objetivo de promoção ao ensino fundamental, é Falsa (F). A avaliação na Educação Infantil deve ser qualitativa, focada no acompanhamento do desenvolvimento, sem caráter de promoção ou retenção.
2. A segunda afirmação, sobre carga horária mínima, é Verdadeira (V). De acordo com as diretrizes, o atendimento deve ser de no mínimo 4 horas diárias para turno parcial e 7 horas para jornada integral.
3. A terceira afirmação, referente à documentação dos processos de desenvolvimento, é Verdadeira (V). É importante registrar e documentar a evolução da criança, sem caráter classificatório, mas como forma de acompanhar seu progresso.
Portanto, a sequência correta é F, V e V, correspondente à alternativa B).
Questão 67
Assinale a alternativa incorreta. O processo de avaliação na Educação Infantil, não tem como
objetivo a promoção ou a classificação dos alunos. Na Educação Infantil o acompanhamento do
desenvolvimento da criança, deve garantir:
- A)Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
- B)Utilização de múltiplos registros dos trabalhos realizados pelas crianças como, relatórios e fotografias dentre outros.
- C)A não retenção das crianças na Educação Infantil.
- D)Apenas o trabalho com materiais lúdicos, excluindo os desenhos e a leitura.
A alternativa correta é D)
Assinale a alternativa incorreta. O processo de avaliação na Educação Infantil, não tem como objetivo a promoção ou a classificação dos alunos. Na Educação Infantil o acompanhamento do desenvolvimento da criança, deve garantir:
- A) Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
- B) Utilização de múltiplos registros dos trabalhos realizados pelas crianças como, relatórios e fotografias dentre outros.
- C) A não retenção das crianças na Educação Infantil.
- D) Apenas o trabalho com materiais lúdicos, excluindo os desenhos e a leitura.
O gabarito correto é D).
Questão 68
do ser humano e, como primeira etapa da educação básica,
tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Para atendimento dessa finalidade, é necessário que o
desenvolvimento seja
- A)priorizado no cuidado, atendendo às necessidades físicas da criança.
- B)provocado pela ação de educar, garantindo o aprendizado dos conteúdos escolares.
- C)produzido pelo ensino igualitário a todas as crianças, sem considerar a faixa etária.
- D)mediado pelo cuidar e educar, favorecendo o desenvolvimento global da criança.
A alternativa correta é D)
A educação infantil é uma fase crucial no desenvolvimento humano, marcando o início da trajetória educacional. Como primeira etapa da educação básica, seu objetivo principal é promover o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Para alcançar esse propósito, é essencial compreender que o processo educativo na primeira infância não se limita a apenas um dos elementos citados nas alternativas, mas sim à integração harmoniosa entre eles.
Analisando as opções apresentadas, percebe-se que a alternativa D) é a que melhor sintetiza a abordagem adequada para a educação infantil. Isso porque ela reconhece a necessidade de equilibrar o cuidar e o educar, dois pilares indissociáveis nessa fase. O cuidado atende às necessidades básicas e afetivas da criança, criando um ambiente seguro e acolhedor, enquanto a educação estimula suas potencialidades, curiosidade e aprendizagem.
As demais alternativas apresentam visões reducionistas: a alternativa A) prioriza apenas o aspecto físico, negligenciando outras dimensões do desenvolvimento; a B) reduz a educação infantil a uma mera transmissão de conteúdos, ignorando sua natureza lúdica e integral; já a C) desconsidera as particularidades de cada faixa etária, essenciais para um planejamento pedagógico eficaz.
Portanto, a resposta correta é de fato a D), pois reflete a compreensão contemporânea da educação infantil como um processo que deve articular cuidadosamente o cuidar e o educar, garantindo assim o desenvolvimento global da criança em todos os seus aspectos.
Questão 69
- A)em um estado de autonomia moral a criança julga mais culpado quem quebra dez copos sem querer do que quem quebra um copo intencionalmente.
- B)no estágio heterônomo a criança interpreta as regras ao pé da letra sem considerar o seu espírito, a sua finalidade.
- C)a criança, quando ouvida a respeito pelos mais velhos, defende o valor absoluto das regras morais e rotineiramente se comporta de forma coerente.
- D)uma característica marcante da heteronomia é o fato de a criança conceber a si própria como pessoa legítima para criar e propor novas regras.
- E)a autonomia moral é o estágio final do desenvolvimento moral, independentemente dos contextos sociais e afetivos em que o indivíduo está inserido.
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento moral da criança é um processo complexo que envolve tanto aspectos afetivos quanto cognitivos, sendo moldado pelas interações sociais. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries), esse desenvolvimento pode ser compreendido a partir de estágios distintos, como a heteronomia e a autonomia moral.
No estágio heterônomo, a criança tende a seguir regras de forma rígida, interpretando-as literalmente, sem considerar a intenção ou o contexto por trás delas. Essa característica é corretamente apontada na alternativa B), que afirma: "no estágio heterônomo a criança interpreta as regras ao pé da letra sem considerar o seu espírito, a sua finalidade". Essa visão está alinhada com a teoria de Piaget, que descreve a moral heterônoma como uma fase em que a criança vê as regras como imutáveis e impostas por autoridades externas.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o desenvolvimento moral. A alternativa A) inverte a lógica da autonomia moral, enquanto a C) atribui à criança uma postura de defesa absoluta das regras, o que não condiz com o estágio heterônomo. Já a alternativa D) confunde heteronomia com autonomia, uma vez que a criança heterônoma não se vê como criadora de regras. Por fim, a alternativa E) ignora a influência dos contextos sociais e afetivos no desenvolvimento moral, tratando a autonomia como um estágio fixo e universal.
Portanto, a resposta correta é B), pois reflete com precisão uma das características fundamentais do estágio heterônomo no desenvolvimento moral infantil.
Questão 70
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem:
I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.
IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.
V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
A alternativa correta é C)
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) estabelecem diretrizes fundamentais para a organização do trabalho pedagógico na primeira etapa da educação básica. Esses parâmetros visam garantir o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
Analisando as afirmativas apresentadas:
I. Correta - O atendimento às necessidades básicas de saúde, nutrição, higiene e movimento é essencial para o desenvolvimento infantil.
II. Correta - A proteção e atenção especial durante períodos de adaptação e transição são fundamentais para o bem-estar emocional das crianças.
III. Correta - O papel mediador do professor é crucial para apoiar as crianças em atividades que ainda não dominam completamente.
IV. Incorreta - Embora importante, a interação com os mesmos companheiros não deve ser uma imposição, mas sim uma possibilidade natural no contexto educativo.
V. Incorreta - As atividades devem ir além do simples prazer imediato, promovendo também aprendizagens significativas.
Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas, pois refletem adequadamente os princípios dos Parâmetros Nacionais para a Educação Infantil.