Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 71
De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), para sistematização de suas propostas pedagógicas, as instituições de Educação Infantil devem:
I. promover práticas de cuidado e educação na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
II. promover, desde a mais tenra idade, o acesso aos conhecimentos vinculados a diversas áreas do conhecimento, sobretudo no que se refere à leitura e à escrita.
III. organizar intencionalmente as atividades das crianças ora estruturadas, ora espontâneas e livres.
IV. promover a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de conteúdos básicos necessários à constituição de conhecimentos e valores.
V. explicitar o reconhecimento da importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais e da identidade de cada unidade educacional nos vários contextos em que se situam.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
A alternativa correta é A)
De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), as instituições de Educação Infantil devem seguir diretrizes específicas para a sistematização de suas propostas pedagógicas. Essas diretrizes incluem:
I. Promover práticas de cuidado e educação que integrem os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, reconhecendo-a como um ser completo e indivisível.
II. Garantir, desde a primeira infância, o acesso a conhecimentos de diversas áreas, com ênfase na leitura e escrita.
III. Organizar atividades intencionalmente, equilibrando momentos estruturados com outros de livre espontaneidade.
IV. Fomentar a interação entre diferentes áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo para a formação de valores e saberes essenciais.
V. Reconhecer explicitamente a importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, educadores e da própria unidade educacional em seus contextos sociais.
Analisando as alternativas, verifica-se que apenas a opção A está correta, pois contempla as afirmativas I, III, IV e V. A afirmativa II, embora relevante, não está incluída entre os critérios essenciais estabelecidos pelo documento para a sistematização pedagógica.
Questão 72
Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira.
II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros.
III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares.
IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos.
V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
- C)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
A alternativa correta é A)
O Ministério da Educação (MEC) desempenha um papel fundamental na definição de políticas e diretrizes para a educação no Brasil, especialmente no que diz respeito à Educação Infantil. Documentos como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009) são essenciais para estabelecer padrões e orientar práticas pedagógicas. A análise das afirmativas apresentadas revela que:
A afirmativa I está correta, pois os parâmetros servem como referências ou pontos de partida para a qualidade na educação infantil, podendo também representar metas a serem alcançadas. Já a afirmativa II também está correta, uma vez que os indicadores permitem quantificar e avaliar a aplicabilidade desses parâmetros, funcionando como ferramentas de mensuração.
A afirmativa III, no entanto, está incorreta. Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil não são diretamente articulados com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nem são elaborados pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Essa descrição se aplica mais aos parâmetros do que aos indicadores.
A afirmativa IV está correta, pois os parâmetros são, de fato, mais amplos e genéricos, enquanto os indicadores são específicos e mensuráveis, permitindo uma avaliação mais precisa. Por fim, a afirmativa V também está correta, já que a formação específica dos professores é um parâmetro fundamental para garantir a qualidade na Educação Infantil.
Portanto, a alternativa A) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas é a resposta correta, conforme o gabarito indicado.
Questão 73
O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo.
I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.
II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças.
III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola.
IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.
V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
A alternativa correta é A)
O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) destaca a importância da cooperação entre instituições de ensino, famílias e a rede de proteção social como uma das sete dimensões essenciais para garantir a qualidade na educação infantil. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com os princípios do documento.
A afirmativa I está correta, pois reforça o papel da instituição de Educação Infantil como um espaço de socialização e aprendizagem, onde a participação das famílias enriquece a vivência das crianças. A afirmativa II também está correta, ao ressaltar que a garantia dos direitos das crianças é uma responsabilidade compartilhada, envolvendo não apenas a escola e a família, mas também a Rede de Proteção Social.
A afirmativa III está incorreta, pois o plano de ação deve ser construído de forma coletiva, com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, e não apenas pelos dirigentes da escola. Já a afirmativa IV está correta, pois incentiva a criatividade para envolver as famílias na avaliação dos indicadores, promovendo maior engajamento. Por fim, a afirmativa V está correta, ao destacar a necessidade de acessibilidade e inclusão, buscando recursos especializados quando necessário.
Portanto, a alternativa A) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas é a resposta correta, conforme indicado no gabarito.
Questão 74
A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como:
1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação.
2. É parte da primeira etapa da Educação Básica.
3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade.
4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.
5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A)É correta apenas a afirmativa 4.
- B)É correta apenas a afirmativa 5
- C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
- E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A alternativa correta é D)
A educação da criança pequena passou por uma significativa transformação em sua concepção ao longo dos anos. Antes vista como um aspecto secundário, hoje é reconhecida como parte essencial do sistema público de educação e da primeira etapa da Educação Básica. Essa mudança de perspectiva foi impulsionada por estudos e pesquisas que destacaram a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento integral do indivíduo.
Atualmente, a educação infantil é compreendida como um direito da criança e um elemento fundamental para a construção da cidadania e da qualidade educacional. Nesse contexto, as interações e as brincadeiras assumem papel central, sendo consideradas eixos estruturantes para uma educação de qualidade na primeira infância.
Embora o Estado tenha a obrigação de oferecer educação infantil, essa oferta não é opcional, mas sim um dever constitucional. A família, por sua vez, compartilha a responsabilidade pela educação das crianças pequenas. No entanto, a afirmativa 5 está incorreta ao sugerir que a educação infantil é uma "opção do Estado", quando na verdade é uma obrigação legal.
Portanto, as afirmativas corretas são: a educação infantil integra o sistema público de educação (1); constitui a primeira etapa da Educação Básica (2); é concebida como questão de direito, cidadania e qualidade (3); e tem nas interações e brincadeiras seus eixos fundamentais (4). A alternativa que contempla todas essas afirmações verdadeiras é a D.
Questão 75
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:
“A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um (…)”
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Pedagogia da Infância.
- A)vir a ser.
- B)sujeito de direitos (à provisão, à proteção e à participação social, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).
- C)adulto em miniatura, tendo todas as habilidades já prontas, faltando apenas o seu desabrochar, independentemente de classe social, sexo ou cultura.
- D)ser que ainda não é adulto. A infância neste caso é a incubação para que ela se torne alguém.
- E)ser a-histórico, que depende do adulto para construir cultura.
A alternativa correta é B)
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:
“A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um (…)”
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Pedagogia da Infância.
- A) vir a ser.
- B) sujeito de direitos (à provisão, à proteção e à participação social, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).
- C) adulto em miniatura, tendo todas as habilidades já prontas, faltando apenas o seu desabrochar, independentemente de classe social, sexo ou cultura.
- D) ser que ainda não é adulto. A infância neste caso é a incubação para que ela se torne alguém.
- E) ser a-histórico, que depende do adulto para construir cultura.
O gabarito correto é B).
Questão 76
A psicologia, a antropologia, a sociologia, entre outras áreas de conhecimento, oferecem importantes contribuições para que se compreenda o universo infantil e algumas características comuns às crianças. Certamente, essas contribuições ajudarão os profissionais nas suas práticas educacionais com crianças, mas o principal desafio da Educação Infantil é
- A)identificar os traços comuns e permanentes em cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.
- B)reconhecer que os determinantes do desenvolvimento da criança na escola decorrem da sua origem social.
- C)compreender a criança como uma construção histórica, determinada pelas suas relações afetivas.
- D)conhecer a história de vida da criança fora da escola, para subsidiar a organização de um ensino a partir de suas carências cognitivas.
- E)conhecer as crianças em suas individualidades e diferenças para compreender o jeito particular de serem e estarem no mundo.
A alternativa correta é E)
A psicologia, a antropologia e a sociologia são ciências fundamentais para entender o desenvolvimento infantil, oferecendo bases teóricas que auxiliam os profissionais da Educação Infantil em suas práticas pedagógicas. No entanto, o maior desafio dessa área não está apenas em identificar padrões universais ou fatores determinantes, mas sim em reconhecer a singularidade de cada criança.
Embora as opções apresentadas tragam aspectos relevantes, a alternativa correta (E) destaca a importância de conhecer as crianças em suas individualidades e diferenças. Isso porque a infância não é um fenômeno homogêneo – cada criança possui seu próprio jeito de ser, aprender e interagir com o mundo. Uma abordagem educacional que valoriza as particularidades permite práticas mais inclusivas e significativas.
As outras alternativas, apesar de conterem elementos válidos, apresentam limitações: a opção A reduz a criança a traços fixos de desenvolvimento; a B supervaloriza o determinismo social; a C enfatiza excessivamente as relações afetivas; e a D foca apenas nas carências cognitivas. A verdadeira essência da Educação Infantil está em acolher a diversidade e construir um ensino que respeite as múltiplas formas de ser criança.
Questão 77
Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:
( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;
( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;
( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.
Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
- A)V, V, V.
- B)V, F, F.
- C)F,V, V.
- D)V, F,V.
- E)F, V, F.
A alternativa correta é D)
Segundo a perspectiva de Humberto Maturana em sua obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente escolar depende fundamentalmente da forma como as crianças são percebidas e valorizadas. O autor alerta para os riscos de rotular os alunos, pois isso pode levar à não aceitação de si mesmas e, consequentemente, à dificuldade de aceitar o outro. Diante disso, as afirmativas apresentadas devem ser analisadas à luz desse pensamento.
A primeira afirmação, que propõe "criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas", está em plena sintonia com a visão de Maturana. Um ambiente acolhedor e respeitoso é essencial para que a criança se aceite e, assim, possa estabelecer relações positivas com os demais. Portanto, essa afirmação é verdadeira (V).
Já a segunda afirmação, que sugere "convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem", vai na contramão do pensamento do autor. Maturana enfatiza a importância da cooperação e do respeito mútuo, e não da competição, que pode gerar comparações e desvalorização. Logo, essa afirmação é falsa (F).
A terceira afirmação, que defende "não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber", reflete exatamente a proposta de Maturana. Valorizar o conhecimento e as potencialidades de cada criança, em vez de focar em suas limitações, é fundamental para sua autoaceitação e para o estabelecimento de relações saudáveis. Assim, essa afirmação é verdadeira (V).
Portanto, a sequência correta das classificações é V, F, V, correspondente à alternativa D).
Questão 78
As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.
De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:
- A)sala para repouso e lactário.
- B)sala para atividades; fraldário e lactário. O ambiente para repouso não é necessário.
- C)sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são imprescindíveis. Os demais podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional
- D)sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são desnecessários. Os demais não podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional.
- E)sala para repouso; sala para atividades e solário. O lactário, ambiente destinado à higienização, preparação e distribuição das mamadeiras, não é necessário, podendo esse trabalho ser realizado pela professora da turma, junto às crianças.
A alternativa correta é C)
As crianças na faixa etária de 0 a 1 ano possuem necessidades específicas que devem ser atendidas por meio de ambientes adequados em instituições de educação infantil. Conforme o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (MEC, SEB, 2006), a estrutura física deve garantir o desenvolvimento saudável e integral dos bebês, contemplando espaços que permitam repouso, atividades, higiene e alimentação.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois destaca a importância de ambientes essenciais, como a sala para repouso e a sala para atividades, que são imprescindíveis para atender às necessidades básicas das crianças. Além disso, menciona outros espaços complementares, como o fraldário, o lactário e o solário, que podem ser adaptados conforme a realidade da instituição.
Essa organização espacial assegura que os bebês tenham um local adequado para dormir, brincar, explorar objetos e interagir, além de receber os cuidados necessários de higiene e alimentação. A flexibilidade na disposição desses ambientes permite que as instituições otimizem seus recursos sem comprometer o bem-estar e o desenvolvimento infantil.
Questão 79
Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:
1. tenha direito à brincadeira.
2. tenha direito ao contato com a natureza.
3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.
5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.
- A)É correta apenas a afirmativa 3.
- B)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
- C)São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
- D)São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
- E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5
A alternativa correta é E)
Uma instituição de Educação Infantil que respeita verdadeiramente a criança deve adotar critérios que garantam seu desenvolvimento integral e harmonioso. Conforme o texto apresentado, os direitos fundamentais da criança incluem:
1. Direito à brincadeira: A brincadeira é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, permitindo que ela explore o mundo de forma lúdica e significativa.
2. Direito ao contato com a natureza: O convívio com o meio ambiente estimula a curiosidade, promove a saúde e fortalece a consciência ecológica desde a primeira infância.
3. Direito à curiosidade, imaginação e expressão: A criança deve ser incentivada a questionar, criar e se comunicar livremente, desenvolvendo assim sua autonomia e pensamento crítico.
4. Direito à identidade cultural, racial e religiosa: Respeitar e valorizar as origens da criança contribui para a formação de uma autoimagem positiva e para o convívio respeitoso com a diversidade.
5. Direito a atenção especial na adaptação: O período de adaptação à creche é delicado e exige cuidado individualizado, garantindo segurança emocional e um vínculo saudável com o novo ambiente.
Analisando as alternativas, todas as afirmativas (1, 2, 3, 4 e 5) estão corretas, pois refletem princípios fundamentais para uma educação infantil de qualidade, alinhados com os direitos da criança. Portanto, a alternativa E) é a correta.
Questão 80
Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.
Tal trabalho deve basear-se em:
- A)formação técnica na área da engenharia.
- B)formação técnica na área da construção civil e arquitetura.
- C)escuta, diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos pedagógicos.
- D)escuta e atendimento aos interesses e conforto do corpo diretivo da instituição como diretor e equipe de supervisão pedagógica.
- E)escuta, e observação aos interesses expressos pelas famílias, transformando o espaço que seria pedagógico em local desejado para atendimento aos familiares das crianças.
A alternativa correta é C)
Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.
Tal trabalho deve basear-se em:
- A) formação técnica na área da engenharia.
- B) formação técnica na área da construção civil e arquitetura.
- C) escuta, diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos pedagógicos.
- D) escuta e atendimento aos interesses e conforto do corpo diretivo da instituição como diretor e equipe de supervisão pedagógica.
- E) escuta e observação aos interesses expressos pelas famílias, transformando o espaço que seria pedagógico em local desejado para atendimento aos familiares das crianças.
O gabarito correto é C).