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Questões Sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 81

Trabalhar com crianças implica uma série de cuidados para os quais o profissional da área de pedagogia deve estar atento, tais como machucados, febre alta, uma entorse ou um engasgo. Diante de um ferimento leve, superficial e com hemorragia moderada no braço e/ou pernas, o primeiro socorro envolve

  • A)oferecer água para acalmar a criança, dar um banho prolongado enquanto espera a chegada dos pais, que já foram comunicados pela direção da escola, e não mexer no ferimento. Compete à família procurar o atendimento médico.
  • B)imobilizar a articulação por meio de enfaixamento, usando ataduras ou lenços, fazer compressas quentes e mergulhar a parte afetada em água quente, na temperatura que a vítima suportar. Comunicar à família que deverá providenciar o atendimento médico.
  • C)fazer o torniquete, enrolar o pano em volta da parte superior do braço ou da perna, dar meio nó (nó simples), colocar um pedaço de madeira no meio nó, dar um nó completo sobre a madeira, providenciar tratamento médico e comunicar à família.
  • D)manter a vítima em repouso, aplicar compressas geladas ou bolsas de gelo sobre o baixo ventre, providenciar socorro médico e, depois de tratada pelo médico, comunicar à família.
  • E)lavar com água e sabão e desinfetar com água oxigenada. Se houver algum corpo estranho (caco de vidro, farpa, espinho etc.), removê-lo com a pinça esterilizada, se puder fazê-lo com facilidade, se não, deixar esta tarefa para o médico; comunicar à família e, se necessário, providenciar socorro médico.
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A alternativa correta é E)

Trabalhar com crianças exige atenção constante e conhecimento sobre primeiros socorros, especialmente em situações como ferimentos leves, que são comuns no ambiente escolar. Diante de um ferimento superficial com hemorragia moderada, a resposta adequada é fundamental para evitar complicações e garantir o bem-estar da criança.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a E), que descreve os passos essenciais para lidar com o ferimento:

  • Lavar o ferimento com água e sabão para remover impurezas.
  • Desinfetar com água oxigenada para prevenir infecções.
  • Remover corpos estranhos, como farpas ou cacos de vidro, apenas se for possível fazê-lo com facilidade e usando uma pinça esterilizada.
  • Comunicar a família e, se necessário, encaminhar a criança para atendimento médico.

As outras alternativas apresentam procedimentos inadequados ou até perigosos. Por exemplo:

  • A) Não mexer no ferimento e apenas oferecer água pode agravar a situação.
  • B) Compressas quentes e imobilização são indicadas para entorses, não para ferimentos abertos.
  • C) O torniquete é uma medida extrema, usada apenas em hemorragias graves e sob risco de complicações.
  • D) Compressas geladas no baixo ventre não têm relação com o tratamento de ferimentos superficiais.

Portanto, a resposta correta demonstra a importância de uma abordagem prática, higiênica e segura, alinhada com os princípios básicos de primeiros socorros. O profissional de pedagogia deve estar preparado para agir de forma rápida e eficiente, sempre priorizando a saúde da criança.

Questão 82

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

  • A)as reflexões e a brincadeira.
  • B)as interações e a brincadeira.
  • C)as interações e a psicomotricidade.
  • D)as reflexões e a tradição.
  • E)as reflexões e a psicomotricidade.
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A alternativa correta é B)

As práticas pedagógicas na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Nesse contexto, os eixos norteadores propostos no currículo devem priorizar experiências que promovam o crescimento saudável e a aprendizagem significativa.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) as interações e a brincadeira é a correta, pois reflete os princípios defendidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por teóricos da educação infantil. As interações são essenciais para a construção de vínculos, a comunicação e a socialização, enquanto a brincadeira é a linguagem natural da criança, permitindo que ela explore o mundo, desenvolva criatividade e adquira conhecimentos de forma lúdica.

As demais alternativas apresentam elementos relevantes, como reflexões, psicomotricidade e tradição, mas não representam os eixos centrais da proposta pedagógica para essa etapa. A combinação interações e brincadeira garante um ambiente acolhedor, dinâmico e estimulante, alinhado com as necessidades e potencialidades das crianças na primeira infância.

Questão 83

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, em consonância com suas atuais Diretrizes, deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica na 

I. oferta de condições e recursos, para que as crianças usufruam de seus direitos civis, humanos e sociais.

II. assunção da responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

III. possibilidade da convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

IV. promoção da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.

V. construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Estão CORRETOS os itens

  • A)I e III, apenas.
  • B)II e IV, apenas.
  • C)III e V, apenas.
  • D)III e IV, apenas.
  • E)I, II, III, IV e V.
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A alternativa correta é E)

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, conforme as atuais Diretrizes, deve assegurar o cumprimento integral de sua função sociopolítica e pedagógica. Essa abordagem abrange múltiplas dimensões, todas essenciais para o desenvolvimento pleno das crianças e sua inserção na sociedade de forma equitativa e democrática.

Os itens apresentados destacam os pilares fundamentais dessa proposta:

  • I. Garantir os direitos civis, humanos e sociais das crianças, oferecendo condições e recursos adequados.
  • II. Compartilhar com as famílias a responsabilidade pela educação e cuidado, estabelecendo uma relação de complementaridade.
  • III. Promover a convivência entre crianças e adultos como meio de ampliação de saberes e conhecimentos diversos.
  • IV. Assegurar igualdade de oportunidades educacionais, independentemente de origem social, garantindo acesso a bens culturais e vivências plenas da infância.
  • V. Construir novas formas de sociabilidade e subjetividade baseadas em valores como ludicidade, democracia, sustentabilidade e ruptura de relações de dominação em suas diversas formas.

Analisando cada item, verifica-se que todos estão corretos e alinhados com as Diretrizes atuais da Educação Infantil. Portanto, a alternativa que contempla integralmente a proposta pedagógica é a E) I, II, III, IV e V, confirmando o gabarito apresentado.

Questão 84

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:



  • A)atividades com livros didáticos.
  • B)a escrita e as operações com números.
  • C)avaliação diária dos conteúdos aplicados.
  • D)movimento seguido de atividades com livros didáticos.
  • E)movimento, arte, leitura e escrita.
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A alternativa correta é E)

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é essencial que o planejamento pedagógico incorpore atividades diversificadas e significativas, que estimulem diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é a E) movimento, arte, leitura e escrita, pois abrange aspectos fundamentais para essa fase de aprendizagem.

Na Educação Infantil, o movimento é crucial para o desenvolvimento motor e a exploração do espaço, enquanto a arte permite a expressão criativa e emocional. A leitura e a escrita, por sua vez, devem ser introduzidas de forma lúdica e contextualizada, incentivando a linguagem oral e o contato com textos de maneira prazerosa. Essas práticas, integradas, promovem um aprendizado holístico, respeitando o ritmo e as necessidades das crianças.

As demais alternativas apresentam limitações: focar apenas em livros didáticos (A) ou em escrita e operações numéricas (B) pode ser precoce e restritivo, enquanto a avaliação diária de conteúdos (C) não considera a natureza processual da aprendizagem nessa etapa. A combinação de movimento com livros didáticos (D), embora parcialmente válida, ainda é menos abrangente do que a proposta da alternativa E.

Portanto, um planejamento eficaz para a Educação Infantil deve priorizar experiências que integrem corpo, criatividade e linguagem, garantindo um desenvolvimento integral e significativo para as crianças.

Questão 85

Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:

  • A)Uma prática curricular articulada com o conjunto de práticas sociais que constituem, não apenas a escolarização, mas toda a experiência que nos institui como sujeitos.
  • B)A ideia de que o currículo escolar constitui um marco que delimita a inserção das crianças em sistema de significação, nos quais elas representam coisas, aprendem a conviver com a diferença, partilham significação e ampliam sua compreensão da realidade.
  • C)Um ponto de vista de que a vida se encontra em eterno movimento de equilíbrio e que as relações sociais acompanham esse movimento.
  • D)A perspectiva de uma visão unitária da cultura, que não problematiza as relações sociais porque conserva ideias de estabilidade e de harmonia no mundo social.
  • E)A ideia de uma educação assistencial, preconceituosa em relação à pobreza e descomprometida quanto à qualidade do atendimento.
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A alternativa correta é A)

Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, a concepção de que todas as crianças devem ter acesso a elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e inserção social está fundamentada em uma visão ampla e integradora da educação. A alternativa A) corretamente expressa essa ideia ao destacar a importância de uma prática curricular articulada não apenas com a escolarização, mas com todas as práticas sociais que nos constituem como sujeitos.

Essa abordagem reconhece que o currículo não deve ser um elemento isolado, mas sim parte de um contexto mais amplo, que inclui as experiências culturais, sociais e afetivas das crianças. Ao contrário de uma visão assistencialista (alternativa E) ou de uma perspectiva que ignora as desigualdades sociais (alternativa D), a proposta dos referenciais enfatiza a necessidade de uma educação que dialogue com a diversidade e promova a equidade.

As demais alternativas apresentam visões parciais ou equivocadas. A alternativa B, embora contenha elementos válidos sobre a função do currículo, reduz sua importância a um "marco delimitador". Já a alternativa C, apesar de mencionar o movimento social, não capta a essência da proposta curricular defendida nos referenciais nacionais.

Portanto, a alternativa A é a que melhor representa os princípios dos referenciais curriculares para a Educação Infantil, ao defender uma prática educativa conectada com as múltiplas dimensões da vida social e cultural.

Questão 86

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas.

( ) A Educação Infantil cuida de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade.

( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

A sequência está correta em:

  • A)V, V, V, V, F, F
  • B)V, V, V, F, V, V
  • C)F, V, V, V, F, V
  • D)V, F, F, V, V, F
  • E)F, V, V, F, V, V
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A alternativa correta é B)

Análise das Afirmativas sobre Educação Infantil

A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, é um direito garantido pela Constituição Federal e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Sua importância reside no desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A seguir, analisaremos as afirmativas apresentadas, conforme o gabarito correto (alternativa B): V, V, V, F, V, V.

1ª Afirmativa (V): "A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas."
Essa afirmação está correta, pois a LDB estabelece que a Educação Infantil é ofertada em creches (para crianças de 0 a 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos), configurando-se como a primeira etapa da educação básica.

2ª Afirmativa (V): "A Educação Infantil cuida de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social."
Verdadeiro. A LDB e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinam que a Educação Infantil deve ser supervisionada pelos sistemas de ensino e atender às necessidades das famílias, com jornadas flexíveis.

3ª Afirmativa (V): "É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção."
Correto. A Constituição Federal assegura o direito à educação infantil sem discriminação ou processos seletivos, sendo obrigação do Estado fornecer acesso universal e gratuito.

4ª Afirmativa (F): "A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental."
Falso. Embora a Educação Infantil seja importante, a LDB não exige sua conclusão como condição para ingresso no Ensino Fundamental, que é obrigatório a partir dos 6 anos.

5ª Afirmativa (V): "O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade."
Verdadeiro. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) enfatizam uma abordagem lúdica e integradora, respeitando a infância e seus saberes.

6ª Afirmativa (V): "É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição."
Correto. A legislação educacional define esses parâmetros para diferenciar os regimes de atendimento, garantindo padrões mínimos de qualidade.

Portanto, a sequência que reflete a realidade da Educação Infantil no Brasil, conforme a legislação vigente, é a alternativa B) V, V, V, F, V, V.

Questão 87

A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.

Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio).
Brasília: Ministério da Educação, 2002, p. 75.

Com relação à identidade, assinale a opção correta.






  • A)Âmbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no coração humano, aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria, o privado e o público.
  • B)A política da identidade associa-se à ética no que diz respeito à valorização de atitudes e condutas responsáveis em relação aos bens e serviços tradicionalmente entendidos como públicos, no sentido de estatais, e afirmativas, caracterizadas pela demanda por transparência e democratização no tratamento dos assuntos públicos.
  • C)A ética da identidade substitui a repetição e a padronização, hegemônicas na era das revoluções industriais, visto que estimula a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, a afetividade; em suma, um conjunto de habilidades que auxilia a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente.
  • D)O ponto de partida das políticas de identidade é o reconhecimento dos direitos humanos e o exercício dos direitos e deveres da cidadania como fundamento da preparação do educando para a vida civil. A introdução do tema da identidade na educação visa ao fortalecimento de uma forma contemporânea de lidar com o público e o privado.
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A alternativa correta é A)

A prática administrativa e pedagógica nos sistemas de ensino e escolas deve refletir os valores estéticos, políticos e éticos presentes na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), pautando-se pelos princípios de sensibilidade, igualdade e identidade. Esses elementos são fundamentais para orientar não apenas a convivência escolar, mas também a formulação de políticas educacionais, a organização curricular e os processos de avaliação.

No que diz respeito à identidade, o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002) destaca sua importância como um âmbito privilegiado do "aprender a ser". A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que afirma:

"Âmbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no coração humano, aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria, o privado e o público."

Essa visão ressalta a identidade como um elemento capaz de superar dicotomias históricas, integrando aspectos morais e materiais, bem como as esferas pública e privada. Diferentemente das outras opções, que abordam a identidade em relação à ética, criatividade ou direitos humanos, a alternativa A) capta o cerne da questão ao apresentar a identidade como um processo de reconciliação e construção do ser, alinhado aos princípios educacionais propostos.

Questão 88

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educação deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes que orientam a educação brasileira, mas sua proposta de organização não se limita exclusivamente ao modelo seriado tradicional. Pelo contrário, os PCNs incentivam uma abordagem mais flexível, como a organização em ciclos, que permite maior adaptação às necessidades dos alunos e ao ritmo de aprendizagem.

O item em questão afirma que os PCNs estabelecem que a educação deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada. Essa afirmação está incorreta, pois os ciclos e a seriação são modelos distintos. A seriação divide o ensino em anos ou séries rigidamente estruturados, enquanto os ciclos agrupam períodos mais longos, com avaliação contínua e possibilidade de progressão sem reprovação anual.

Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO, já que os PCNs não determinam a seriação como única forma de organização, mas sim abrem espaço para outras metodologias, como os ciclos.

Questão 89

O Brasil somente construiu uma certa unidade nacional a nível de ensino, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 e, posteriormente, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgem para facilitar a aplicação das avaliações externas. Daí, a origem do tema norteador da CONAE 2010:

  • A)Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.
  • B)Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
  • C)Financiamento da educação e controle social.
  • D)Formação e valorização dos profissionais da educação.
  • E)Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar.
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A alternativa correta é B)

O Brasil somente construiu uma certa unidade nacional a nível de ensino a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 e, posteriormente, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgem para facilitar a aplicação das avaliações externas. Daí, a origem do tema norteador da CONAE 2010:

  • A) Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.
  • B) Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
  • C) Financiamento da educação e controle social.
  • D) Formação e valorização dos profissionais da educação.
  • E) Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar.

O gabarito correto é B).

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