Quanto aos princípios e práticas estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009 relacione a Coluna I com a Coluna II e registre o número correspondente. COLUNA I – PRINCÍPIOS 1 – Princípios Éticos 2 – Princípios Políticos 3 – Princípios Estéticos COLUNA II – PRÁTICAS ( ) Ajudar a criança a tomar a perspectiva do outro criando condições para que ela aprenda a opinar e a considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito. ( ) Proporcionar às crianças oportunidades para ampliarem as possibilidades de aprendizado e de compreensão de mundo e de si próprias trazidas por diferentes tradições culturais e a construir atitude de respeito e solidariedade. ( ) Organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada. ( ) Criar contextos que permitam às crianças a expressão de sentimentos, ideias, questionamentos, comprometidos com a busca do bem estar coletivo e individual, com a preocupação com o outro e com a coletividade. ( ) Assegurar às crianças a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades ao participar das práticas educativas, valorizar suas produções individuais e coletivas, e trabalhar pela conquista por elas da autonomia para a escolha de brincadeiras e de atividades e para a realização de cuidados pessoais diários. Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:
Quanto aos princípios e práticas estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº
20/2009 relacione a Coluna I com a Coluna II e registre o número correspondente.
COLUNA I – PRINCÍPIOS
1 – Princípios Éticos
2 – Princípios Políticos
3 – Princípios Estéticos
COLUNA II – PRÁTICAS
( ) Ajudar a criança a tomar a perspectiva do outro criando condições para que ela aprenda a opinar e a
considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma
ideia, um conflito.
( ) Proporcionar às crianças oportunidades para ampliarem as possibilidades de aprendizado e de
compreensão de mundo e de si próprias trazidas por diferentes tradições culturais e a construir atitude de
respeito e solidariedade.
( ) Organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu
grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as
possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada.
( ) Criar contextos que permitam às crianças a expressão de sentimentos, ideias, questionamentos,
comprometidos com a busca do bem estar coletivo e individual, com a preocupação com o outro e com a
coletividade.
( ) Assegurar às crianças a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades ao participar das práticas
educativas, valorizar suas produções individuais e coletivas, e trabalhar pela conquista por elas da
autonomia para a escolha de brincadeiras e de atividades e para a realização de cuidados pessoais diários.
Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:
- A)3 – 2 – 1 – 2 – 3
- B)2 – 3 – 3 – 1 – 2
- C)2 – 1 – 3 – 2 – 1
- D)1 – 1 – 2 – 3 – 1
Resposta:
A alternativa correta é C)
O exercício proposto solicita a correlação entre os princípios estabelecidos pela Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009 com as práticas educacionais descritas. A análise das práticas em relação aos princípios éticos, políticos e estéticos permite identificar a sequência correta, conforme a alternativa C) 2 – 1 – 3 – 2 – 1.
A primeira prática, que aborda a capacidade de considerar a perspectiva do outro e desenvolver empatia, está alinhada ao Princípio Político (2), pois trata da construção de relações sociais baseadas no respeito mútuo e na participação coletiva. Já a segunda prática, que enfatiza o respeito às tradições culturais e a solidariedade, relaciona-se ao Princípio Ético (1), já que promove valores como tolerância e diversidade.
A terceira prática, que foca em situações estimulantes e não competitivas, remete ao Princípio Estético (3), pois valoriza a experiência sensível e o bem-estar no processo educativo. A quarta prática, que incentiva a expressão de ideias com preocupação coletiva, novamente se conecta ao Princípio Político (2), reforçando a importância da cidadania e do diálogo. Por fim, a quinta prática, que assegura autonomia e valorização das produções infantis, retoma o Princípio Ético (1), ao priorizar a individualidade e o desenvolvimento pessoal dentro de um contexto coletivo.
Portanto, a sequência correta é C) 2 – 1 – 3 – 2 – 1, conforme indicado no gabarito.
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