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Quem educa não assume responsabilidade apenas pelo “desenvolvimento da criança”, mas também pela própria “continuidade do mundo” (ARENDT, 2005, p. 235). Assim, inspirados pela autora, analise as afirmativas abaixo, com relação à educação infantil. I. A responsabilidade pela criança é cheia de conflitos; envolve protegê-la do mundo, cuidar para que ela não sucumba aos seus perigos, mas, também, garantir que as novas gerações preservem o mundo que receberam para assegurar que ele e a humanidade sobrevivam. II. As crianças chegam ao mundo da cultura, no qual já estão presentes formas de se expressar, tradições, costumes, histórias, objetos, modos de conviver etc.. Portanto, a experiência que elas viverão não é uma experiência de descoberta, como querem alguns, mas de “recriação”, pois a criança trabalha sobre elementos já presentes na cultura de seu grupo de origem. III. A responsabilidade pela entrada da criança no universo cultural que ela compartilha com seu grupo social tem, cada vez mais, envolvido outros sujeitos e instituições fora da família. Isso é fruto das profundas transformações que ocorreram no campo social. IV. A educação constitui um processo de transmissão cultural e não de produção de sentidos e de criação de significados. V. A experiência da educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não pode deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas. Deve, por fim, privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio e a oportunidade para a investigação. Assinale a alternativa CORRETA.

Quem educa não assume responsabilidade apenas pelo “desenvolvimento da criança”, mas
também pela própria “continuidade do mundo” (ARENDT, 2005, p. 235). Assim, inspirados pela
autora, analise as afirmativas abaixo, com relação à educação infantil.
I. A responsabilidade pela criança é cheia de conflitos; envolve protegê-la do mundo, cuidar para
que ela não sucumba aos seus perigos, mas, também, garantir que as novas gerações
preservem o mundo que receberam para assegurar que ele e a humanidade sobrevivam.
II. As crianças chegam ao mundo da cultura, no qual já estão presentes formas de se expressar,
tradições, costumes, histórias, objetos, modos de conviver etc.. Portanto, a experiência que elas
viverão não é uma experiência de descoberta, como querem alguns, mas de “recriação”, pois a
criança trabalha sobre elementos já presentes na cultura de seu grupo de origem.
III. A responsabilidade pela entrada da criança no universo cultural que ela compartilha com seu
grupo social tem, cada vez mais, envolvido outros sujeitos e instituições fora da família. Isso é
fruto das profundas transformações que ocorreram no campo social.
IV. A educação constitui um processo de transmissão cultural e não de produção de sentidos e de
criação de significados.
V. A experiência da educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o
acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da
sensibilidade; não pode deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais nem o domínio
do espaço e do corpo e das modalidades expressivas. Deve, por fim, privilegiar o lugar para a
curiosidade e o desafio e a oportunidade para a investigação.
Assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A educação infantil, conforme abordado por Hannah Arendt, transcende a simples formação da criança, envolvendo também a preservação do mundo e da humanidade. As afirmativas apresentadas refletem diferentes dimensões desse processo educativo, e a análise cuidadosa de cada uma delas permite identificar quais estão corretas.

A afirmativa I está correta, pois destaca a dualidade da responsabilidade educativa: proteger a criança dos perigos do mundo e, ao mesmo tempo, garantir que as novas gerações preservem o legado cultural e humano. Já a afirmativa II também está correta, ao enfatizar que a criança não descobre o mundo do zero, mas reconstrói significados a partir de elementos culturais preexistentes.

A afirmativa III está correta ao apontar que a educação infantil hoje envolve múltiplos atores sociais, não se restringindo mais apenas à família. Isso reflete as transformações na estrutura social contemporânea. A afirmativa V está igualmente correta, pois defende uma educação infantil integral, que contemple aspectos emocionais, sociais, cognitivos e expressivos.

A única afirmativa incorreta é a IV, que reduz a educação a mera transmissão cultural, ignorando seu caráter criativo e produtor de novos significados. Portanto, a alternativa correta é a C) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

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