Segundo Kramer (2006, p.798) “O tema das crianças de 0 a 6 anos e seus direitos, a política de educação infantil, as práticas com as crianças e as alternativas de formação vêm ocupando os debates educacionais e a ação de movimentos sociais no Brasil nos últimos 20 anos. O reconhecimento deste direito afirmado na Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na LDB de 1996 está explícito nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e no Plano Nacional de Educação. Isso tem consequências para a formação de professores e as políticas municipais e estaduais que, com maior ou menor ênfase, têm investido na educação infantil como nunca antes no Brasil.” Segundo a autora, o artigo “As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental” tem como objetivo principal
Segundo Kramer (2006, p.798) “O tema das crianças de 0 a 6 anos e seus direitos, a política de educação
infantil, as práticas com as crianças e as alternativas de formação vêm ocupando os debates educacionais e a
ação de movimentos sociais no Brasil nos últimos 20 anos. O reconhecimento deste direito afirmado na
Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na LDB de 1996 está explícito nas Diretrizes
Curriculares para a Educação Infantil e no Plano Nacional de Educação. Isso tem consequências para a formação
de professores e as políticas municipais e estaduais que, com maior ou menor ênfase, têm investido na educação
infantil como nunca antes no Brasil.”
Segundo a autora, o artigo “As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é
fundamental” tem como objetivo principal
- A)Discutir as práticas dos professores na Educação Infantil.
- B)Discutir a Educação Infantil no contexto das políticas educacionais.
- C)Discutir a Educação Infantil com ênfase na formação de professores.
- D)Discutir as políticas curriculares municipais e estaduais de Educação Infantil.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Segundo Kramer (2006), o tema dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, assim como as políticas e práticas relacionadas à Educação Infantil, tem ganhado destaque nos debates educacionais e na atuação de movimentos sociais no Brasil nas últimas décadas. A autora ressalta que esse reconhecimento está consolidado em documentos legais como a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, além das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e do Plano Nacional de Educação. Esses avanços impactam diretamente a formação de professores e as políticas públicas municipais e estaduais, que têm investido mais na Educação Infantil do que em qualquer outro período da história do país.
No artigo "As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental", Kramer tem como objetivo principal:
- A) Discutir as práticas dos professores na Educação Infantil.
- B) Discutir a Educação Infantil no contexto das políticas educacionais.
- C) Discutir a Educação Infantil com ênfase na formação de professores.
- D) Discutir as políticas curriculares municipais e estaduais de Educação Infantil.
Conforme indicado, a alternativa correta é a B), pois o foco da autora está em analisar a Educação Infantil dentro do cenário mais amplo das políticas educacionais brasileiras.
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