Segundo Oliveira (2002), a respeito das interações criança-criança, é correto afirmar que
criança-criança, é correto afirmar que
- A)os atos cooperativos, disputas de objetos e brigas, entre tantos outros, são frequentes na creche e não devem ser considerados momentos de desenvolvimento, cabendo ao educador evitar os conflitos entre as crianças e reprimi-los sempre que ocorrerem.
- B)pesquisas recentes apontam que é inconveniente para a criança pequena frequentar um ambiente coletivo de educação, por ser submetida a um ambiente massificador e contar com poucas oportunidades de desenvolver sua identidade pessoal.
- C)as interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquiridos e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns.
- D)quando crianças com autismo ou deficiência intelectual são inseridas na creche em idade precoce, a interação criança-criança torna-se prejudicial, pois crianças autistas ou deficientes necessitam de um adulto que lhes dê atenção exclusiva e em tempo integral.
- E)elementos como o tamanho dos grupos, a idade das crianças, a organização do espaço, o material disponível e as propostas de atividades ofertadas não interferem na qualidade da relação e da interação entre as crianças
Resposta:
A alternativa correta é C)
Segundo Oliveira (2002), a respeito das interações criança-criança, é correto afirmar que as interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquiridos e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns. Essa perspectiva destaca a importância das relações entre pares no desenvolvimento infantil, reconhecendo que os conflitos e colaborações são parte essencial do processo de aprendizagem e socialização.
As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre o tema. A alternativa A) desconsidera o potencial educativo dos conflitos, sugerindo uma postura repressiva por parte do educador, o que vai contra as práticas pedagógicas contemporâneas que valorizam a mediação. A alternativa B) ignora os benefícios da socialização em ambientes coletivos, que são fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. A alternativa D) reforça um preconceito sobre crianças com autismo ou deficiência intelectual, subestimando sua capacidade de interação e aprendizado em grupo. Por fim, a alternativa E) nega a influência de fatores estruturais e pedagógicos na qualidade das interações, algo amplamente comprovado pela literatura educacional.
Portanto, a alternativa C) é a única que reflete adequadamente a complexidade e o valor das interações criança-criança no contexto educativo, conforme defendido por Oliveira (2002).
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