Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A imprensa escolar, a aula-passeio, o texto livre, a correspondência escolar, a biblioteca de trabalho e a assembleia na sala de aula são técnicas da

A imprensa escolar, a aula-passeio, o texto livre, a correspondência escolar, a biblioteca de trabalho e a assembleia na sala de aula são técnicas da

Resposta:

A alternativa correta é B)

As técnicas mencionadas no enunciado — imprensa escolar, aula-passeio, texto livre, correspondência escolar, biblioteca de trabalho e assembleia na sala de aula — são características marcantes da Pedagogia Freinet. Essa abordagem foi desenvolvida pelo educador francês Célestin Freinet, que defendia uma educação centrada no aluno, baseada na cooperação, no trabalho prático e na valorização da expressão livre das crianças.

Freinet acreditava que a aprendizagem deveria estar conectada com a vida real, incentivando a comunicação e a participação ativa dos estudantes. A imprensa escolar, por exemplo, permitia que os alunos produzissem seus próprios textos e jornais, desenvolvendo habilidades de escrita e colaboração. Já a aula-passeio promovia a exploração do ambiente externo como fonte de conhecimento, enquanto a assembleia na sala de aula fortalecia a autonomia e a tomada de decisões coletivas.

Embora outras correntes pedagógicas, como a Escola Nova de Dewey ou a Pedagogia Montessoriana, também valorizem a atividade prática e o protagonismo do aluno, as técnicas descritas são específicas da proposta de Freinet. Portanto, a alternativa correta é B) Pedagogia Freinet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *