Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:

Resposta:

A alternativa correta é E)

As contribuições de teóricos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet revolucionaram a compreensão sobre o processo de aprendizagem, destacando a importância da interação social e da prática como elementos centrais no desenvolvimento cognitivo. Embora cada um desses pensadores possua abordagens distintas, há um consenso em suas teorias: a aprendizagem é uma construção ativa, mediada pela experiência e pelo contexto social.

A alternativa correta, E) "a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos", sintetiza essa visão compartilhada. Piaget, por exemplo, enfatizou a construção do conhecimento por meio da interação entre o sujeito e o ambiente. Vygotsky destacou o papel da mediação social e da zona de desenvolvimento proximal, enquanto Paulo Freire defendeu a educação como um ato dialógico, no qual o saber emerge da relação entre educador e educando.

As demais alternativas não representam adequadamente o pensamento desses autores. A memorização (A) e a transmissão unilateral do conhecimento (D) são criticadas por Freire e Vygotsky, que valorizam a participação ativa do aprendiz. Já o isolamento (C) e a ênfase exclusiva nos estímulos externos (B) negam a dimensão social e dialética que esses teóricos consideram essencial para a aprendizagem significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *