Barbosa (2008) apresenta diferentes formas de registros que estão vinculadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil, e que também servem de documentação do processo pedagógico, da reflexão e da própria formação dos professores. Entre as formas de registro destacadas pela autora está um instrumento que é um diário, um espaço coletivo de registro, com base nas ideias postuladas por Freinet, em que cada criança pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano. De acordo com a autora, esse instrumento é chamado de
Barbosa (2008) apresenta diferentes formas de registros
que estão vinculadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil, e que também
servem de documentação do processo pedagógico, da
reflexão e da própria formação dos professores.
Entre as formas de registro destacadas pela autora está
um instrumento que é um diário, um espaço coletivo de
registro, com base nas ideias postuladas por Freinet,
em que cada criança pode representar acontecimentos,
sentimentos e situações significativas acontecidas no
cotidiano. De acordo com a autora, esse instrumento é
chamado de
- A)diário de campo.
- B)roteiro de estudo.
- C)livro da vida ou da memória do grupo.
- D)anedotário.
- E)diário de aula.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Barbosa (2008) explora diversas modalidades de registro que estão intrinsecamente ligadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Esses registros não apenas documentam o processo pedagógico, mas também servem como ferramentas para a reflexão e formação contínua dos professores. Dentre as formas apresentadas pela autora, destaca-se um instrumento inspirado nas ideias de Freinet: um diário coletivo onde as crianças podem expressar acontecimentos, sentimentos e situações significativas de seu cotidiano.
Segundo Barbosa, esse instrumento é denominado livro da vida ou da memória do grupo, uma prática que valoriza a construção coletiva de narrativas e memórias afetivas dentro do ambiente escolar. As demais alternativas – diário de campo, roteiro de estudo, anedotário e diário de aula –, embora sejam métodos válidos em outros contextos, não correspondem à proposta específica descrita pela autora.
Portanto, a alternativa correta é: C) livro da vida ou da memória do grupo.
Deixe um comentário