Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O processo de aquisição do conhecimento é um tema central na educação, e diversos pesquisadores contribuíram com teorias e práticas que valorizam o papel ativo do sujeito nesse processo. Entre eles, destacam-se Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, cada um com sua abordagem específica, mas sempre enfatizando a importância da ação do aprendiz.

Analisando as alternativas apresentadas, podemos identificar que a opção C) é a correta. Celéstin Freinet, já na década de 1920, propôs metodologias inovadoras que permanecem relevantes até hoje. Suas práticas, como a construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo e aulas-passeio, demonstram uma visão progressista da educação, focada na participação ativa dos alunos e na aprendizagem significativa.

As demais alternativas apresentam distorções em relação às teorias dos autores mencionados. Emília Ferreiro e Ana Teberosky, por exemplo, defendiam justamente o contrário do que está na alternativa A), pois sua obra "Psicogênese da Língua Escrita" enfatiza a importância de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos. Paulo Freire, citado na alternativa B), era um defensor da educação libertadora, e não um opositor. Já Howard Gardner, na alternativa D), propôs inicialmente sete inteligências (e não onze), e posteriormente expandiu sua teoria, mas a citação apresentada contém imprecisões.

Portanto, a alternativa C) é a única que representa corretamente as ideias de um desses importantes teóricos da educação, mostrando como as contribuições de Freinet permanecem atuais e inspiradoras para a prática pedagógica contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *