Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:
Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:
- A)Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.
- B)Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.
- C)Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.
- D)Howard Gardner, no livro “Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas”, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual”.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de aquisição do conhecimento é um tema central na educação, e diversos pesquisadores contribuíram com teorias e práticas que valorizam o papel ativo do sujeito nesse processo. Entre eles, destacam-se Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, cada um com sua abordagem específica, mas sempre enfatizando a importância da ação do aprendiz.
Analisando as alternativas apresentadas, podemos identificar que a opção C) é a correta. Celéstin Freinet, já na década de 1920, propôs metodologias inovadoras que permanecem relevantes até hoje. Suas práticas, como a construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo e aulas-passeio, demonstram uma visão progressista da educação, focada na participação ativa dos alunos e na aprendizagem significativa.
As demais alternativas apresentam distorções em relação às teorias dos autores mencionados. Emília Ferreiro e Ana Teberosky, por exemplo, defendiam justamente o contrário do que está na alternativa A), pois sua obra "Psicogênese da Língua Escrita" enfatiza a importância de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos. Paulo Freire, citado na alternativa B), era um defensor da educação libertadora, e não um opositor. Já Howard Gardner, na alternativa D), propôs inicialmente sete inteligências (e não onze), e posteriormente expandiu sua teoria, mas a citação apresentada contém imprecisões.
Portanto, a alternativa C) é a única que representa corretamente as ideias de um desses importantes teóricos da educação, mostrando como as contribuições de Freinet permanecem atuais e inspiradoras para a prática pedagógica contemporânea.
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