Questões Sobre Pesquisa em Educação - Pedagogia - concurso
Questão 1
Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas,mas diferentes para que:
- A)um tenha a chance de complementar o que o outro já sabe individualmente e todos avançarem juntos.
- B)um possa explicar a todos o que ele já sabe e os outros desconhecem.
- C)se forme um sistema de monitoria, em que um aluno complementa o conteúdo dado pelo professor
- D)o professor possa ter mais mobilidade em sala para explicar o conteúdo individualmente.
- E)os alunos realizem testes e tarefas em conjunto como objetivo de aumentarem suas notas
A alternativa correta é A)
Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes para que:
- A) um tenha a chance de complementar o que o outro já sabe individualmente e todos avançarem juntos.
- B) um possa explicar a todos o que ele já sabe e os outros desconhecem.
- C) se forme um sistema de monitoria, em que um aluno complementa o conteúdo dado pelo professor.
- D) o professor possa ter mais mobilidade em sala para explicar o conteúdo individualmente.
- E) os alunos realizem testes e tarefas em conjunto como objetivo de aumentarem suas notas.
O gabarito correto é A).
Questão 2
Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.
I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes.
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.
- A)A primeira e a segunda afirmativas estão corretas,mas a segunda não justifica a primeira
- B)A primeira está correta, mas a segunda está incorreta
- C)A primeira está incorreta, mas a segunda está correta.
- D)Ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
- E)Ambas estão incorretas.
A alternativa correta é D)
O texto apresenta duas assertivas que discutem a formação e o funcionamento de agrupamentos produtivos entre estudantes. A primeira afirma que esses agrupamentos surgem quando os participantes possuem habilidades próximas, porém distintas. A segunda complementa essa ideia, explicando que essa diversidade de habilidades permite que os estudantes complementem seus conhecimentos individuais e avancem coletivamente.
Analisando as opções de resposta:
- A) Incorreta, pois a segunda afirmativa justifica a primeira ao explicar como a proximidade de habilidades diferentes beneficia o grupo.
- B) Incorreta, já que a segunda afirmativa está correta e complementa a primeira.
- C) Incorreta, porque ambas as afirmativas estão corretas.
- D) Correta, pois as duas afirmativas estão certas e a segunda efetivamente justifica e complementa a primeira.
- E) Incorreta, dado que nenhuma das afirmativas está errada.
Portanto, a alternativa D) é a correta, como indicado no gabarito.
Questão 3
Considere as situações.
Caso 1. Uma professora do 3.º ano propõe que sua turma elabore as regras de convivência do grupo. Entre os pares, é escolhido um redator, responsável por registrar todas as opiniões, e um mediador, que teria que organizar a discussão. O grupo, além de definir as regras de convivência, também listou sanções a quem as transgredisse.
Caso 2. A rotina de trabalho do 2.º ano é diariamente anotada num canto da lousa pela professora. O dia começa com a leitura compartilhada de um texto escolhido e comentado pela professora. Em seguida, os alunos realizam trabalhos individuais de escrita. Por último, são realizadas atividades de matemática, em que a docente toma o cuidado de expor as regularidades e acompanhar o trabalho dos alunos para evitar erros.
Caso 3. Uma professora propõe que seus alunos, em duplas, escolham um recorte de marca de produto alimentício, de comum acordo. Depois de escolhido e justificado o motivo da escolha, a professora pede às crianças que escrevam com letras móveis a marca e o slogan do produto escolhido. As duplas conversam, escrevem, leem, justificam sua escrita, ponderam, reconsideram, reescrevem, releem e ficam satisfeitas com o resultado obtido.
Os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação estão contidos apenas
- A)no caso 1.
- B)no caso 2.
- C)no caso 3.
- D)nos casos 1 e 2.
- E)nos casos 1 e 3.
A alternativa correta é E)
Os casos apresentados ilustram diferentes abordagens pedagógicas que podem influenciar o desenvolvimento de autonomia e cooperação entre os alunos. A análise dessas situações permite identificar quais estratégias efetivamente promovem essas habilidades.
No caso 1, a professora estimula a autonomia ao delegar aos alunos a criação das regras de convivência. A escolha de um redator e um mediador dentro do grupo fomenta a cooperação, pois exige organização coletiva e escuta ativa. A definição conjunta de regras e sanções também reforça o senso de responsabilidade compartilhada, elementos essenciais para a autonomia e o trabalho cooperativo.
O caso 2, por sua vez, demonstra uma rotina estruturada pela professora, com atividades sequenciais e acompanhamento individual. Embora haja uma preocupação pedagógica evidente, a dinâmica é mais diretiva, centrada na figura do professor, o que limita oportunidades para os alunos exercitarem autonomia ou cooperação ativa entre pares.
Já o caso 3 apresenta uma atividade colaborativa onde as duplas negociam escolhas, justificam decisões e revisam seu trabalho conjuntamente. O processo de escrita compartilhada, com discussão e reformulação, estimula tanto a autonomia na tomada de decisões quanto a cooperação para alcançar um resultado satisfatório para ambos.
Portanto, os elementos que contribuem para autonomia e cooperação estão presentes nos casos 1 e 3, onde os alunos têm espaço para tomar decisões coletivas, resolver problemas em grupo e construir conhecimento de forma colaborativa, diferentemente do caso 2, que segue um modelo mais tradicional e menos participativo.
Questão 4
A entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de entrevistas com as suas respectivas características.
COLUNA I
1. Padronizada ou estruturada.
2. Despadronizada ou não estruturada.
3. Painel.
COLUNA II
( ) As perguntas são abertas, no geral, podendo ser respondidas dentro de uma conversação informal.
( ) Baseia-se na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, para estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.
( ) Ela se realiza seguindo um formulário elaborado e é feita, de preferência, com pessoas selecionadas de acordo com um plano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)1 3 2.
- B)2 1 3.
- C)2 3 1.
- D)3 2 1.
A alternativa correta é C)
A entrevista é uma ferramenta fundamental na investigação social, utilizada tanto para coletar dados quanto para auxiliar no diagnóstico e tratamento de questões sociais. Ela pode ser classificada em diferentes tipos, cada um com características específicas que determinam sua aplicação e eficácia.
Na COLUNA I, temos três tipos de entrevista:
- Padronizada ou estruturada: segue um formulário pré-definido, com perguntas fixas e aplicadas de forma sistemática, geralmente a indivíduos selecionados conforme um plano.
- Despadronizada ou não estruturada: caracteriza-se por perguntas abertas, permitindo respostas mais livres e uma conversação informal.
- Painel: baseia-se na repetição de perguntas às mesmas pessoas em intervalos de tempo, com o objetivo de analisar a evolução de suas opiniões.
Relacionando as colunas, a sequência correta para a COLUNA II é:
- (2) Perguntas abertas e conversação informal → Despadronizada ou não estruturada.
- (3) Repetição de perguntas para estudar evolução → Painel.
- (1) Formulário elaborado e aplicação planejada → Padronizada ou estruturada.
Portanto, a alternativa correta é C) 2 3 1, conforme indicado no gabarito.
Questão 5
Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser explicada segundo a configuração de três diferentes modelos teóricos: objetivista, subjetivista e dialético.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses modelos teóricos com os seus respectivos princípios.
COLUNA I
1. Modelo objetivista.
2. Modelo subjetivista.
3. Modelo dialético.
COLUNA II
( ) Desinteresse pela recuperação histórica dos fenômenos estudados.
( ) Conhecimento não se limita à mera descrição, busca a explicação; parte do observável e vai além, por movimentos dialéticos do pensamento e da ação.
( ) Busca da neutralidade científica que isola o sujeito do objeto e recusa os envolvimentos e compromissos com o social, com o coletivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)2 3 1.
- B)1 3 2.
- C)1 2 3.
- D)3 2 1.
A alternativa correta é A)
Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser compreendida a partir de três modelos teóricos distintos: objetivista, subjetivista e dialético. Cada um desses modelos apresenta princípios específicos que orientam a forma como o conhecimento é construído e interpretado.
O modelo objetivista (1) busca a neutralidade científica, isolando o sujeito do objeto e evitando envolvimentos com questões sociais ou coletivas. Já o modelo subjetivista (2) desconsidera a recuperação histórica dos fenômenos, focando mais nas interpretações individuais. Por fim, o modelo dialético (3) vai além da mera descrição, buscando explicações por meio de movimentos dialéticos do pensamento e da ação, partindo do observável para alcançar uma compreensão mais profunda.
A numeração correta da COLUNA II de acordo com a COLUNA I é:
(2) Desinteresse pela recuperação histórica dos fenômenos estudados.
(3) Conhecimento não se limita à mera descrição, busca a explicação; parte do observável e vai além, por movimentos dialéticos do pensamento e da ação.
(1) Busca da neutralidade científica que isola o sujeito do objeto e recusa os envolvimentos e compromissos com o social, com o coletivo.
Portanto, a sequência correta é A) 2 3 1.
Questão 6
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.
I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.
II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida, de conhecimento.
III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é D)
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de pesquisa em educação, podemos analisar as afirmações apresentadas e concluir que todas estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa D).
A primeira afirmação destaca que a escolha de uma metodologia não é neutra, mas reflete posições e convicções estabelecidas pelo pesquisador. Isso está em consonância com a ideia de que a pesquisa em educação é um processo intencional e fundamentado em princípios teóricos e filosóficos.
A segunda afirmação reforça que a metodologia não é um conjunto de técnicas isoladas, mas está inserida em um quadro de referências mais amplo, que inclui visões de mundo, valores e concepções de conhecimento. Essa perspectiva é essencial para compreender como os métodos são selecionados e aplicados na investigação educacional.
Por fim, a terceira afirmação aborda a importância da abordagem reflexiva e crítica na pesquisa, destacando que a metodologia não é apenas um roteiro técnico, mas um processo dialético que envolve questionamento e análise contínua. Essa característica é fundamental para as pesquisas em educação, que lidam com realidades complexas e dinâmicas.
Portanto, as três afirmações estão corretas e interligadas, demonstrando que a metodologia da pesquisa em educação é um campo marcado pela coerência teórica, pela fundamentação filosófica e pela postura crítica do pesquisador.
Questão 7
Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e condicionam a sua produção.
Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas.
I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para conhecimento científico.
II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe social.
III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e ideologicamente comprometidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é C)
Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e condicionam a sua produção.
Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas:
I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para conhecimento científico.
II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe social.
III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e ideologicamente comprometidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS:
- A) I e II apenas.
- B) I e III apenas.
- C) II e III apenas.
- D) I, II e III.
O gabarito correto é C) II e III apenas.
Questão 8
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de pesquisa com as suas respectivas características.
COLUNA I
1. Pesquisa Documental.
2. Pesquisa Bibliográfica.
3. Observação.
4. Entrevista.
COLUNA II
( ) Seu propósito é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.
( ) É uma técnica de coleta de dados para obter informações e usa os sentidos na aquisição de certos aspectos da realidade.
( ) É um método usado na investigação social, para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
( ) A fonte de pesquisa de dados restringe a documentos, escritos ou não, compondo o que se denomina de fontes primárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)1 4 3 2.
- B)3 1 2 4.
- C)2 3 4 1.
- D)4 2 1 3.
A alternativa correta é C)
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de pesquisa com as suas respectivas características.
COLUNA I
1. Pesquisa Documental.
2. Pesquisa Bibliográfica.
3. Observação.
4. Entrevista.
COLUNA II
( ) Seu propósito é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.
( ) É uma técnica de coleta de dados para obter informações e usa os sentidos na aquisição de certos aspectos da realidade.
( ) É um método usado na investigação social, para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
( ) A fonte de pesquisa de dados restringe a documentos, escritos ou não, compondo o que se denomina de fontes primárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A) 1 4 3 2.
- B) 3 1 2 4.
- C) 2 3 4 1.
- D) 4 2 1 3.
O gabarito correto é C).
Questão 9
Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.
( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.
A sequência está correta em
- A)V, F, V, V.
- B)F, F, V, F.
- C)V, V, V, F.
- D)F, F, V, V
A alternativa correta é C)
Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, podemos analisar as afirmativas da seguinte forma:
(V) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada. Essa afirmação é verdadeira, pois a pesquisa qualitativa busca compreender os fenômenos em seu contexto natural, sem manipulação de variáveis.
(V) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos. Essa afirmação também é verdadeira, pois a abordagem qualitativa valoriza a interpretação e a profundidade dos dados, buscando entender os significados atribuídos pelos participantes.
(V) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados. Essa afirmação é verdadeira, pois a pesquisa quantitativa busca mensurar e estabelecer relações causais, priorizando a objetividade e o controle das variáveis.
(F) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis. Essa afirmação é falsa, pois a pesquisa qualitativa reconhece a dinamicidade da realidade social e não busca generalizações estatísticas, mas sim compreensões contextuais.
Portanto, a sequência correta é C) V, V, V, F, como indicado no gabarito.
Questão 10
Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)O entrevistador evita atitudes autoritárias ou paternalistas; manifesta cooperação e esclarece dúvidas.
- B)É originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers e utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado.
- C)O entrevistador mantém-se atento e receptivo a todas as informações significativas e intervém com discreta interrogação de conteúdo ou sugestões atitudinais que estimulem a comunicação verbal.
- D)O entrevistador formula perguntas levando o entrevistado a um processo de reflexão sobre o tema; orienta e facilita o processo de entrevista, retornando o tema na possibilidade de esclarecer ou aprofundar as ideias do entrevistado.
A alternativa correta é D)
Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, a alternativa INCORRETA é a letra D).
A entrevista não diretiva, originária da técnica psicoterapêutica centrada no cliente desenvolvida por Carl Rogers, tem como principal característica a liberdade do entrevistado em conduzir seu discurso sem interferências direcionadoras. Nesse contexto:
- A) O entrevistador evita atitudes autoritárias ou paternalistas, mantendo uma postura cooperativa e esclarecedora, o que está alinhado com os princípios da abordagem não diretiva.
- B) A técnica realmente se baseia no discurso livre do entrevistado, sem direcionamentos rígidos, reforçando sua origem na psicologia humanista de Rogers.
- C) O entrevistador deve ser receptivo e intervir apenas de forma discreta para estimular a comunicação, sem impor temas ou reflexões.
- D) (INCORRETA) Esta alternativa descreve uma postura mais ativa do entrevistador, que formula perguntas e orienta o processo, o que contradiz a essência da entrevista não diretiva, onde o entrevistado é quem guia o fluxo da conversa.
Portanto, a alternativa que foge aos princípios da entrevista não diretiva é a D), pois sugere uma intervenção mais diretiva por parte do entrevistador.