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48. No que concerne à pesquisa participante como instrumento de inovação e avaliação do ensinar e aprender, é correto afirmar:1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados. 2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar. 4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

48. No que concerne à pesquisa participante como instrumento de inovação e avaliação do ensinar e aprender, é correto afirmar:

1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados.

2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.

3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar.

4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.

5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O gabarito correto é a alternativa A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

A pesquisa participante é uma abordagem metodológica que se destaca por seu caráter crítico-reflexivo e transformador, conforme destacado na afirmativa 1. Ela promove a colaboração entre pesquisador e participantes, incentivando a busca coletiva por soluções para os problemas identificados, o que a torna uma ferramenta valiosa para o trabalho docente.

A afirmativa 2 também está correta, pois a comunicação na pesquisa participante deve ser acessível e inclusiva, exigindo do pesquisador a capacidade de ouvir ativamente e respeitar diferentes perspectivas culturais. Essa postura humilde e aberta ao diálogo é essencial para o sucesso da abordagem.

Por fim, a afirmativa 3 reforça o aspecto transformador da pesquisa participante, relacionando o conhecimento produzido a ações concretas que melhoram a convivência no espaço escolar. Esse processo não se limita à análise, mas busca efetivamente promover mudanças positivas.

As afirmativas 4 e 5 não estão corretas. A pesquisa participante não se divide em apenas dois momentos rígidos, como sugere a afirmativa 4, pois é um processo contínuo e dinâmico. Além disso, a afirmativa 5 desconsidera o caráter coletivo da abordagem, ao centrar o saber escolar apenas na experiência do docente especialista, o que vai contra os princípios da pesquisa participante.

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