Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, o item em análise afirma que, ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas. O gabarito indica que essa afirmação está ERRADA (E).
A justificativa para essa resposta reside no fato de que a concepção cartesiana de conhecimento é baseada em uma abordagem fragmentada e linear, que privilegia a racionalidade e a lógica em detrimento de outras dimensões do aprendizado. Essa perspectiva contrasta com a teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, que defende a existência de diversas formas de inteligência (como a linguística, a musical, a espacial, entre outras), as quais demandam metodologias mais flexíveis e integradas.
Portanto, uma abordagem cartesiana, por sua natureza reducionista, não favorece adequadamente o desenvolvimento das múltiplas inteligências, tornando a afirmação do item incorreta.
Deixe um comentário