Considere as situações.Caso 1. Uma professora do 3.º ano propõe que sua turma elabore as regras de convivência do grupo. Entre os pares, é escolhido um redator, responsável por registrar todas as opiniões, e um mediador, que teria que organizar a discussão. O grupo, além de definir as regras de convivência, também listou sanções a quem as transgredisse.Caso 2. A rotina de trabalho do 2.º ano é diariamente anotada num canto da lousa pela professora. O dia começa com a leitura compartilhada de um texto escolhido e comentado pela professora. Em seguida, os alunos realizam trabalhos individuais de escrita. Por último, são realizadas atividades de matemática, em que a docente toma o cuidado de expor as regularidades e acompanhar o trabalho dos alunos para evitar erros.Caso 3. Uma professora propõe que seus alunos, em duplas, escolham um recorte de marca de produto alimentício, de comum acordo. Depois de escolhido e justificado o motivo da escolha, a professora pede às crianças que escrevam com letras móveis a marca e o slogan do produto escolhido. As duplas conversam, escrevem, leem, justificam sua escrita, ponderam, reconsideram, reescrevem, releem e ficam satisfeitas com o resultado obtido.Os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação estão contidos apenas
Considere as situações.
Caso 1. Uma professora do 3.º ano propõe que sua turma elabore as regras de convivência do grupo. Entre os pares, é escolhido um redator, responsável por registrar todas as opiniões, e um mediador, que teria que organizar a discussão. O grupo, além de definir as regras de convivência, também listou sanções a quem as transgredisse.
Caso 2. A rotina de trabalho do 2.º ano é diariamente anotada num canto da lousa pela professora. O dia começa com a leitura compartilhada de um texto escolhido e comentado pela professora. Em seguida, os alunos realizam trabalhos individuais de escrita. Por último, são realizadas atividades de matemática, em que a docente toma o cuidado de expor as regularidades e acompanhar o trabalho dos alunos para evitar erros.
Caso 3. Uma professora propõe que seus alunos, em duplas, escolham um recorte de marca de produto alimentício, de comum acordo. Depois de escolhido e justificado o motivo da escolha, a professora pede às crianças que escrevam com letras móveis a marca e o slogan do produto escolhido. As duplas conversam, escrevem, leem, justificam sua escrita, ponderam, reconsideram, reescrevem, releem e ficam satisfeitas com o resultado obtido.
Os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação estão contidos apenas
- A)no caso 1.
- B)no caso 2.
- C)no caso 3.
- D)nos casos 1 e 2.
- E)nos casos 1 e 3.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Os casos apresentados ilustram diferentes abordagens pedagógicas que podem influenciar o desenvolvimento de autonomia e cooperação entre os alunos. A análise dessas situações permite identificar quais estratégias efetivamente promovem essas habilidades.
No caso 1, a professora estimula a autonomia ao delegar aos alunos a criação das regras de convivência. A escolha de um redator e um mediador dentro do grupo fomenta a cooperação, pois exige organização coletiva e escuta ativa. A definição conjunta de regras e sanções também reforça o senso de responsabilidade compartilhada, elementos essenciais para a autonomia e o trabalho cooperativo.
O caso 2, por sua vez, demonstra uma rotina estruturada pela professora, com atividades sequenciais e acompanhamento individual. Embora haja uma preocupação pedagógica evidente, a dinâmica é mais diretiva, centrada na figura do professor, o que limita oportunidades para os alunos exercitarem autonomia ou cooperação ativa entre pares.
Já o caso 3 apresenta uma atividade colaborativa onde as duplas negociam escolhas, justificam decisões e revisam seu trabalho conjuntamente. O processo de escrita compartilhada, com discussão e reformulação, estimula tanto a autonomia na tomada de decisões quanto a cooperação para alcançar um resultado satisfatório para ambos.
Portanto, os elementos que contribuem para autonomia e cooperação estão presentes nos casos 1 e 3, onde os alunos têm espaço para tomar decisões coletivas, resolver problemas em grupo e construir conhecimento de forma colaborativa, diferentemente do caso 2, que segue um modelo mais tradicional e menos participativo.
Deixe um comentário