Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere à execução, um projeto é de qualidade quando: 1) nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem. 2) é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação. 3) implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola. 4) é construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporado ambos numa interação possível. 5) é controlado e acompanhado em todas as etapas de forma que seja implementado tal qual foi planejado. Estão corretas, apenas:

No que se refere à execução, um projeto é de qualidade quando:

1) nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem.
2) é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
3) implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.
4) é construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporado ambos numa interação possível.
5) é controlado e acompanhado em todas as etapas de forma que seja implementado tal qual foi planejado.

Estão corretas, apenas:









Resposta:

A alternativa correta é C)

No que se refere à execução, um projeto é considerado de qualidade quando atende a determinados critérios essenciais. Esses critérios garantem não apenas a eficácia do projeto, mas também sua relevância e sustentabilidade ao longo do tempo. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar que as características fundamentais de um projeto de qualidade são:

  1. O projeto deve nascer da própria realidade, baseando-se em uma análise clara das causas dos problemas e do contexto em que eles ocorrem. Isso assegura que as soluções propostas sejam pertinentes e direcionadas.
  2. É imprescindível que o projeto seja exequível, ou seja, que considere as condições necessárias para sua implementação e avaliação. Um planejamento irrealista compromete todo o processo.
  3. A ação articulada de todos os envolvidos é crucial, pois projetos educacionais ou institucionais dependem da colaboração e do engajamento coletivo para alcançar seus objetivos.
  4. Um projeto de qualidade é dinâmico, sendo construído continuamente. Ele não é apenas um produto final, mas um processo em constante evolução, que se adapta às necessidades e feedbacks ao longo do tempo.

Embora o acompanhamento e o controle em todas as etapas (item 5) sejam importantes, a ausência dessa característica não invalida as demais. Portanto, as afirmações corretas são as de número 1, 2, 3 e 4, conforme indicado na alternativa C).

Em suma, um projeto de qualidade é aquele que parte da realidade, é viável, envolve os atores relevantes e se mantém em constante construção. Esses elementos, quando combinados, formam a base para iniciativas bem-sucedidas e impactantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *