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Questões Sobre Pesquisa em Educação - Pedagogia - concurso

Questão 11

Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas. Entretanto é preciso que neles estejam garantidos alguns aspectos que os qualificam como sendo bons, dentre eles que o produto final possa:

  • A)dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos
  • B)evidenciar que os saberes prévios dos alunos permaneceram, pela especificidade da função da escola pública
  • C)dá visibilidade aos conceitos espontâneos, o que é assegurado como objetivo final das atividades planejadas nas instituições públicas
  • D)confirmar a fragilidade da formação inicial docente, único meio de fortalecer as representações de serviços públicos
  • E)evidenciar que as orientações didáticas e os conhecimentos prévios dos alunos são generalizáveis para qualquer área do conhecimento
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A alternativa correta é A)

Os projetos pedagógicos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, e sua elaboração deve considerar critérios que garantam sua eficácia. Conforme apresentado no texto, um bom projeto deve priorizar aspectos que valorizem a construção do conhecimento, destacando-se a visibilidade dos processos de aprendizagem e dos conteúdos assimilados pelos alunos.

A alternativa A) corretamente aponta que um projeto de qualidade deve "dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos". Essa característica é essencial, pois permite que tanto educadores quanto estudantes acompanhem o desenvolvimento cognitivo, identificando avanços e dificuldades. Ao tornar explícitos os percursos de aprendizagem, o projeto fortalece a reflexão sobre a prática pedagógica e a assimilação significativa do conhecimento.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais ou distorções sobre a função da escola pública. Por exemplo:

  • B) Incorre ao sugerir que os saberes prévios devem "permanecer" inalterados, ignorando a transformação promovida pela educação.
  • C) Erra ao reduzir o objetivo institucional à visibilidade de conceitos espontâneos, desconsiderando a mediação para conceitos científicos.
  • D) Apresenta uma afirmação contraditória ao vincular fragilidade docente ao fortalecimento de serviços públicos.
  • E) Generaliza indevidamente a aplicabilidade de orientações didáticas, desrespeitando as especificidades disciplinares.

Portanto, a alternativa A) se destaca como a correta por articular-se com princípios pedagógicos contemporâneos que valorizam a metacognição e a avaliação processual como elementos centrais de projetos educacionais significativos.

Questão 12

Os estudos e pesquisas que evidenciam o ensinar a ler e escrever com base nos métodos analíticos ou sintéticos destacam a exigência para que as crianças apresentassem:

  • A)uma prontidão para o início do processo de alfabetização
  • B)o erro como novos saberes
  • C)habilidades para aprovação e a reprovação deveriam favorecer a elevação das estatísticas
  • D)competências leitoras para circular em turmas heterogêneas
  • E)competências que buscavam respeitar as peculiaridades de cada sujeito por meio de práticas de ensino acessíveis
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A alternativa correta é A)

Os estudos e pesquisas que evidenciam o ensinar a ler e escrever com base nos métodos analíticos ou sintéticos destacam a exigência para que as crianças apresentassem:

  • A) uma prontidão para o início do processo de alfabetização
  • B) o erro como novos saberes
  • C) habilidades para aprovação e a reprovação deveriam favorecer a elevação das estatísticas
  • D) competências leitoras para circular em turmas heterogêneas
  • E) competências que buscavam respeitar as peculiaridades de cada sujeito por meio de práticas de ensino acessíveis

O gabarito correto é A).

Questão 13

Leia o fragmento a seguir:

“… não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação, que exige o esforço conjunto e a vontade política do coletivo escolar.”

Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento acima.

  • A)Plano de Aula
  • B)Projeto Político Pedagógico
  • C)Prestação de Contas
  • D)Avaliação dos Estudantes
  • E)Escolha do Livro Didático
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A alternativa correta é B)

O fragmento apresentado descreve um processo dinâmico e coletivo, que vai além da mera elaboração de um documento, envolvendo ação, reflexão e comprometimento político da comunidade escolar. Essa característica está intrinsecamente ligada ao conceito de Projeto Político Pedagógico (PPP), que é a opção correta (B).

O PPP não se resume a um documento burocrático, mas representa a identidade da escola, construída por meio da participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo. Ele reflete as intenções pedagógicas, os valores e as metas da instituição, exigindo um trabalho colaborativo e reflexivo para sua efetiva implementação.

As demais alternativas não correspondem ao conceito apresentado:

  • A) Plano de Aula: É um instrumento mais específico, voltado para o planejamento de uma única aula ou sequência didática.
  • C) Prestação de Contas: Refere-se à transparência administrativa e financeira, não ao processo pedagógico descrito.
  • D) Avaliação dos Estudantes: É um componente do processo educativo, mas não abrange a dimensão coletiva e política mencionada.
  • E) Escolha do Livro Didático: Embora importante, é uma decisão pontual, não um processo contínuo de reflexão e ação.

Portanto, o fragmento claramente remete ao Projeto Político Pedagógico, que é a expressão da autonomia e da construção coletiva da escola.

Questão 14

As instituições devem criar oportunidades para que o adolescente ultrapasse a esfera espontânea de apreensão da realidade para chegar à esfera crítica, assumindo conscientemente seu papel de sujeito. Esse processo de conscientização desenvolve-se no ato de ação–reflexão–ação. Nesse sentido, as ações devem propiciar a participação crítica do adolescente na

  • A)elaboração, monitoramento e avaliação das práticas sociais desenvolvidas, possibilitando o exercício da responsabilidade, da liderança e da autoconfiança.
  • B)definição dos horários e das formas de atendimento ao público junto com os responsáveis por administrar a instituição, para promover sua autonomia.
  • C)execução, junto com os funcionários, da abertura dos portões da instituição para recepcionar as famílias em visita aos adolescentes.
  • D)ajuda aos funcionários, nas tarefas de limpeza e arrumação do refeitório, dos quartos, sanitários e demais áreas da instituição
  • E)realização do planejamento das atividades gerais e mais amplas da administração da instituição.
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A alternativa correta é A)

O processo de formação crítica do adolescente dentro de instituições é um tema de grande relevância, especialmente quando consideramos a necessidade de transformar a experiência espontânea em uma consciência reflexiva e ativa. O texto apresentado destaca a importância de ações que promovam a participação crítica do jovem, não apenas como receptor passivo, mas como sujeito ativo na construção e avaliação de práticas sociais. Essa abordagem está alinhada com o pensamento de educadores como Paulo Freire, para quem a educação deve ser um ato dialógico, baseado na ação-reflexão-ação.

Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a que melhor reflete esse princípio, pois coloca o adolescente como protagonista na elaboração, monitoramento e avaliação das práticas sociais. Essa participação direta não só fortalece seu senso de responsabilidade e liderança, mas também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, elementos essenciais para sua formação como cidadão crítico e autônomo.

As demais alternativas, embora possam ter méritos em contextos específicos, não alcançam o mesmo nível de engajamento crítico. A alternativa B), por exemplo, limita-se a aspectos administrativos, enquanto a C) e a D) reduzem a participação do adolescente a tarefas operacionais. Já a alternativa E), embora pareça ampla, pode distanciar o jovem da realidade concreta, focando em planejamentos distantes de sua vivência imediata.

Portanto, a resposta correta é A), pois é a única que efetivamente propõe um envolvimento crítico e transformador, essencial para o desenvolvimento pleno do adolescente como sujeito de sua própria história.

Questão 15

48. No que concerne à pesquisa participante como instrumento de inovação e avaliação do ensinar e aprender, é correto afirmar:

1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados.

2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.

3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar.

4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.

5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
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A alternativa correta é A)

O gabarito correto é a alternativa A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

A pesquisa participante é uma abordagem metodológica que se destaca por seu caráter crítico-reflexivo e transformador, conforme destacado na afirmativa 1. Ela promove a colaboração entre pesquisador e participantes, incentivando a busca coletiva por soluções para os problemas identificados, o que a torna uma ferramenta valiosa para o trabalho docente.

A afirmativa 2 também está correta, pois a comunicação na pesquisa participante deve ser acessível e inclusiva, exigindo do pesquisador a capacidade de ouvir ativamente e respeitar diferentes perspectivas culturais. Essa postura humilde e aberta ao diálogo é essencial para o sucesso da abordagem.

Por fim, a afirmativa 3 reforça o aspecto transformador da pesquisa participante, relacionando o conhecimento produzido a ações concretas que melhoram a convivência no espaço escolar. Esse processo não se limita à análise, mas busca efetivamente promover mudanças positivas.

As afirmativas 4 e 5 não estão corretas. A pesquisa participante não se divide em apenas dois momentos rígidos, como sugere a afirmativa 4, pois é um processo contínuo e dinâmico. Além disso, a afirmativa 5 desconsidera o caráter coletivo da abordagem, ao centrar o saber escolar apenas na experiência do docente especialista, o que vai contra os princípios da pesquisa participante.

Questão 16

Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.

A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:

1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

  • A)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 6.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2, 5 e 6.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 7.
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A alternativa correta é E)

Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.

A partir da reflexão exposta acima, pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:

  1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
  2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
  3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
  4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
  5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
  6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
  7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 6.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 5 e 6.
  • E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 7.

O gabarito correto é E).

Questão 17

Os estudos que abarcam questões relacionadas ao planejamento escolar pautado na perspectiva dos Projetos de Trabalho apostam na possibilidade de uma organização curricular fundamentada na resolução de problemas e que os estudantes:

1. Se sintam envolvidos e aprendam a realizar pesquisas.
2. Aprendam a buscar informações.
3. Aprendam a selecionar as informações, organizá-las e interpretá-las.
4. Saibam como tornar público o processo de pesquisa.
5. Esperem sempre o professor tomar as decisões a respeito do rumo da pesquisa.
6. Assumam uma postura passiva diante do conhecimento.
7. Aprendam que o conhecimento ocorre sempre de maneira linear e fragmentada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


  • A)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 3, 5 e 7.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 7.
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A alternativa correta é D)

Os estudos que abordam o planejamento escolar com base nos Projetos de Trabalho defendem uma abordagem curricular centrada na resolução de problemas, promovendo a autonomia e o engajamento dos estudantes. Essa perspectiva valoriza a pesquisa ativa, a seleção crítica de informações e a socialização do conhecimento, características essenciais para uma aprendizagem significativa.

Analisando as afirmativas apresentadas:

  1. Correta: O envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa são pilares dos Projetos de Trabalho.
  2. Correta: A busca por informações é uma etapa fundamental no processo de investigação.
  3. Correta: A seleção, organização e interpretação de dados são competências desenvolvidas nessa abordagem.
  4. Correta: A divulgação do processo de pesquisa é incentivada, tornando o aprendizado coletivo e reflexivo.
  5. Incorreta: Os Projetos de Trabalho priorizam a autonomia dos estudantes, não a dependência do professor.
  6. Incorreta: A postura esperada é ativa e participativa, não passiva.
  7. Incorreta: O conhecimento é construído de forma integrada e não linear, contrariando essa afirmação.

Portanto, as afirmativas corretas são 1, 2, 3 e 4, correspondendo à alternativa D). Essa escolha reflete os princípios dos Projetos de Trabalho, que incentivam a participação ativa, a pesquisa autônoma e a construção colaborativa do conhecimento.

Questão 18

A presença do Pedagogo, como profissional integrante de uma equipe de gestão de projetos, é da maior importância para seu trabalho formativo com os demais profissionais, ajudando-os a tomar consciência das dimensões educativas envolvidas em sua prática e das possibilidades de mudanças. Nesse contexto, o pedagogo deve realizar ações de

  • A)cooperação e substituição dos problemas enfrentados.
  • B)articulação e reflexão, contribuindo com proposições socioeducativas.
  • C)supervisão e decisão de todas as partes do projeto da instituição.
  • D)avaliação e discriminação dos critérios na seleção do pessoal envolvido.
  • E)fiscalização e controle das ações dos projetos propostos.
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A alternativa correta é B)

A presença do pedagogo em equipes de gestão de projetos é fundamental devido ao seu papel formativo e transformador. Como profissional capacitado para atuar na mediação de processos educativos, ele contribui não apenas com conhecimentos técnicos, mas também com uma visão crítica e reflexiva sobre as práticas desenvolvidas no projeto.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) articulação e reflexão, contribuindo com proposições socioeducativas é a que melhor representa a atuação pedagógica nesse contexto. Isso porque o pedagogo não assume um papel autoritário ou fiscalizador, mas sim de facilitador, promovendo diálogos, integração entre os saberes e a construção coletiva de soluções.

Sua atuação se baseia em:

  • Estimular a reflexão sobre as práticas, identificando suas dimensões educativas.
  • Articular diferentes áreas do conhecimento para enriquecer o projeto.
  • Propor ações que considerem o aspecto social e educativo do trabalho desenvolvido.

Portanto, a alternativa correta é a B, pois reflete o caráter colaborativo e propositivo da pedagogia na gestão de projetos, em contraste com visões mais burocráticas ou punitivas presentes nas demais opções.

Questão 19

O pedagogo, que trabalha com projetos ou programas sociais, deve selecionar critérios no processo de avaliação com base no paradigma educacional, considerando o aprendente como sujeito social e interativo, apoiado na perspectiva da autonomia. Assim, o processo possibilitará

  • A)averiguar e classificar os alunos por níveis de desempenho.
  • B)intervir para promover o desenvolvimento das aprendizagens de todos.
  • C)selecionar os alunos que têm condições de aprendizagem para serem aprovados.
  • D)organizar as turmas por idade e níveis de ensino de acordo com o professor.
  • E)planejar aulas e provas com mais recursos e material didático reutilizável.
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A alternativa correta é B)

O papel do pedagogo em projetos ou programas sociais é fundamental para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora. Ao selecionar critérios de avaliação, é essencial que esse profissional adote um paradigma educacional que reconheça o aprendente como sujeito social e interativo, valorizando sua autonomia. Essa abordagem vai além de simplesmente medir desempenhos ou classificar alunos, pois busca promover o desenvolvimento integral de todos.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) Focar apenas em averiguar e classificar alunos por níveis de desempenho reduz a avaliação a um processo meramente classificatório, ignorando a dimensão formativa.
  • B) A intervenção pedagógica para promover o desenvolvimento das aprendizagens de todos (alternativa correta) está alinhada com uma visão emancipatória da educação, onde o pedagogo atua como mediador do processo de aprendizagem.
  • C) Selecionar alunos com "condições de aprendizagem" para aprovação representa uma perspectiva excludente, contrária aos princípios da educação inclusiva.
  • D) Organizar turmas por idade e nível, sem considerar as particularidades dos alunos, reproduz um modelo tradicional pouco flexível.
  • E) Embora o planejamento com recursos didáticos seja importante, por si só não garante uma avaliação formativa e inclusiva.

A alternativa B se destaca por refletir uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento de todos os aprendentes, respeitando suas diferenças e potencialidades. Essa abordagem está em sintonia com as atuais tendências da pedagogia social, que valorizam a educação como direito fundamental e instrumento de transformação social.

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Questão 20

Em 1973, Lauro de Oliveira Lima afirmou que “o novo nome do ensino é pesquisa”. Quarenta anos são passados e ainda estamos em busca deste ideal. Sem dúvida, todos nós aceitamos e partilhamos esta ideia, mas sentimos grande dificuldade para praticá-la no cotidiano escolar. Isto dependeria do desenvolvimento, desde a educação básica,

  • A)de condições de busca e obtenção de aportes financeiros, em vista dos custos para a realização da pesquisa escolar.
  • B)de um conhecimento profundo acerca dos valores científicos e éticos, além do conhecimento da própria metodologia de pesquisa.
  • C)de uma atitude científica, promotora da ultrapassagem do conhecimento do método científico, transformando-se em prática pedagógica.
  • D)da ampliação de laboratórios e bibliotecas escolares de forma que pudessem substituir as salas de aula na realização do ensino.
  • E)de currículos flexíveis, não padronizados, desatrelados de avaliações nacionais e internacionais
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A alternativa correta é C)

Em 1973, Lauro de Oliveira Lima afirmou que “o novo nome do ensino é pesquisa”. Quarenta anos depois, essa afirmação ainda ressoa como um desafio a ser superado no cenário educacional. Apesar de a ideia ser amplamente aceita, sua implementação no cotidiano escolar enfrenta obstáculos significativos. A alternativa correta, C), aponta para a necessidade de desenvolver uma atitude científica que vá além do domínio teórico do método, transformando-o em uma prática pedagógica efetiva.

A pesquisa, como eixo central do ensino, exige mais do que recursos materiais ou conhecimentos técnicos. Enquanto as opções A) e D) focam em aspectos logísticos e infraestrutura, e B) aborda a importância da formação teórica, a alternativa C) destaca o cerne da questão: a internalização de uma postura investigativa. Essa atitude científica deve permear o processo educativo desde a base, incentivando a curiosidade, o questionamento e a autonomia intelectual dos estudantes.

A opção E), por sua vez, sugere uma flexibilização curricular que, embora possa facilitar a inserção da pesquisa, não garante por si só a mudança de postura necessária. A resposta correta, portanto, reforça que a verdadeira transformação depende da capacidade dos educadores de incorporar a pesquisa como princípio educativo, ultrapassando a mera transmissão de conteúdos e promovendo a construção ativa do conhecimento.

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