Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Pesquisa em Educação - Pedagogia - concurso

Questão 41

Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do ensino baseado na abordagem denominada ensino com pesquisa. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Valorização da ação reflexiva do aluno.

II. A centralidade do sujeito (educando).

III. Estímulo da capacidade de análise e argumentação.

IV. A realização de exercícios para a retenção do conteúdo.

V. O conhecimento é percebido como provisório e relativo.

  • A)somente I e II estão corretas
  • B)somente I, III e IV estão corretas
  • C)somente I, III e V estão corretas
  • D)somente II e IV estão corretas
  • E)somente II, IV e V estão corretas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O ensino com pesquisa é uma abordagem pedagógica que prioriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, incentivando a reflexão, a análise crítica e a compreensão do saber como um processo dinâmico. Nesse contexto, as afirmativas I, III e V estão corretas, pois refletem os princípios fundamentais dessa metodologia.

A afirmativa I destaca a valorização da ação reflexiva do aluno, elemento essencial no ensino com pesquisa, já que o estudante é incentivado a questionar, investigar e interpretar informações, indo além da memorização passiva.

A afirmativa III aborda o estímulo da capacidade de análise e argumentação, outra característica central dessa abordagem, que busca desenvolver habilidades de pensamento crítico e articulação de ideias com base em evidências.

Por fim, a afirmativa V ressalta que o conhecimento é percebido como provisório e relativo, o que está alinhado com a natureza investigativa do ensino com pesquisa, que compreende o saber como algo em constante transformação.

As demais afirmativas não representam adequadamente essa abordagem. A II, apesar de mencionar a centralidade do educando, é genérica e não específica ao ensino com pesquisa. Já a IV, que trata de exercícios para retenção de conteúdo, está mais associada a métodos tradicionais de ensino, focados na repetição, e não na investigação crítica.

Portanto, a alternativa correta é a C) somente I, III e V estão corretas, pois essas afirmativas sintetizam os pilares do ensino com pesquisa: reflexão, análise crítica e compreensão do conhecimento como processo.

Questão 42

De acordo com Zabala, o instrumento que estabelece, por acordo entre docentes e discentes, as atividades a serem realizadas em determinado período é o(a):

  • A)avaliação.
  • B)plano de aula.
  • C)projeto de pesquisa.
  • D)trabalho individual.
  • E)Projeto pedagógico.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

De acordo com Zabala, o instrumento que estabelece, por acordo entre docentes e discentes, as atividades a serem realizadas em determinado período é o(a):

  • A) avaliação.
  • B) plano de aula.
  • C) projeto de pesquisa.
  • D) trabalho individual.
  • E) Projeto pedagógico.

O gabarito correto é C) projeto de pesquisa.

Questão 43

Leia o texto a seguir, para responder a questão 55.

“Um projeto colaborativo para a organização da aula procura dar conta do processo didático em toda sua abrangência. Objetiva orientar a reflexão com base na prática e para a prática, sendo um instrumento norteador da vida pedagógica que é gestada ao longo da aula.” (VEIGA, 2008, p. 267).

Analise as afirmativas abaixo, considerando o que um projeto colaborativo de organização de aula deve contemplar. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A flexibilização para permitir uma organização mais suave, passível de ajustes de acordo com as necessidades detectadas.

II. A participação atuante do grupo de professores, a fim de evitar o trabalho isolado de alguns deles.

III. O estabelecimento de relações hierárquicas, com o intuito de determinar equipes de coordenação e de execução.

IV. A utilização sem cautela das formas de trabalho colaborativo da balcanização, da cooperação fácil e da equipe artificial.

V. A diversificação, a fim de contemplar as diferenças de origens dos alunos e às diferenças culturais.


  • A)somente I, II e V estão corretas
  • B)somente I, III e IV estão corretas
  • C)somente II, III e V estão corretas
  • D)somente II, IV e V estão corretas
  • E)somente III, IV e V estão corretas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O projeto colaborativo para a organização da aula, conforme descrito no texto de Veiga (2008), busca abranger todo o processo didático, promovendo uma reflexão baseada na prática e orientando a vida pedagógica. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com esse conceito.

A afirmativa I está correta, pois a flexibilização é essencial para permitir ajustes conforme as necessidades detectadas durante o processo de ensino, garantindo que o projeto seja adaptável e eficaz.

A afirmativa II também está correta, já que a participação ativa de todos os professores evita o isolamento e fortalece o trabalho em equipe, elemento fundamental em um projeto colaborativo.

A afirmativa III está incorreta, pois o estabelecimento de relações hierárquicas rígidas contradiz a ideia de colaboração, que pressupõe uma dinâmica mais horizontal e participativa entre os educadores.

A afirmativa IV é incorreta, uma vez que a utilização sem cautela de formas de trabalho colaborativo superficiais, como a balcanização ou a equipe artificial, pode prejudicar a eficácia do projeto, em vez de fortalecê-lo.

Por fim, a afirmativa V está correta, pois a diversificação é crucial para atender às diferenças culturais e de origens dos alunos, garantindo um ensino mais inclusivo e representativo.

Portanto, a alternativa correta é A) somente I, II e V estão corretas, conforme indicado no gabarito.

Questão 44

No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:

I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.

II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.

III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.

  • A)somente a I está correta
  • B)somente a II está correta
  • C)somente a III está correta
  • D)somente a I e II estão corretas
  • E)somente a II e III estão corretas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

No campo das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação, a perspectiva de uma pedagogia do trabalho com sentido emancipador busca colocar o trabalhador no centro do processo educativo, transcendendo a visão instrumental do trabalho como mera ferramenta de produção. Essa abordagem defende que o trabalho, quando compreendido como princípio educativo, pode ser um caminho para a autonomia e a realização humana.

Analisando as alternativas apresentadas:

I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho. – Esta afirmação está alinhada com a ideia de uma pedagogia emancipadora, pois rejeita a concepção limitada do trabalho como apenas um meio para fins econômicos, defendendo seu potencial formativo e libertador.

II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania. – Correta, pois reforça a crítica à instrumentalização do trabalho, destacando que sua subordinação exclusiva à lógica produtiva nega sua dimensão educativa e política, essencial para a construção da cidadania.

III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho. – Incorreta, pois essa afirmação reproduz uma visão pragmática da educação, subordinando-a às demandas imediatas do mercado, o que contradiz o princípio de uma pedagogia emancipadora.

Portanto, as alternativas I e II são as que melhor refletem a proposta de uma pedagogia do trabalho com caráter emancipador, enquanto a III se afasta dessa perspectiva. O gabarito correto é D) somente a I e II estão corretas.

Questão 45

A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes

  • A)trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre.
  • B)participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe.
  • C)formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.
  • D)ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial ou a distância, fundamenta-se em um princípio essencial: o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. A alternativa correta, C), destaca esse princípio ao afirmar que os alunos formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.

Essa abordagem valoriza a curiosidade e a investigação, elementos centrais no aprendizado baseado em projetos. Ao partir de um problema real ou contextualizado, os estudantes desenvolvem habilidades como:

  • Pensamento crítico e questionamento
  • Capacidade de pesquisa e análise
  • Autonomia no processo de aprendizagem

As demais alternativas apresentam equívocos: a opção A) ignora momentos individuais de reflexão; a B) reduz o processo a jogos, desconsiderando a profundidade da pesquisa; e a D) contradiz a própria essência da metodologia, que exige atividades investigativas.

Portanto, a resposta correta reforça que projetos educativos eficazes nascem da problematização e da busca ativa por respostas, características fundamentais para uma educação significativa.

Questão 46

No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares pré- estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. Sua função é favorecer

I. a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares.

II. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses.

III. o tratamento aleatório da informação pesquisada pelos estudantes.

IV. procedimentos de diferentes tipos que permitam aos estudantes organizar seu próprio conhecimento.

Assinale a afirmativa que apresenta a análise INCORRETA:

  • A)A afirmativa I é verdadeira porque o trabalho com projetos favorece a criação de novas formas de organização do conhecimento escolar.
  • B)A afirmativa II é falsa, pois o trabalho com projetos não pressupõe formulação de hipóteses tal qual numa pesquisa.
  • C)A afirmativa III é falsa porque as informações pesquisadas precisam de um tratamento organizado.
  • D)A afirmativa IV é verdadeira porque a realização de diferentes formas de trabalhar permite que o sujeito organize seus conhecimentos e aprendizagens.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares surge como uma abordagem dinâmica e flexível, que busca superar a rigidez dos modelos tradicionais de ensino. Essa metodologia valoriza a interdisciplinaridade e a adaptação às necessidades dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

As afirmativas apresentadas destacam aspectos fundamentais desse processo. A afirmativa I está correta, pois o trabalho por projetos estimula justamente a criação de estratégias inovadoras para organizar o conhecimento, rompendo com estruturas pré-definidas. Já a afirmativa III é claramente falsa, como apontado, uma vez que o tratamento aleatório das informações contraria o próprio propósito de organização que caracteriza o trabalho por projetos.

A afirmativa IV também está correta, pois a diversidade de procedimentos é essencial para que os estudantes possam construir seu conhecimento de forma autônoma e crítica. No entanto, a afirmativa II está incorretamente analisada na alternativa B, que a considera falsa. Na verdade, a formulação de problemas e hipóteses é elemento central no trabalho por projetos, aproximando-o sim de processos investigativos típicos da pesquisa.

Portanto, a análise que está incorreta é mesmo a da alternativa B), que nega a relação entre o trabalho por projetos e a formulação de hipóteses - relação esta que é, na prática, fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes.

Questão 47

A pesquisa participante é um processo no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social. Portanto, é correto afirmar que a pesquisa participante é uma atividade educativa

  • A)orientada para uma ação imediata que prescinde de um planejamento.
  • B)de investigação e ação social realizada com um planejamento prévio.
  • C)cujo objetivo é resolver a tensão contínua entre o mundo acadêmico e o real.
  • D)que busca plena participação da comunidade sem o objetivo, porém, de promover a participação social.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A pesquisa participante é um método que envolve ativamente a comunidade no estudo e na transformação de sua própria realidade. Essa abordagem combina investigação e ação social, sendo fundamentalmente educativa e orientada para a mudança.

Analisando as alternativas:

  • A) Incorreta, pois a pesquisa participante requer planejamento, mesmo sendo voltada para ação prática.
  • B) Correta, pois caracteriza precisamente a pesquisa participante como uma atividade planejada de investigação e ação social.
  • C) Incorreta, pois embora possa haver diálogo entre academia e realidade, não é esse o objetivo principal.
  • D) Incorreta, pois a promoção da participação social é justamente um dos objetivos centrais.

Portanto, a alternativa B é a correta por representar adequadamente a natureza planejada e transformadora da pesquisa participante.

Questão 48

Identifique a metodologia segundo a qual o grande trabalho do professor se concentra na apresentação, a mais clara e precisa possível, do objeto de estudo, procurando trazer para os alunos os elementos mais importantes para a compreensão desse objeto, recuperando o conhecimento acumulado pela humanidade.

  • A)Metodologia de projetos.
  • B)Metodologia escolanovista.
  • C)Metodologia expositiva.
  • D)Metodologia de resolução de problemas.
  • E)Metodologia científica.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O texto apresenta uma metodologia em que o professor tem como principal função a apresentação clara e precisa do objeto de estudo, destacando os elementos essenciais para a compreensão dos alunos e resgatando o conhecimento acumulado historicamente. Essa abordagem está diretamente associada à metodologia expositiva, que se caracteriza pela transmissão organizada e sistemática do conteúdo pelo educador, visando facilitar a assimilação do saber.

Entre as alternativas fornecidas:

  • A) Metodologia de projetos – Foca na aprendizagem por meio da elaboração de projetos, com ênfase na prática e na resolução de situações-problema.
  • B) Metodologia escolanovista – Prioriza o aluno como centro do processo educativo, valorizando experiências e interesses individuais.
  • C) Metodologia expositiva – Correta, pois alinha-se à descrição do texto, em que o professor assume um papel central na exposição do conteúdo de forma estruturada.
  • D) Metodologia de resolução de problemas – Baseia-se na abordagem de desafios concretos para desenvolver habilidades cognitivas.
  • E) Metodologia científica – Envolve a aplicação de métodos de investigação sistemáticos, como observação e experimentação.

Portanto, a alternativa correta é C) Metodologia expositiva, conforme indicado no gabarito.

Questão 49

Identifique um dos princípios metodológicos da pedagogia de projetos

  • A)Tomar a realidade escolar como ponto de chegada.
  • B)Observar ações e interações infantis ao longo do ano.
  • C)Propor atividades com sentido, reais e desafiadoras para os alunos.
  • D)Autorizar a participação e o desempenho individual, numa perspectiva técnica
  • E)Favorecer a construção do processo de memorização do cliente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Um dos princípios metodológicos fundamentais da pedagogia de projetos é propor atividades com sentido, reais e desafiadoras para os alunos. Essa abordagem busca engajar os estudantes em tarefas que tenham significado prático, conectando o aprendizado ao seu cotidiano e incentivando a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa.

A alternativa correta, C), reflete esse princípio ao destacar a importância de atividades que não sejam meramente repetitivas ou descontextualizadas, mas que estimulem a curiosidade, a investigação e a aplicação do conhecimento em situações reais. Diferentemente das outras opções, que focam em aspectos como memorização, desempenho individual ou observação passiva, a pedagogia de projetos prioriza a ação reflexiva e a construção coletiva do saber.

Assim, ao escolher atividades significativas, o educador permite que os alunos desenvolvam autonomia, pensamento crítico e habilidades sociais, alinhando-se aos objetivos dessa metodologia ativa.

Continua após a publicidade..

Questão 50

O trabalho por projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica e das teorias que a estão informando.” Alvarez Leite (1996 : 32-33), ao falar de projetos de trabalho em sala de aula, destaca três momentos deste processo:

1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.

Relacione os itens anteriores às seguintes afirmativas:

( ) Nesta etapa, os alunos irão expressar suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o problema em questão.

( ) É feito coletivamente ou em pequenos grupos, possibilita que as novas aprendizagens passem a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos.

( ) As novas aprendizagens adquiridas servem de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem.

( ) É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas.

( ) Nesse processo, os alunos se defrontam com situações que os obrigam a comparar pontos de vista e colocar novas questões.

( ) É o momento detonador do projeto.

A sequência está correta em:

  • A)1, 3, 3, 2, 2, 1
  • B)2, 1, 3, 2, 1, 1
  • C)3, 2, 3, 1, 3, 1
  • D)1, 2, 3, 3, 2, 1
  • E)3, 2, 1, 2, 3, 1
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho por projetos, conforme destacado por Alvarez Leite (1996), representa uma transformação na prática pedagógica, exigindo uma revisão tanto das metodologias quanto das teorias que as fundamentam. Essa abordagem é estruturada em três momentos essenciais: problematização, desenvolvimento e síntese. Cada etapa desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem, permitindo que os alunos construam conhecimento de forma significativa e contextualizada.

A problematização é o ponto de partida, onde os alunos são desafiados a expor suas ideias, crenças e conhecimentos prévios sobre um tema. Esse momento é fundamental para despertar o interesse e estabelecer as questões que nortearão o projeto. Já o desenvolvimento envolve a busca por respostas, a comparação de perspectivas e a elaboração de estratégias para resolver as questões levantadas. Por fim, a síntese consolida as aprendizagens, integrando novos conhecimentos aos esquemas mentais dos alunos e servindo como base para futuras situações de aprendizagem.

A relação correta entre as afirmativas e os momentos do projeto, conforme o gabarito, é:

  1. (1) Problematização – Momento detonador do projeto.
  2. (3) Síntese – As novas aprendizagens servem de conhecimento prévio para outras situações.
  3. (3) Síntese – Possibilita que as aprendizagens sejam incorporadas aos esquemas de conhecimento.
  4. (2) Desenvolvimento – Criação de estratégias para buscar respostas.
  5. (2) Desenvolvimento – Comparação de pontos de vista e novas questões.
  6. (1) Problematização – Alunos expressam ideias e conhecimentos sobre o problema.

Portanto, a sequência correta é A) 1, 3, 3, 2, 2, 1, refletindo a dinâmica cíclica e interconectada dessas etapas no processo de aprendizagem por projetos.

1 3 4 5 6 7 9