Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dosalunos em uma realidade plural, é necessário que passemos aconsiderar as questões e problemas enfrentados pelos homens emulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. Oaprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada daafetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entreoutros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamose, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola. Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal deEducação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologiade projetos, julgue os itens subsequentes. De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a importância de uma educação que considere as complexidades e diversidades da sociedade contemporânea, integrando temas como raça, gênero, classe, meio ambiente e cultura no processo de ensino-aprendizagem. Essa visão está alinhada com a metodologia de projetos, que propõe uma abordagem interdisciplinar e integradora, rompendo com o modelo tradicional de educação fragmentada.

De acordo com os teóricos mencionados, os projetos de trabalho não são apenas uma metodologia, mas uma forma de repensar a escola e seu papel na formação integral dos alunos. Eles defendem que o conhecimento deve ser construído de maneira contextualizada, relacionando-se com os problemas e questões reais enfrentados pelos estudantes e pela sociedade. Dessa forma, o projeto transcende a simples transmissão de conteúdos isolados, promovendo uma aprendizagem significativa e crítica.

Portanto, a afirmação de que os projetos de trabalho devem ter um enfoque integrador, ultrapassando a educação tradicional baseada em saberes compartimentados, está correta. A metodologia de projetos, nessa perspectiva, reforça a função social da escola e sua capacidade de preparar os alunos para lidar com os desafios de um mundo plural e em constante transformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *