Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Planejamento Educacional - Pedagogia - concurso

Questão 1

O planejamento da prática pedagógica é uma operação mental que visa chegar a um plano. Assim, um plano de ensino bem construído deve prescindir de:

  • A)rigor metodológico.
  • B)coerência.
  • C)continuidade
  • D)objetividade.
  • E)precisão.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O planejamento da prática pedagógica é uma operação fundamental para o sucesso do processo educacional. Ele envolve a organização sistemática de ações que visam alcançar objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis. No entanto, um plano de ensino bem construído não deve depender exclusivamente de um rigor metodológico excessivo, como indica a alternativa correta (A).

Embora a metodologia seja importante, um plano pedagógico eficaz prioriza outros aspectos essenciais, como:

  • Coerência (B): A relação lógica entre objetivos, conteúdos e avaliações.
  • Continuidade (C): A progressão adequada dos conhecimentos ao longo do tempo.
  • Objetividade (D): A clareza nas metas e nas ações propostas.
  • Precisão (E): A definição detalhada de cada etapa do processo.

Portanto, o rigor metodológico, quando aplicado de forma inflexível, pode limitar a adaptabilidade do professor às necessidades reais dos alunos. Um bom plano de ensino deve ser estruturado, porém flexível, permitindo ajustes que favoreçam a aprendizagem significativa.

Questão 2

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazem parte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s):

  • A)II, apenas
  • B)III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas.
  • E)I, II e III
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazem parte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s):

  • A) II, apenas
  • B) III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III

O gabarito correto é C).

Questão 3

São funções do planejamento escolar, EXCETO:

  • A)explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
  • B)expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino.
  • C)assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação.
  • D)atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana
  • E)facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O planejamento escolar é uma ferramenta essencial para a organização do trabalho docente, garantindo coerência entre as práticas pedagógicas e os objetivos educacionais. Suas funções incluem a articulação entre teoria e prática, a racionalização do ensino e a adaptação contínua às necessidades dos alunos. No entanto, nem todas as afirmações sobre suas atribuições estão corretas.

Analisando as alternativas:

  • A) Correta, pois o planejamento deve, de fato, explicitar princípios e diretrizes que conectem a escola ao contexto social e à participação democrática.
  • B) Correta, já que o planejamento expressa a relação entre o posicionamento filosófico-pedagógico e as ações concretas em sala de aula.
  • C) Correta, porque um dos principais objetivos do planejamento é organizar o trabalho docente, evitando improvisações e garantindo qualidade no ensino.
  • D) Correta, pois a revisão e atualização do plano são necessárias para adequá-lo aos avanços do conhecimento e às condições dos alunos.
  • E) Incorreta, já que a formação de turmas homogêneas e a exclusão de alunos não são funções do planejamento escolar, que deve priorizar a inclusão e o atendimento às diversidades.

Portanto, a alternativa E) está incorreta, pois contraria o princípio de equidade e inclusão que deve orientar o planejamento educacional.

Questão 4

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:

  • A)a avaliação, o planejamento em si e o plano político pedagógico.
  • B)o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
  • C)o plano da escola, a avaliação e o plano político pedagógico.
  • D)o plano de aulas, a avaliação e a pesquisa.
  • E)a avaliação, a pesquisa e a metodologia.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O planejamento educacional é um processo fundamental para a organização e eficácia do trabalho pedagógico. Ele se estrutura em diferentes níveis, que devem estar articulados para garantir a coerência e a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a B), que apresenta as três modalidades de planejamento interligadas: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

O plano da escola é o documento mais amplo, que define as diretrizes, os objetivos e as prioridades da instituição de ensino como um todo. Ele reflete o projeto político-pedagógico da escola e orienta as ações coletivas, garantindo que todos os atores envolvidos caminhem na mesma direção.

Já o plano de ensino é mais específico, sendo elaborado por cada docente ou equipe de professores. Ele detalha os conteúdos, as metodologias e os critérios de avaliação para uma determinada disciplina ou área do conhecimento, alinhando-se às metas estabelecidas no plano da escola.

Por fim, o plano de aulas é o instrumento mais concreto e imediato, no qual o professor organiza as atividades diárias ou semanais, considerando as particularidades de sua turma e os objetivos de aprendizagem definidos no plano de ensino. É nele que se materializa a prática pedagógica, com estratégias e recursos adaptados às necessidades dos alunos.

Essa hierarquia de planejamentos – do macro ao micro – assegura que as ações educacionais sejam coerentes, intencionais e eficazes, promovendo uma educação de qualidade e alinhada aos princípios da instituição.

Questão 5

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazemparte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s)

  • A)II, apenas.
  • B)III, apenas
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas
  • E)I, II e III
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazem parte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s):

  • A) II, apenas.
  • B) III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III.

O gabarito correto é C) I e II, apenas.

Questão 6

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, perguntou às professoras a respeito do enfoque usualmente utilizado por elas para ensinarem o sistema de numeração decimal.

Sandra: Acredito que seja melhor trabalhar com números menores que 100 na 1.ª série, aumentando gradativamente pelas séries. Assim, as crianças assimilam melhor.

Bete: Eu trabalho com diferentes intervalos da sequência numérica, logo na 1.ª série. Trabalho com situações em que as crianças possam operar, ordenar, produzir e interpretar a nume- ração escrita, a fim de encontrar as regularidades do sistema.

Fátima: Costumo trabalhar com o cartaz valor de lugar: primeiro começo com as unidades; como resultante do agrupamento de dez unidades, introduzo a dezena. Faço isso cada vez que incluo uma nova ordem.

Bia: Prefiro o trabalho com material dourado, seu sistema de agrupamentos e trocas. A criança consegue visualizar melhor o valor posicional dos algarismos.

Márcia: Pelo fato de refletir claramente a posicionalidade do sistema, fundamento meu trabalho no uso do ábaco. Agrupar e reagrupar são ações indispensáveis para entender o sistema posicional.

A professora que apresenta uma proposta de ensino com o sistema de numeração decimal, de acordo com as concepções apresentadas por Delia Lerner e Patricia Sadovsky, é

  • A)Bete.
  • B)Márcia.
  • C)Bia.
  • D)Fátima.
  • E)Sandra.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, questionou as professoras sobre a abordagem utilizada para ensinar o sistema de numeração decimal. As respostas revelaram diferentes estratégias pedagógicas, cada uma refletindo uma visão distinta sobre como as crianças aprendem os conceitos matemáticos.

Sandra defendeu uma abordagem gradual, começando com números menores que 100 na primeira série e aumentando a complexidade ao longo dos anos. Essa perspectiva tradicional prioriza a assimilação lenta e progressiva dos conceitos.

Bete apresentou uma proposta mais inovadora, trabalhando desde cedo com diferentes intervalos da sequência numérica e criando situações em que as crianças pudessem operar, ordenar e interpretar números para descobrir as regularidades do sistema. Essa abordagem se alinha com as concepções construtivistas de Delia Lerner e Patricia Sadovsky, que enfatizam a importância da criança construir ativamente seu conhecimento matemático.

Fátima, Bia e Márcia apresentaram métodos baseados em recursos específicos: cartaz valor de lugar, material dourado e ábaco, respectivamente. Embora esses materiais sejam valiosos, a abordagem de Bete se destaca por focar na construção ativa do conhecimento pelo aluno, sem depender exclusivamente de um recurso material.

Portanto, a resposta correta é A) Bete, pois sua proposta reflete melhor os princípios de ensino defendidos por Lerner e Sadovsky, que valorizam a construção do conhecimento através da exploração ativa e da descoberta das regularidades do sistema numérico.

Questão 7

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser infexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir fnalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

  • A)É correta apenas a afirmativa 2.
  • B)É correta apenas a afirmativa 3.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Na Educação Infantil, o planejamento pedagógico é um tema que continua a gerar debates e pesquisas, especialmente no que diz respeito à sua flexibilidade e adaptação às necessidades das crianças. Analisando as afirmativas apresentadas sob a perspectiva das pesquisas mais recentes, podemos identificar quais delas estão corretas.

A primeira afirmativa defende que o professor deve estar aberto a modificar seu planejamento quando surgirem outros interesses por parte das crianças. Essa visão está alinhada com as abordagens contemporâneas que valorizam a escuta ativa e a participação das crianças no processo educativo, tornando-a correta.

A segunda afirmativa, no entanto, afirma que o planejamento deve ser inflexível, sem possibilidade de alterações durante sua execução. Essa ideia contradiz os princípios da Educação Infantil, que priorizam a adaptação às necessidades e interesses do grupo, tornando-a incorreta.

A terceira afirmativa destaca que o planejamento permite ao professor observar e compreender as necessidades e problemas das crianças, buscando suas causas. Essa perspectiva é essencial para uma prática pedagógica reflexiva e, portanto, está correta.

Por fim, a quarta afirmativa ressalta que o planejamento ajuda o professor a prever as necessidades das crianças, exigindo um olhar atento à realidade delas. Essa abordagem também está em sintonia com as práticas educacionais atuais, sendo correta.

Assim, as afirmativas corretas são a 1, 3 e 4, correspondendo à alternativa D).

Questão 8

Com relação ao planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Estrutura-se em planos e projetos curriculares e de ensino.

II. Caracteriza-se pela ação individual dos professores sem estar articulado com as necessidades das turmas.

III. É uma atividade de ensino e aprendizagem determinada por uma intencionalidade educativa.

Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C)se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O planejamento escolar é um elemento fundamental para a organização e eficácia do processo educativo. Ao analisar as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas e em conformidade com os princípios do planejamento pedagógico.

A afirmativa I está correta, pois o planejamento escolar de fato se estrutura em planos e projetos curriculares e de ensino. Esses documentos orientam a prática pedagógica, garantindo coerência entre os objetivos educacionais e as ações desenvolvidas em sala de aula.

A afirmativa II está incorreta, já que o planejamento escolar não se caracteriza por ações individuais e isoladas dos professores. Pelo contrário, ele deve ser uma ação coletiva, articulada com as necessidades das turmas, da escola e do sistema educacional como um todo.

A afirmativa III está correta, pois o planejamento escolar é, de fato, uma atividade de ensino e aprendizagem determinada por uma intencionalidade educativa. Ele parte de objetivos claros e busca promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

Portanto, as únicas afirmativas corretas são a I e a III, o que torna a alternativa D a resposta adequada. O planejamento escolar, quando bem elaborado e executado, contribui significativamente para a qualidade da educação.

Questão 9

O planejamento de ensino é a etapa, na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão suas ações no processo da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do Planejamento deve ser

  • A)colaborar para que o aluno obtenha bom desempenho nas atividades escolares.
  • B)analisar a importância do processo de avaliação institucional externa.
  • C)coordenar o trabalho da equipe pedagógica e da gestão administrativa escolar.
  • D)supervisionar as atividades que serão vivenciadas por todos os segmentos ao longo do ano letivo.
  • E)ajudar no processo de organização do calendário de provas de cada turma.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O planejamento de ensino é uma etapa fundamental no processo educacional, onde o educador demonstra sua competência técnica e seu comprometimento político-social. Nessa fase, são estabelecidos os objetivos que irão guiar suas ações na construção do conhecimento. Diante disso, o principal objetivo do planejamento deve ser:

  • A) colaborar para que o aluno obtenha bom desempenho nas atividades escolares.
  • B) analisar a importância do processo de avaliação institucional externa.
  • C) coordenar o trabalho da equipe pedagógica e da gestão administrativa escolar.
  • D) supervisionar as atividades que serão vivenciadas por todos os segmentos ao longo do ano letivo.
  • E) ajudar no processo de organização do calendário de provas de cada turma.

Conforme o gabarito, a alternativa correta é a A), pois o foco do planejamento deve estar no desenvolvimento do aluno, garantindo que ele alcance um bom desempenho nas atividades escolares e, consequentemente, na sua aprendizagem.

Continua após a publicidade..

Questão 10

O planejamento é materializado em programas, planos e projetos. Uma das formas de materialização do planejamento na escola são os projetos didáticos. Eles representam uma forma de dinamizar o currículo numa abordagem integrada. Tal projeto é caracterizado pelos seguintes componentes centrais:

  • A)exposição, explicação e discussão.
  • B)problematização, reflexão e investigação.
  • C)tematização, discussão e exposição.
  • D)planejamento, exposição e explicação.
  • E)reflexão, avaliação e tematização.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O planejamento educacional se concretiza por meio de diversas ferramentas, como programas, planos e projetos. Dentro do ambiente escolar, os projetos didáticos emergem como uma das formas mais eficazes de operacionalizar esse planejamento, permitindo uma abordagem integrada e dinâmica do currículo.

Esses projetos são estruturados em torno de componentes centrais que garantem sua eficácia pedagógica. No contexto apresentado, a alternativa correta é a B) problematização, reflexão e investigação, pois esses elementos são fundamentais para promover um aprendizado significativo e crítico.

A problematização estimula os alunos a questionarem e identificarem desafios, enquanto a reflexão os leva a analisar diferentes perspectivas e contextos. Por fim, a investigação permite a busca ativa por soluções, consolidando o conhecimento por meio da prática e da pesquisa.

Essa abordagem contrasta com métodos mais tradicionais, como exposição e explicação (alternativas A e D), que, embora válidos em certos contextos, não incentivam a mesma profundidade de engajamento e pensamento crítico. Portanto, a combinação de problematização, reflexão e investigação representa a essência de um projeto didático bem-sucedido, alinhado com as demandas contemporâneas da educação.

1 2 3 10