A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.
O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O planejamento escolar é um processo fundamental para a organização e eficácia do ensino, e sua articulação deve considerar diferentes níveis de abrangência para garantir uma abordagem coerente e adaptada às necessidades educacionais. O item em questão afirma que os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o universo de forma específica, o que está incorreto.
Na realidade, os níveis de abrangência do planejamento de ensino — seja em nível macro (políticas educacionais), meso (projeto político-pedagógico da escola) ou micro (planejamento de aula) — não se limitam a uma mera análise organizacional. Pelo contrário, eles devem ser claramente delimitados e específicos, pois cada nível possui objetivos, estratégias e contextos próprios que demandam atenção individualizada.
Um planejamento bem estruturado requer que esses níveis sejam articulados entre si, mas também que suas particularidades sejam respeitadas. Ignorar a especificidade de cada nível pode levar a uma abordagem genérica e pouco eficaz, comprometendo a qualidade do ensino. Portanto, a afirmação apresentada está errada, e o gabarito correto é E) ERRADO.
Deixe um comentário