Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.
Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.
- A)objetivo, material, conhecimento prévio, atividade motivacional, encaminhamento metodológico e avaliação
- B)avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material e encaminhamento metodológico
- C)objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material e encaminhamento metodológico
- D)encaminhamento metodológico, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional e material
- E)conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material, encaminhamento metodológico e objetivo
Resposta:
A alternativa correta é A)
Ao elaborar um plano de aula, é essencial seguir uma sequência lógica que garanta a coerência e eficácia do processo de ensino-aprendizagem. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que apresenta os itens na seguinte ordem:
- Objetivo: Define o que se espera alcançar com a aula, orientando todo o planejamento.
- Material: Lista os recursos necessários para a execução das atividades.
- Conhecimento prévio: Identifica o que os alunos já sabem sobre o tema, servindo de base para novas aprendizagens.
- Atividade motivacional: Introduz o tema de forma engajadora, despertando o interesse dos alunos.
- Encaminhamento metodológico: Detalha as estratégias e etapas para desenvolver o conteúdo.
- Avaliação: Verifica se os objetivos foram alcançados e como os alunos assimilaram o conteúdo.
Essa sequência permite uma aula estruturada, começando pela definição clara do propósito (objetivo), passando pela preparação (material), conexão com o conhecimento existente (prévio), engajamento (motivacional), desenvolvimento (metodológico) e, finalmente, a verificação da aprendizagem (avaliação). As demais alternativas apresentam ordens que quebram essa lógica, como colocar a avaliação no início ou interromper o fluxo natural do planejamento.
Deixe um comentário