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Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. As formas de avaliação, em regra, não devem constar no plano de curso, mas em documento à parte.

Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos.

As formas de avaliação, em regra, não devem constar no plano de curso, mas em documento à parte.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Análise sobre a Inclusão das Formas de Avaliação no Plano de Curso

O planejamento didático é um elemento fundamental para a organização do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo desde a elaboração de projetos educacionais até a definição de planos de aula. Dentro desse contexto, surge a questão sobre a necessidade de incluir as formas de avaliação no plano de curso ou se estas devem ser tratadas em um documento separado.

O plano de curso é um instrumento que estabelece os objetivos, conteúdos, metodologias e critérios de avaliação de uma disciplina ou curso. Sua função é orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que será trabalhado e como o aprendizado será mensurado. Portanto, as formas de avaliação não apenas podem, mas devem constar no plano de curso, pois são parte integrante da estrutura pedagógica.

Excluir as formas de avaliação do plano de curso compromete a transparência e a coerência do processo educativo. A avaliação está diretamente relacionada aos objetivos de aprendizagem e às metodologias adotadas, sendo essencial que os alunos tenham ciência, desde o início, dos critérios que serão utilizados para avaliar seu desempenho.

Dessa forma, a afirmação de que "as formas de avaliação, em regra, não devem constar no plano de curso, mas em documento à parte" está incorreta. O gabarito E) ERRADO é, portanto, o correto, pois a avaliação é um componente indissociável do planejamento pedagógico e deve ser explicitada no plano de curso para garantir clareza e alinhamento entre todos os envolvidos no processo educativo.

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