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Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de “Planejamento Socializado Ascendente” que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de “Planejamento Socializado Ascendente” que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de "Planejamento Socializado Ascendente", que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

  • A) a construção coletiva de um projeto político-pedagógico da unidade escolar.
  • B) conselhos escolares atuantes.
  • C) considerar as diretrizes das instâncias superiores para estabelecer uma relação dialética com a realidade e necessidade local a fim de propor mudanças.
  • D) eleger a equipe diretiva da escola como única responsável pela elaboração do planejamento escolar.
  • E) a participação de todos os profissionais da educação e da comunidade escolar.

O gabarito correto é D), pois o Planejamento Socializado Ascendente pressupõe a participação democrática de toda a comunidade escolar, e não a centralização da responsabilidade apenas na equipe diretiva. Essa abordagem valoriza a colaboração coletiva e a construção de políticas educacionais a partir das necessidades locais, em diálogo com as diretrizes superiores.

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