Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Considerando-se que a educação é um processo social, é possível compreender o planejamento da educação sem considerar os elementos econômicos, políticos e culturais de determinada sociedade.
Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se que a educação é um processo social, é possível compreender o planejamento da educação sem considerar os elementos econômicos, políticos e culturais de determinada sociedade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Na última década, a América Latina passou por transformações significativas em suas estruturas estatais, com reformas que impactaram diretamente as políticas sociais, especialmente a educação. Durante esse período, organismos internacionais promoveram debates e análises sobre os efeitos da crise econômica e política nos sistemas educacionais da região, buscando soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos por esse cenário. Um dos pontos centrais dessas discussões foi o planejamento educacional, que não pode ser dissociado do contexto mais amplo em que está inserido.
A afirmação de que o planejamento da educação pode ser compreendido sem considerar os elementos econômicos, políticos e culturais de uma sociedade é equivocada. A educação, como processo social, está intrinsecamente ligada a essas dimensões, que influenciam diretamente suas prioridades, estratégias e resultados. Ignorar esses fatores levaria a um planejamento desconectado da realidade, incapaz de responder às demandas e particularidades de cada comunidade.
Portanto, a resposta correta para a questão apresentada é E) ERRADO, pois o planejamento educacional deve ser pensado de forma integrada, considerando as complexidades econômicas, políticas e culturais que moldam a sociedade em questão.
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