Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O planejamento educacional passou a ser concebido como instrumento imprescindível na elaboração de um projeto educativo.

Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O planejamento educacional passou a ser concebido como instrumento imprescindível na elaboração de um projeto educativo.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na última década, a América Latina passou por transformações significativas em suas estruturas estatais, impulsionadas por reformas profundas que buscaram modernizar e democratizar as instituições públicas. Nesse cenário, a educação emergiu como um dos eixos centrais de discussão, especialmente diante das crises econômicas e sociais que afetaram a região. Organismos internacionais promoveram reuniões e oficinas técnicas para analisar os efeitos dessas mudanças nas políticas sociais, com ênfase no sistema educacional. Um dos principais debates girou em torno do planejamento educacional, que passou a ser visto não apenas como uma ferramenta administrativa, mas como um elemento estratégico para a construção de um projeto educativo mais inclusivo e alinhado com os ideais democráticos.

O planejamento educacional, nesse contexto, ganhou novo significado. Deixou de ser uma mera formalidade burocrática e se tornou um instrumento imprescindível para orientar as políticas públicas de educação. Essa mudança de perspectiva reflete a necessidade de enfrentar os desafios estruturais dos sistemas educacionais latino-americanos, como a desigualdade no acesso, a qualidade do ensino e a formação docente. Ao incorporar uma visão mais ampla e participativa, o planejamento passou a ser essencial para garantir que as reformas educacionais atendam às demandas sociais e contribuam para a consolidação da democracia na região.

Portanto, a afirmação de que o planejamento educacional passou a ser concebido como instrumento imprescindível na elaboração de um projeto educativo está correta. Essa concepção está alinhada com os debates promovidos por organismos internacionais e com as experiências práticas observadas em diversos países latino-americanos, que buscaram integrar o planejamento às suas estratégias de desenvolvimento educacional e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *