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Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. No Brasil, constata-se um incentivo à educação privada e o foco do planejamento para as instituições públicas se concentra na melhoria da qualidade da educação.

Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, constata-se um incentivo à educação privada e o foco do planejamento para as instituições públicas se concentra na melhoria da qualidade da educação.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na última década, a América Latina passou por transformações significativas em suas estruturas estatais, com reflexos diretos nas políticas sociais, especialmente na educação. Durante esse período, organismos internacionais promoveram discussões e análises sobre os efeitos das crises econômicas e políticas nos sistemas educacionais da região. Um dos temas centrais foi a busca por modelos que conciliassem a democratização do acesso à educação com a qualidade do ensino oferecido.

No caso brasileiro, observa-se uma dualidade nas estratégias adotadas: enquanto há um estímulo à expansão do setor privado na educação, o planejamento das instituições públicas tem como prioridade a elevação dos padrões qualitativos do ensino. Essa abordagem reflete uma tentativa de equilibrar a demanda por acesso à educação com a necessidade de melhorar seus resultados, especialmente diante dos desafios impostos pela democratização e pela crise fiscal do Estado.

Portanto, a afirmação de que "No Brasil, constata-se um incentivo à educação privada e o foco do planejamento para as instituições públicas se concentra na melhoria da qualidade da educação" está correta (C). Essa política educacional busca, de um lado, atender à crescente demanda por vagas por meio da iniciativa privada e, de outro, garantir que a rede pública avance em indicadores de eficiência e aprendizagem.

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