Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Do ponto de vista institucional, o planejamento da educação teria por função uma reforma educacional planejada, com vistas a preservar a eficiência e a equidade na provisão da educação.
Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista institucional, o planejamento da educação teria por função uma reforma educacional planejada, com vistas a preservar a eficiência e a equidade na provisão da educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Na década passada, a América Latina passou por um período significativo de reformas estatais, marcado por discussões e iniciativas promovidas por organismos internacionais. Esses debates tinham como foco principal o impacto das crises econômicas e políticas nas políticas sociais, com ênfase especial na educação. Além de analisar os efeitos adversos sobre os sistemas educacionais, essas reuniões buscaram propor novas abordagens para melhorar a organização e o planejamento educacional, alinhando-se às expectativas geradas pela democratização na região.
No entanto, a afirmação de que o planejamento educacional teria como função principal garantir uma reforma planejada, com foco em eficiência e equidade, é considerada incorreta. O gabarito aponta que a alternativa correta é E) ERRADO, indicando que essa visão não reflete adequadamente a complexidade e os múltiplos objetivos do planejamento educacional no contexto latino-americano. A realidade mostrou que, embora a eficiência e a equidade fossem preocupações legítimas, outros fatores—como a descentralização, a participação social e as desigualdades estruturais—também desempenharam papéis cruciais na reforma educacional.
Portanto, reduzir o planejamento educacional a uma ferramenta exclusivamente voltada para eficiência e equidade seria uma simplificação inadequada, ignorando as dinâmicas políticas, sociais e econômicas que moldaram as políticas educacionais na região durante esse período.
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