Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na perspectiva do planejamento educacional, a educação não se limita às questões pedagógicas, pois, além da dimensão educativa, a educação tem uma dimensão política e uma função social.
Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na perspectiva do planejamento educacional, a educação não se limita às questões pedagógicas, pois, além da dimensão educativa, a educação tem uma dimensão política e uma função social.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Na década passada, a América Latina passou por um período de intensas transformações políticas e sociais, marcado por reformas estruturais no Estado. Nesse contexto, organismos internacionais promoveram debates e análises sobre os efeitos dessas mudanças nas políticas sociais, com destaque para a educação. Essas discussões não se restringiram apenas aos impactos da crise, mas também buscaram explorar novas abordagens educacionais e organizacionais, considerando o cenário de democratização que se consolidava na região.
O planejamento educacional, dentro desse panorama, revelou-se um tema central. A afirmação de que a educação não se limita às questões pedagógicas, possuindo também uma dimensão política e uma função social, está correta. Isso porque a educação é um fenômeno complexo, que ultrapassa os muros da escola e se relaciona diretamente com as dinâmicas sociais, econômicas e políticas de um país. Ela não apenas forma indivíduos, mas também contribui para a construção da cidadania e para a transformação da sociedade.
Portanto, a alternativa C) CERTO é a correta, uma vez que reconhece o caráter multifacetado da educação, abrangendo não apenas aspectos pedagógicos, mas também sua relevância política e social.
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