Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, perguntou às professoras a respeito do enfoque usualmente utilizado por elas para ensinarem o sistema de numeração decimal. Sandra: Acredito que seja melhor trabalhar com números menores que 100 na 1.ª série, aumentando gradativamente pelas séries. Assim, as crianças assimilam melhor. Bete: Eu trabalho com diferentes intervalos da sequência numérica, logo na 1.ª série. Trabalho com situações em que as crianças possam operar, ordenar, produzir e interpretar a nume- ração escrita, a fim de encontrar as regularidades do sistema. Fátima: Costumo trabalhar com o cartaz valor de lugar: primeiro começo com as unidades; como resultante do agrupamento de dez unidades, introduzo a dezena. Faço isso cada vez que incluo uma nova ordem. Bia: Prefiro o trabalho com material dourado, seu sistema de agrupamentos e trocas. A criança consegue visualizar melhor o valor posicional dos algarismos. Márcia: Pelo fato de refletir claramente a posicionalidade do sistema, fundamento meu trabalho no uso do ábaco. Agrupar e reagrupar são ações indispensáveis para entender o sistema posicional. A professora que apresenta uma proposta de ensino com o sistema de numeração decimal, de acordo com as concepções apresentadas por Delia Lerner e Patricia Sadovsky, é

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, perguntou às professoras a respeito do enfoque usualmente utilizado por elas para ensinarem o sistema de numeração decimal.

Sandra: Acredito que seja melhor trabalhar com números menores que 100 na 1.ª série, aumentando gradativamente pelas séries. Assim, as crianças assimilam melhor.

Bete: Eu trabalho com diferentes intervalos da sequência numérica, logo na 1.ª série. Trabalho com situações em que as crianças possam operar, ordenar, produzir e interpretar a nume- ração escrita, a fim de encontrar as regularidades do sistema.

Fátima: Costumo trabalhar com o cartaz valor de lugar: primeiro começo com as unidades; como resultante do agrupamento de dez unidades, introduzo a dezena. Faço isso cada vez que incluo uma nova ordem.

Bia: Prefiro o trabalho com material dourado, seu sistema de agrupamentos e trocas. A criança consegue visualizar melhor o valor posicional dos algarismos.

Márcia: Pelo fato de refletir claramente a posicionalidade do sistema, fundamento meu trabalho no uso do ábaco. Agrupar e reagrupar são ações indispensáveis para entender o sistema posicional.

A professora que apresenta uma proposta de ensino com o sistema de numeração decimal, de acordo com as concepções apresentadas por Delia Lerner e Patricia Sadovsky, é

Resposta:

A alternativa correta é A)

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, questionou as professoras sobre a abordagem utilizada para ensinar o sistema de numeração decimal. As respostas revelaram diferentes estratégias pedagógicas, cada uma refletindo uma visão distinta sobre como as crianças aprendem os conceitos matemáticos.

Sandra defendeu uma abordagem gradual, começando com números menores que 100 na primeira série e aumentando a complexidade ao longo dos anos. Essa perspectiva tradicional prioriza a assimilação lenta e progressiva dos conceitos.

Bete apresentou uma proposta mais inovadora, trabalhando desde cedo com diferentes intervalos da sequência numérica e criando situações em que as crianças pudessem operar, ordenar e interpretar números para descobrir as regularidades do sistema. Essa abordagem se alinha com as concepções construtivistas de Delia Lerner e Patricia Sadovsky, que enfatizam a importância da criança construir ativamente seu conhecimento matemático.

Fátima, Bia e Márcia apresentaram métodos baseados em recursos específicos: cartaz valor de lugar, material dourado e ábaco, respectivamente. Embora esses materiais sejam valiosos, a abordagem de Bete se destaca por focar na construção ativa do conhecimento pelo aluno, sem depender exclusivamente de um recurso material.

Portanto, a resposta correta é A) Bete, pois sua proposta reflete melhor os princípios de ensino defendidos por Lerner e Sadovsky, que valorizam a construção do conhecimento através da exploração ativa e da descoberta das regularidades do sistema numérico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *