Questões Sobre Planejamento Educacional - Pedagogia - concurso
Questão 91
O plano de curso geralmente apresenta elementos fundamentais na sua configuração. Assinale o item que NÃO é específico do Plano de Curso.
- A)Objetivos do Curso.
- B)Carga horária e componentes curriculares.
- C)Dias e horários.
- D)Critérios e procedimentos de acompanhamento, avaliação, recuperação, promoção, retenção e bibliografia.
- E)Prova.
A alternativa correta é E)
O plano de curso é um documento essencial para a organização e estruturação de um programa educacional, contendo informações que orientam tanto professores quanto alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Entre os elementos fundamentais que compõem esse documento, destacam-se os objetivos do curso, a carga horária, os componentes curriculares, os critérios de avaliação e a bibliografia. No entanto, nem todos os itens listados são específicos do plano de curso, como é o caso da alternativa E) "Prova".
A alternativa A) "Objetivos do Curso" é um elemento central, pois define as metas que se pretende alcançar ao longo do período letivo. Já a alternativa B) "Carga horária e componentes curriculares" estabelece a distribuição do tempo e as disciplinas ou módulos que compõem o curso. A alternativa C) "Dias e horários", embora importante para a logística, costuma ser mais relacionada ao calendário acadêmico ou à grade de horários, não sendo um componente exclusivo do plano de curso. A alternativa D) "Critérios e procedimentos de acompanhamento, avaliação, recuperação, promoção, retenção e bibliografia" é parte integrante do plano, pois detalha as regras e métodos utilizados para avaliar o desempenho dos alunos.
Por fim, a alternativa E) "Prova" não é um elemento específico do plano de curso, pois refere-se a um instrumento pontual de avaliação, que pode variar conforme a disciplina ou o professor. Dessa forma, o gabarito correto é E), já que as provas são parte da aplicação dos critérios de avaliação, mas não constituem um item estruturante do plano de curso em si.
Questão 92
Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA:
I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento.
II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer.
III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso.
IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.
- A)A sequência correta é: V - V - F - F.
- B)A sequência correta é: F - V - F - F.
- C)A sequência correta é: V - V - F - V.
- D)A sequência correta é: V - V - V - V.
- E)A sequência correta é: V - F - V - V.
A alternativa correta é D)
Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA:
I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento.
II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer.
III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso.
IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.
- A) A sequência correta é: V - V - F - F.
- B) A sequência correta é: F - V - F - F.
- C) A sequência correta é: V - V - F - V.
- D) A sequência correta é: V - V - V - V.
- E) A sequência correta é: V - F - V - V.
O gabarito correto é D).
Questão 93
Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
- A)a valorização do setor privado como referencial de modelo eficaz de gestão parte do suposto de que os recursos para a educação são insuficientes e os mecanismos de distribuição, irracionais.
- B)o planejamento central ainda responde às expectativas do momento, definindo investimentos e uniformizando-os para cada escola, cada município e cada estado, independentemente de suas potencialidades.
- C)é depositada na educação a expectativa de que esta possa, através da mobilidade social, melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva, através do preparo dos indivíduos para o mercado de trabalho.
- D)a grande produção acadêmica denunciando o caráter economicista das relações entre educação e desenvolvimento resulta na superação desta abordagem, tanto nos planos de governo quanto em documentos que tratam de políticas sociais.
- E)as reformas administrativas no setor educacional vêm incorporando, efetivamente, os segmentos sociais e suas representações em novos modelos de gestão mais democráticos, porque mais participativos na descentralização dos serviços.
A alternativa correta é C)
Oliveira (2003), ao analisar a relação entre educação e planejamento como elementos centrais na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, destaca que, a partir da década de 1990, a educação passou a ser vista como um instrumento capaz de promover mobilidade social e melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva. Essa perspectiva está alinhada com a alternativa C), que afirma:
"é depositada na educação a expectativa de que esta possa, através da mobilidade social, melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva, através do preparo dos indivíduos para o mercado de trabalho."
Essa visão reflete a crença de que a educação não apenas qualifica os indivíduos para o trabalho, mas também contribui para reduzir desigualdades sociais e econômicas. As demais alternativas apresentam ideias que, embora relevantes no debate sobre gestão educacional, não correspondem ao argumento central de Oliveira (2003) no contexto citado.
Questão 94
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.
A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O planejamento de ensino é um processo fundamental para a organização e eficácia do processo educacional, envolvendo diversos elementos constitutivos que devem ser cuidadosamente considerados. No contexto da abordagem crítica, o foco não está prioritariamente nas técnicas e equipamentos de ensino, mas sim na reflexão sobre as relações de poder, na construção do conhecimento crítico e na emancipação dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
A afirmação de que "a priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica" está equivocada. A abordagem crítica prioriza a análise das estruturas sociais, a problematização da realidade e o desenvolvimento de uma consciência crítica, e não a instrumentalização técnica ou a dependência de equipamentos. Portanto, o item está ERRADO (E), conforme indicado pelo gabarito.
Em síntese, a abordagem crítica no planejamento de ensino busca superar a visão meramente instrumental, privilegiando a formação de indivíduos capazes de questionar e transformar sua realidade, e não apenas de reproduzir habilidades técnicas.
Questão 95
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens subsequentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 96
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.
As condições objetivas de trabalho e o aluno real não podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferência pode prejudicar a qualidade dos resultados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens subsequentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
O planejamento educacional é um processo dinâmico que deve considerar diversos fatores para garantir sua eficácia. Entre esses fatores, destacam-se as condições objetivas de trabalho e o aluno real, que exercem influência direta na elaboração e execução do plano de ensino.
A afirmação de que essas condições não podem interferir no processo de planejamento está incorreta, pois:
- As condições materiais, como recursos disponíveis e infraestrutura, impactam diretamente a viabilidade das atividades propostas.
- O conhecimento prévio, as habilidades e as necessidades dos alunos (o "aluno real") são fundamentais para adaptar o ensino e torná-lo significativo.
- Ignorar esses elementos pode levar a um planejamento distante da realidade, comprometendo o aprendizado e os resultados esperados.
Portanto, o item está ERRADO (E), já que o planejamento deve ser flexível e contextualizado, integrando tanto as condições de trabalho quanto as características dos estudantes.
Questão 97
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.
Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens subsequentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 98
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.
Por considerarem a organização em sua totalidade, o planejamento institucional e o nível estratégico estão diretamente relacionados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
Por considerarem a organização em sua totalidade, o planejamento institucional e o nível estratégico estão diretamente relacionados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
O planejamento institucional e o nível estratégico estão intrinsecamente ligados, pois ambos abordam a organização de forma ampla e global. Enquanto o planejamento institucional define a missão, os valores e os objetivos gerais da organização, o nível estratégico traduz essas diretrizes em ações de longo prazo que orientam a empresa como um todo. Dessa forma, a afirmação está correta ao destacar a relação direta entre esses dois conceitos.
Questão 99
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.
Na perspectiva tradicional de planejamento, a visão estratégica abrange todos os níveis da organização.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva tradicional de planejamento, a visão estratégica abrange todos os níveis da organização.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Isso ocorre porque, na abordagem tradicional, a visão estratégica está concentrada no nível mais alto da organização, responsável por definir os objetivos de longo prazo e a direção geral. Os níveis tático e operacional possuem escopos e responsabilidades distintas, focados em médio prazo e execução, respectivamente, não sendo abrangidos integralmente pela estratégia.
Questão 100
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.
O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).