Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Planejamento Educacional - Pedagogia - concurso

Questão 11

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

apreciação das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O planejamento educacional, conforme destacado por Joanna Coaracy, é um processo dinâmico e contínuo que visa alinhar objetivos educacionais com as necessidades sociais e individuais. Sua essência reside na definição clara de metas e na escolha das estratégias mais adequadas para alcançá-las, considerando tanto o contexto atual quanto as projeções futuras.

Um aspecto fundamental desse planejamento, como mencionado no texto, é a avaliação criteriosa dos recursos disponíveis, sejam humanos ou financeiros. Essa análise é imprescindível para garantir que as soluções propostas sejam não apenas viáveis, mas também eficazes. A ausência desse cuidado pode comprometer todo o processo, inviabilizando a concretização dos objetivos traçados.

Portanto, a afirmação de que o planejamento educacional requer a apreciação dos recursos para assegurar a eficácia das soluções está correta. Essa etapa é um pilar essencial para o sucesso de qualquer proposta educacional, pois garante que as ações planejadas sejam sustentáveis e condizentes com a realidade.

Questão 12

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

avaliação bianual do plano, para a adaptação do mesmo às novas necessidades e circunstâncias.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O planejamento educacional, conforme destacado por Joanna Coaracy, é um processo dinâmico que visa alinhar os objetivos educacionais com as demandas sociais e individuais, considerando tanto o contexto atual quanto as projeções futuras. Essa abordagem contínua exige flexibilidade e adaptação, elementos essenciais para garantir que a educação cumpra seu papel transformador.

No entanto, a afirmação de que o planejamento educacional requer avaliação bianual como requisito obrigatório está incorreta. O texto base não menciona essa periodicidade específica, reforçando que o planejamento deve ser um processo orgânico, ajustável conforme as necessidades emergentes, e não limitado a prazos rígidos. Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO, pois a avaliação deve ser constante, não restrita a intervalos fixos.

A citação da Revista Educação (1972) ressalta a natureza processual do planejamento, que transcende cronogramas predefinidos. Assim, a eficácia do planejamento educacional depende da capacidade de responder às mudanças em tempo real, assegurando que as metas traçadas permaneçam relevantes e alcançáveis.

Questão 13

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

flexibilidade que permite a adaptação do plano a situações imprevistas ou imprevisíveis.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O planejamento educacional, conforme destacado por Joanna Coaracy, é um processo dinâmico que visa orientar o desenvolvimento da educação de forma a atender tanto às demandas sociais quanto às individuais. Sua natureza contínua exige uma abordagem flexível, capaz de se adaptar a circunstâncias não previstas inicialmente.

A flexibilidade é, portanto, um requisito essencial desse processo, pois permite ajustes diante de situações imprevistas ou imprevisíveis, garantindo que os objetivos educacionais sejam alcançados mesmo em contextos mutáveis. Essa característica reforça a ideia de que o planejamento não é um documento rígido, mas sim um guia adaptável.

Dessa forma, a afirmação de que "É requisito do planejamento educacional a flexibilidade que permite a adaptação do plano a situações imprevistas ou imprevisíveis" está correta (C), pois reflete a própria essência do planejamento como um instrumento vivo e em constante evolução.

Questão 14

Sobre o processo de planejamento, é correto afirmar:

1. O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.

2. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição e dela participam.

3. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados; por isso não pode ser flexível.

4. O planejamento deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.








  • A)É correta apenas a afirmativa 3.
  • B)É correta apenas a afirmativa 1 e 2.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 3 e 4.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Sobre o processo de planejamento, é correto afirmar:

1. O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.

2. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição e dela participam.

3. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados; por isso não pode ser flexível.

4. O planejamento deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 3.
  • B) É correta apenas a afirmativa 1 e 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 3 e 4.

O gabarito correto é B).

Questão 15

Pesquisas indicam que a organização do planejamento escolar com Projetos de Trabalho envolve, entre outros, três momentos fundamentais que são:

  • A)Problematização, Desenvolvimento e Síntese.
  • B)Justifcativa, Síntese e Diagnóstico Final.
  • C)Diagnóstico Inicial, Síntese e Divulgação.
  • D)Diagnóstico Inicial, Problematização e Divulgação.
  • E)Diagnóstico Inicial, Desenvolvimento e Diagnóstico Final.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Pesquisas indicam que a organização do planejamento escolar com Projetos de Trabalho envolve, entre outros, três momentos fundamentais que são:

  • A) Problematização, Desenvolvimento e Síntese.
  • B) Justificativa, Síntese e Diagnóstico Final.
  • C) Diagnóstico Inicial, Síntese e Divulgação.
  • D) Diagnóstico Inicial, Problematização e Divulgação.
  • E) Diagnóstico Inicial, Desenvolvimento e Diagnóstico Final.

O gabarito correto é a alternativa A, que contempla os três momentos essenciais para a estruturação de um Projeto de Trabalho no contexto escolar: a Problematização, que instiga a reflexão e questionamento; o Desenvolvimento, onde ocorre a investigação e construção do conhecimento; e a Síntese, que consolida e integra os aprendizados obtidos.

Questão 16

Com relação ao Planejamento Escolar, analise as afirmativas a seguir. 

 
I. Consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada.
II. A base do planejamento é o Projeto Político Pedagógico, elemento de organização e integração da atividade prática.
III. O currículo é, também, uma forma de planejamento escolar. 
 Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C)se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O Planejamento Escolar é um processo fundamental para a organização e eficácia das ações educacionais. Ao analisar as afirmativas apresentadas, percebe-se que todas estão corretas e interligadas, reforçando a importância de uma abordagem integrada no contexto escolar.

A afirmativa I destaca que o planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. Isso é essencial, pois permite antecipar objetivos, estratégias e recursos necessários para alcançar os resultados desejados, garantindo maior clareza e direcionamento ao trabalho pedagógico.

A afirmativa II ressalta que a base do planejamento é o Projeto Político Pedagógico (PPP), que serve como elemento de organização e integração da prática educativa. O PPP reflete a identidade da escola, seus valores e metas, orientando todas as decisões e ações no ambiente escolar de forma coerente e alinhada às necessidades da comunidade.

Por fim, a afirmativa III afirma que o currículo também é uma forma de planejamento escolar. De fato, o currículo estrutura os conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidos, funcionando como um guia para a seleção de conteúdos e metodologias que atendam aos objetivos educacionais.

Portanto, as três afirmativas estão corretas e complementares, evidenciando que o planejamento escolar abrange desde a previsão de ações até a concretização de um projeto educativo coerente, passando pela estruturação curricular. A alternativa E) Todas as afirmativas estão corretas é a resposta adequada.

Questão 17

A atuação do pedagogo em organizações não-escolares tem na atividade de planejamento e implementação de planos e programas educativos um valioso instrumento de trabalho. A finalidade do planejamento nessas instituições é:

  • A)Dar coerência à ação da instituição, definindo a direção e a dimensão educativa com fins de intervenção na realidade.
  • B)Racionalizar os esforços, o tempo e os recursos (eficiência e eficácia) utilizados para atingir fins essenciais na produção dos objetivos.
  • C)Resgatar a intencionalidade da ação (marca essencialmente humana), possibilitando a racionalização das atividades.
  • D)Fortalecer o grupo para enfrentar conflitos e contradições, resgatando sua auto-estima e fazendo-o acreditar nas possibilidades de intervenção na realidade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A atuação do pedagogo em organizações não-escolares tem se mostrado cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao planejamento e implementação de planos e programas educativos. Essas atividades não apenas estruturam o trabalho do pedagogo, mas também servem como ferramentas essenciais para garantir que a ação institucional seja coerente e direcionada a fins educativos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção A) destaca-se como a correta, pois evidencia a importância do planejamento em dar coerência à ação da instituição. Ao definir a direção e a dimensão educativa, o pedagogo assegura que as intervenções na realidade sejam intencionais e alinhadas aos objetivos institucionais. Essa coerência é fundamental para que as ações não sejam fragmentadas ou desconexas, mas sim parte de um processo educativo contínuo e significativo.

As demais alternativas, embora apresentem aspectos importantes do planejamento, não capturam com a mesma precisão a essência da finalidade educativa. A racionalização de esforços (alternativa B), a intencionalidade da ação (alternativa C) e o fortalecimento do grupo (alternativa D) são elementos complementares, mas não centrais como a coerência da ação institucional.

Portanto, o planejamento em organizações não-escolares, quando bem conduzido pelo pedagogo, vai além da simples organização de recursos ou otimização de processos. Ele se consolida como um instrumento que orienta a instituição na construção de uma prática educativa transformadora, capaz de intervir de maneira consistente na realidade.

Questão 18

O trabalho em equipe é uma das formas eficazes na produção e prevenção de indisciplina entre crianças e adolescentes. Qual das ações apresentadas NÃO faz parte do trabalho cooperativo e interdisciplinar?

  • A)Crítica das ideias apresentadas pelo colega, respeitando e compreendendo o pensamento do outro.
  • B)Responsabilidades compartilhadas são de grande valia para não sobrecarregar as pessoas envolvidas no trabalho.
  • C)Participação e dedicação por parte dos integrantes ajudam a equipe a ter resultados satisfatórios.
  • D)Intolerância com as dificuldades apresentadas pelo colega de trabalho que não está comprometido e inserido no grupo.
  • E)O planejamento e a organização são fundamentais para cumprir a meta estipulada pelos integrantes do grupo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O trabalho em equipe é uma das formas eficazes na produção e prevenção de indisciplina entre crianças e adolescentes. Qual das ações apresentadas NÃO faz parte do trabalho cooperativo e interdisciplinar?

  • A) Crítica das ideias apresentadas pelo colega, respeitando e compreendendo o pensamento do outro.
  • B) Responsabilidades compartilhadas são de grande valia para não sobrecarregar as pessoas envolvidas no trabalho.
  • C) Participação e dedicação por parte dos integrantes ajudam a equipe a ter resultados satisfatórios.
  • D) Intolerância com as dificuldades apresentadas pelo colega de trabalho que não está comprometido e inserido no grupo.
  • E) O planejamento e a organização são fundamentais para cumprir a meta estipulada pelos integrantes do grupo.

O gabarito correto é D).

Questão 19

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O planejamento escolar é um processo fundamental para a organização e eficácia do ensino, e sua articulação deve considerar diferentes níveis de abrangência para garantir uma abordagem coerente e adaptada às necessidades educacionais. O item em questão afirma que os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o universo de forma específica, o que está incorreto.

Na realidade, os níveis de abrangência do planejamento de ensino — seja em nível macro (políticas educacionais), meso (projeto político-pedagógico da escola) ou micro (planejamento de aula) — não se limitam a uma mera análise organizacional. Pelo contrário, eles devem ser claramente delimitados e específicos, pois cada nível possui objetivos, estratégias e contextos próprios que demandam atenção individualizada.

Um planejamento bem estruturado requer que esses níveis sejam articulados entre si, mas também que suas particularidades sejam respeitadas. Ignorar a especificidade de cada nível pode levar a uma abordagem genérica e pouco eficaz, comprometendo a qualidade do ensino. Portanto, a afirmação apresentada está errada, e o gabarito correto é E) ERRADO.

Continua após a publicidade..

Questão 20

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

As bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa e o desdobramento das unidades a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula são premissas do plano de escola.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A respeito do planejamento escolar, é importante analisar as premissas que fundamentam a organização didática e administrativa de uma instituição de ensino. O item em questão afirma que "as bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa e o desdobramento das unidades a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula são premissas do plano de escola". No entanto, o gabarito indica que essa afirmação está errada (E).

Isso ocorre porque o plano de escola, de fato, deve abranger aspectos mais amplos, como a proposta pedagógica, os objetivos institucionais e as diretrizes gerais que orientam o trabalho da equipe. Por outro lado, o desdobramento das unidades a serem trabalhadas em sala de aula e a aplicação específica das bases teórico-metodológicas são atribuições do plano de ensino, que é elaborado pelos professores com base no plano da escola. Portanto, a afirmação confunde as esferas de atuação, misturando elementos que pertencem a níveis distintos de planejamento.

Dessa forma, o item está errado ao sugerir que essas premissas são exclusivas do plano de escola, já que elas também se relacionam com o plano de ensino, que é mais detalhado e operacional.

1 2 3 4 10