Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Planejamento Educacional - Pedagogia - concurso

Questão 81

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de
planejamento, que variam em abrangência e complexidade:
planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das
atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento
didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a
esses planejamentos.

O planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Na estrutura hierárquica do planejamento educacional, a afirmação de que "o planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática" está incorreta, conforme indicado pelo gabarito E) ERRADO. Isso ocorre porque a organização lógica dos processos pedagógicos segue uma sequência diferente.

O planejamento da unidade didática é um nível mais amplo e estratégico, que define os objetivos, conteúdos e metodologias para um conjunto de aulas interligadas por um tema ou competência. Ele estabelece a estrutura macro que orientará o desenvolvimento das aulas individuais. Já o planejamento de aula é um desdobramento prático desse planejamento maior, adaptando-o às necessidades específicas de cada encontro com os alunos.

Portanto, a relação hierárquica correta é inversa: primeiro se elabora o planejamento da unidade didática (visão geral) e depois se detalha no planejamento de aula (visão específica). Essa organização garante coerência pedagógica e alinhamento entre os objetivos de aprendizagem de curto e médio prazo.

Questão 82

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de
planejamento, que variam em abrangência e complexidade:
planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das
atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento
didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a
esses planejamentos.




O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 83

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O planejamento de ensino é um processo dinâmico e reflexivo, que deve considerar não apenas as intenções pedagógicas do professor, mas também as necessidades e contribuições dos alunos. A afirmação de que é "desaconselhável" revisar o planejamento juntamente com os alunos no decorrer das aulas está incorreta, pois ignora a importância da flexibilidade e do diálogo no processo educativo.

Um planejamento eficaz não é rígido, mas sim adaptável às realidades da sala de aula. A participação dos alunos na revisão dos métodos e técnicas utilizados permite:

  • Maior engajamento, pois os alunos se sentem parte do processo;
  • Identificação de dificuldades e ajustes em tempo real;
  • Promoção de um aprendizado mais significativo e contextualizado.

Portanto, a afirmação está ERRADA, já que a revisão colaborativa do planejamento com os alunos é uma prática pedagógica valiosa, que fortalece a construção do conhecimento e a autonomia dos estudantes.

Questão 84

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.






De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E) ERRADO. As teorias críticas da educação defendem justamente a flexibilidade e a diversificação de métodos e técnicas pedagógicas, adaptando-se às necessidades dos alunos e ao contexto educacional. A ideia de restringir o ensino a um único método vai contra os princípios de reflexão, autonomia e criticidade que essas teorias promovem. Portanto, a afirmação está incorreta.

Questão 85

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.




Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 86

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.




Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Com relação ao processo de planejamento em educação, o item apresentado aborda a formação de grupos para a construção de um planejamento participativo. A afirmação sugere que, na composição desses grupos, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

No entanto, o gabarito indica que essa afirmação está ERRADA. Isso porque o planejamento participativo, por sua própria natureza, deve valorizar a diversidade de pensamentos e perspectivas. A homogeneidade de ideias pode limitar a criatividade, a inovação e a riqueza de debates necessários para um planejamento eficaz. Conflitos, quando bem administrados, podem ser produtivos, pois estimulam a reflexão crítica e a busca por soluções mais abrangentes e democráticas.

Portanto, a priorização de grupos com ideias semelhantes contraria o princípio da participação plural, essencial para um planejamento educacional verdadeiramente inclusivo e representativo. A resposta correta é E) ERRADO.

Questão 87

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.




O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E) ERRADO, pois o Plano Nacional de Educação (PNE) é um instrumento de planejamento estratégico, e não tático, uma vez que estabelece diretrizes, metas e estratégias de longo prazo para a educação no país, abrangendo um horizonte de dez anos. O nível tático, por sua vez, refere-se a planos mais específicos e de médio prazo, geralmente vinculados à execução de ações dentro de uma esfera administrativa ou institucional.

Questão 88

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Com relação ao processo de planejamento em educação, é importante compreender a hierarquia das ações de planejamento e suas respectivas classificações. O texto apresentado afirma que o estabelecimento da missão da instituição constitui uma ação de planejamento estratégico, enquanto a elaboração dos objetivos departamentais seria de nível operacional. No entanto, essa afirmação está incorreta.

O planejamento estratégico refere-se às decisões de longo prazo que definem a direção e os propósitos fundamentais de uma organização, como a missão, visão e valores. Já o planejamento tático é responsável por desdobrar essas diretrizes em objetivos e metas setoriais, como os departamentais. Por fim, o planejamento operacional trata da execução concreta das atividades cotidianas.

Portanto, a elaboração dos objetivos departamentais corresponde ao nível tático de planejamento, não ao operacional. Essa distinção é crucial para o entendimento correto da estrutura organizacional e dos processos decisórios em instituições educacionais.

Assim, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a classificação apresentada no item está equivocada quanto ao nível de planejamento dos objetivos departamentais.

Questão 89

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C) CERTO.

Continua após a publicidade..

Questão 90

Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de “Planejamento Socializado Ascendente” que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

  • A)a construção coletiva de um projeto político-pedagógica da unidade escolar.
  • B)conselhos escolares atuantes.
  • C)considerar as diretrizes das instâncias superiores para estabelecer uma relação dialética com a realidade e necessidade local a fim de propor mudanças.
  • D)eleger a equipe diretiva da escola como única responsável pela elaboração do planejamento escolar.
  • E)a participação de todos os profissionais da educação e da comunidade escolar.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de "Planejamento Socializado Ascendente", que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

  • A) a construção coletiva de um projeto político-pedagógico da unidade escolar.
  • B) conselhos escolares atuantes.
  • C) considerar as diretrizes das instâncias superiores para estabelecer uma relação dialética com a realidade e necessidade local a fim de propor mudanças.
  • D) eleger a equipe diretiva da escola como única responsável pela elaboração do planejamento escolar.
  • E) a participação de todos os profissionais da educação e da comunidade escolar.

O gabarito correto é D), pois o Planejamento Socializado Ascendente pressupõe a participação democrática de toda a comunidade escolar, e não a centralização da responsabilidade apenas na equipe diretiva. Essa abordagem valoriza a colaboração coletiva e a construção de políticas educacionais a partir das necessidades locais, em diálogo com as diretrizes superiores.

1 7 8 9 10