Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário
Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário
- A)compreendê- lo como um conjunto de atividades que resultará em um produto, ou seja, um documento programático, pronto e acabado, no qual aparecem sistematizadas as principais concepções, os fundamentos, as orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa.
- B)considerar criticamente os limites e possibilidades do contexto da instituição educacional, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que se quer conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o processo e os resultados.
- C)construir um plano com a finalidade de apresentá-lo quando for solicitado, para atender às exigências de organismos centrais, entendendo-o como um instrumento de controle voltado para o cumprimento de normas técnicas, de aplicação de estatísticas e de cumprimento de metas. Não tem caráter processual, e sim o de guia para as ações rumo às mudanças projetadas.
- D)elaborar um documento passível de ser convertido em uma relação insumo/ processo/ produto. O planejamento de ensino implica, especialmente, uma ação baseada na lógica da racionalidade técnica.
- E)conceber, previamente, um tipo de organização escolar ideal, construir a utopia educacional da instituição formativa. Sonhar, resgatar os sonhos e as utopias, romper com a lógica técnica burocrática. Trata-se de elaborar um documento que trace as ações dos processos de ruptura com aquilo que está instituído.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O planejamento educacional, como uma práxis criadora, exige uma abordagem crítica e reflexiva, distanciando-se de modelos prontos e reproduções acríticas de realidades distintas. A alternativa B) corretamente sintetiza os elementos essenciais para a elaboração de um projeto educacional consistente, alinhando-se à perspectiva de que o planejamento deve ser um processo dinâmico e contextualizado.
Em primeiro lugar, a alternativa B) destaca a importância de analisar criticamente o contexto institucional, reconhecendo suas limitações e potencialidades. Essa postura evita a adoção de modelos genéricos, garantindo que o projeto pedagógico seja construído a partir das necessidades reais da comunidade escolar. Além disso, ao definir princípios norteadores e objetivos claros, o planejamento ganha direção e intencionalidade, superando a mera formalidade burocrática.
Outro aspecto fundamental presente na alternativa correta é a organização processual, que inclui a definição de etapas, a distribuição de responsabilidades e a avaliação contínua. Essa visão contrasta com as demais alternativas: a A) reduz o projeto a um documento estático; a C) o transforma em instrumento de controle externo; a D) o aprisiona em uma lógica técnica; e a E) o idealiza como utopia desconectada da prática. A B), por sua vez, equilibra criatividade e pragmatismo, integrando planejamento e ação.
Portanto, a elaboração de um projeto educacional exige mais do que a produção de um documento ou o cumprimento de exigências formais. Requer engajamento coletivo, análise contextual e flexibilidade para adaptar-se aos desafios emergentes, conforme propõe a alternativa B). Essa abordagem assegura que o planejamento seja, de fato, um instrumento de transformação da realidade educacional.
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