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Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário

Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário


Resposta:

A alternativa correta é B)

O planejamento educacional, como uma práxis criadora, exige uma abordagem crítica e reflexiva, distanciando-se de modelos prontos e reproduções acríticas de realidades distintas. A alternativa B) corretamente sintetiza os elementos essenciais para a elaboração de um projeto educacional consistente, alinhando-se à perspectiva de que o planejamento deve ser um processo dinâmico e contextualizado.

Em primeiro lugar, a alternativa B) destaca a importância de analisar criticamente o contexto institucional, reconhecendo suas limitações e potencialidades. Essa postura evita a adoção de modelos genéricos, garantindo que o projeto pedagógico seja construído a partir das necessidades reais da comunidade escolar. Além disso, ao definir princípios norteadores e objetivos claros, o planejamento ganha direção e intencionalidade, superando a mera formalidade burocrática.

Outro aspecto fundamental presente na alternativa correta é a organização processual, que inclui a definição de etapas, a distribuição de responsabilidades e a avaliação contínua. Essa visão contrasta com as demais alternativas: a A) reduz o projeto a um documento estático; a C) o transforma em instrumento de controle externo; a D) o aprisiona em uma lógica técnica; e a E) o idealiza como utopia desconectada da prática. A B), por sua vez, equilibra criatividade e pragmatismo, integrando planejamento e ação.

Portanto, a elaboração de um projeto educacional exige mais do que a produção de um documento ou o cumprimento de exigências formais. Requer engajamento coletivo, análise contextual e flexibilidade para adaptar-se aos desafios emergentes, conforme propõe a alternativa B). Essa abordagem assegura que o planejamento seja, de fato, um instrumento de transformação da realidade educacional.

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