Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem característicasque lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo deformação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitudecientífica do fazer didático-pedagógico, julgue os itenssubsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino. No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O planejamento de ensino é um processo dinâmico e reflexivo, que deve considerar não apenas as intenções pedagógicas do professor, mas também as necessidades e contribuições dos alunos. A afirmação de que é "desaconselhável" revisar o planejamento juntamente com os alunos no decorrer das aulas está incorreta, pois ignora a importância da flexibilidade e do diálogo no processo educativo.

Um planejamento eficaz não é rígido, mas sim adaptável às realidades da sala de aula. A participação dos alunos na revisão dos métodos e técnicas utilizados permite:

  • Maior engajamento, pois os alunos se sentem parte do processo;
  • Identificação de dificuldades e ajustes em tempo real;
  • Promoção de um aprendizado mais significativo e contextualizado.

Portanto, a afirmação está ERRADA, já que a revisão colaborativa do planejamento com os alunos é uma prática pedagógica valiosa, que fortalece a construção do conhecimento e a autonomia dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *