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A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresentado aborda as regras que devem organizar a educação básica, nos níveis fundamental e médio, conforme estabelecido pela legislação brasileira. Entre as alternativas listadas, a correta é a letra D, que trata da verificação do rendimento escolar.

A alternativa D afirma que a avaliação do aluno deve ser contínua e cumulativa, priorizando os aspectos qualitativos em detrimento dos quantitativos. Isso significa que o processo de aprendizagem deve ser acompanhado de forma integral, considerando não apenas provas ou exames pontuais, mas o desenvolvimento do estudante ao longo de todo o período letivo.

Essa abordagem está alinhada com as diretrizes educacionais que valorizam a formação integral do aluno, indo além da mera memorização de conteúdos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância de uma avaliação formativa, que permita identificar dificuldades e avanços no processo de aprendizagem.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou parciais. Por exemplo, a alternativa B menciona uma carga horária mínima anual, mas inclui os exames finais no cálculo, o que não condiz com a legislação. Já a alternativa E cita uma frequência mínima de 85%, quando o correto seria 75%, conforme a LDB.

Portanto, a alternativa D é a única que reflete fielmente os princípios da avaliação escolar conforme estabelecidos na legislação educacional brasileira, destacando a importância de um acompanhamento contínuo e qualitativo do desempenho dos alunos.

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