Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.

A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A afirmação que condiz com as orientações do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever é a alternativa C), que destaca a importância da qualidade literária do texto. Segundo o Guia, um bom texto para leitura deve apresentar uma trama bem estruturada, elementos como suspense e imprevisibilidade, personagens interessantes e uma linguagem cuidadosamente elaborada. Essas características são fundamentais para engajar os alunos e desenvolver o prazer pela leitura, além de estimular a reflexão e a interpretação.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação às orientações do Guia. A alternativa A) reduz a complexidade da leitura ao priorizar textos curtos e ilustrações em detrimento da profundidade narrativa. Já a alternativa B) desconsidera que a mediação do professor pode e deve incluir suas preferências literárias, desde que isso não limite a diversidade de gêneros e estilos apresentados aos alunos. A alternativa D) incorre no erro de atribuir uma finalidade moralista obrigatória aos textos, o que não é um critério indicado pelo Guia. Por fim, a alternativa E) simplifica excessivamente a dinâmica da leitura, ignorando que interrupções para reflexão e debate podem enriquecer a experiência literária.

Portanto, a alternativa C) é a que melhor reflete as diretrizes do Programa, ao valorizar a qualidade literária como elemento central para a formação de leitores críticos e autônomos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *