A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.
A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.
- A)As histórias devem ser curtas, com pouco texto e muita ilustração. Dessa forma, a atenção do aluno estará garantida.
- B)A escolha do texto não pode levar em conta gostos pessoais: o professor deve ser imparcial e dar acesso ao aluno a todos os tipos de história, mesmo que não seja apreciada por ele.
- C)A qualidade literária do texto é importante. Isso significa uma trama bem estruturada divertida, inesperada, cheia de suspense, imprevisível, personagens interessantes e uma linguagem bem elaborada.
- D)As histórias devem ter finalidades atitudinais moralistas, mesmo que o trabalho não seja dessa natureza. Assim, além de trabalhar o gosto pela leitura, o professor trabalha também com o desenvolvimento de atitudes positivas.
- E)A leitura do livro ou da história não deve ser interrompida. Por esse motivo, é mais produtivo que o professor selecione textos curtos, com muitas gravuras, a fim de que o tema seja esgotado em uma aula.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A afirmação que condiz com as orientações do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever é a alternativa C), que destaca a importância da qualidade literária do texto. Segundo o Guia, um bom texto para leitura deve apresentar uma trama bem estruturada, elementos como suspense e imprevisibilidade, personagens interessantes e uma linguagem cuidadosamente elaborada. Essas características são fundamentais para engajar os alunos e desenvolver o prazer pela leitura, além de estimular a reflexão e a interpretação.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação às orientações do Guia. A alternativa A) reduz a complexidade da leitura ao priorizar textos curtos e ilustrações em detrimento da profundidade narrativa. Já a alternativa B) desconsidera que a mediação do professor pode e deve incluir suas preferências literárias, desde que isso não limite a diversidade de gêneros e estilos apresentados aos alunos. A alternativa D) incorre no erro de atribuir uma finalidade moralista obrigatória aos textos, o que não é um critério indicado pelo Guia. Por fim, a alternativa E) simplifica excessivamente a dinâmica da leitura, ignorando que interrupções para reflexão e debate podem enriquecer a experiência literária.
Portanto, a alternativa C) é a que melhor reflete as diretrizes do Programa, ao valorizar a qualidade literária como elemento central para a formação de leitores críticos e autônomos.
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