A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme o MEC constitui uma política capaz de contribuir para a efetivação de uma mudança na estrutura e na cultura escolar. O ensino fundamental de nove anos implica: 1. Na manutenção da estrutura de organização dos conteúdos, das metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem. 2. Na consideração do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, do conhecimento e da atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas. 3. Na ampliação da escolarização obrigatória, incluindo, sobretudo, crianças dos setores populares. Está(ão) correta(s)
A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme o MEC constitui uma política capaz de contribuir para a efetivação de uma mudança na estrutura e na cultura escolar. O ensino fundamental de nove anos implica:
1. Na manutenção da estrutura de organização dos conteúdos, das metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem.
2. Na consideração do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, do conhecimento e da atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas.
3. Na ampliação da escolarização obrigatória, incluindo, sobretudo, crianças dos setores populares.
Está(ão) correta(s)
- A)1 e 2, apenas
- B)2 e 3, apenas
- C)1, 2 e 3
- D)1, apenas
- E)3, apenas
Resposta:
A alternativa correta é B)
A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme estabelecido pelo MEC, representa uma política educacional significativa, com o objetivo de promover mudanças estruturais e culturais no ambiente escolar. Essa ampliação do ensino fundamental busca não apenas estender o período de escolarização obrigatória, mas também adaptar-se às necessidades específicas das crianças, especialmente aquelas de seis anos de idade.
Analisando as afirmações apresentadas:
- A primeira afirmação está incorreta, pois o ensino fundamental de nove anos não implica na manutenção da estrutura tradicional, mas sim em uma readequação que considere as particularidades do desenvolvimento infantil.
- A segunda afirmação está correta, já que o processo deve levar em conta o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico das crianças de seis anos, adaptando metodologias e avaliações.
- A terceira afirmação também está correta, pois um dos principais objetivos dessa política é ampliar o acesso à educação, especialmente para crianças de setores populares que antes não tinham essa oportunidade.
Portanto, apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas, correspondendo à alternativa B).
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