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A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se

A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.

Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.

Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se

Resposta:

A alternativa correta é A)

A proposição de um redimensionamento curricular, especialmente no ensino médio, reflete as dinâmicas e transformações do contexto sócio-histórico em que a educação está inserida. Como apontado no texto, o currículo não é estático, mas sim um instrumento que busca responder às demandas sociais, culturais, políticas e tecnológicas de uma sociedade em constante evolução. No caso brasileiro, essa adaptação é ainda mais relevante diante da diversidade cultural e da complexidade tecnológica que caracterizam o país.

As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio destacam a necessidade de uma formação que integre linguagens, códigos e tecnologias, preparando os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade. Essa perspectiva reforça a importância de um currículo flexível e inclusivo, capaz de atender às múltiplas realidades dos alunos.

No atual cenário das políticas públicas educacionais brasileiras, o ensino médio assume um papel central como etapa obrigatória da educação básica. Conforme a alternativa correta (A), sua implementação progressiva pelos estados até 2016 visava assegurar o acesso universal a essa fase de formação, consolidando direitos educacionais previstos na legislação. Essa obrigatoriedade reflete um compromisso com a equidade e a democratização da educação, garantindo que todos os jovens tenham oportunidades de desenvolvimento intelectual e profissional.

Embora outras alternativas apresentem aspectos relevantes da organização curricular – como a preparação para o trabalho (B) ou a articulação entre teoria e prática (C) –, a definição legal do ensino médio como etapa obrigatória da educação básica é o elemento mais abrangente e alinhado com as diretrizes nacionais. A alternativa D, por sua vez, limita-se a uma visão intermediária da formação, sem contemplar o caráter essencial dessa etapa para a conclusão da educação básica.

Portanto, a redimensionamento curricular no ensino médio deve ser entendido como um processo contínuo de adaptação às necessidades sociais, sempre pautado pelo princípio da educação como direito de todos e dever do Estado. A implementação obrigatória dessa etapa representa um avanço nas políticas educacionais brasileiras, ainda que desafios permaneçam no que diz respeito à qualidade e à efetividade desse ensino.

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