A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A proposta de reestruturação curricular apresentada pela secretaria de educação em 2013 exemplifica a distinção entre o currículo formal e o currículo real, conceitos fundamentais no campo da educação. O currículo formal representa o conjunto de diretrizes, objetivos e conteúdos estabelecidos oficialmente pelas autoridades educacionais, que servem como base para o planejamento pedagógico nas escolas. No caso em questão, esse documento foi submetido à análise e contribuição dos professores, evidenciando uma tentativa de democratização na construção das políticas educacionais.
No entanto, o currículo real é aquele que efetivamente se materializa no cotidiano escolar, influenciado por fatores como a cultura organizacional da instituição, as práticas pedagógicas dos professores, as condições de trabalho e até mesmo as características dos alunos. Esse currículo nem sempre coincide com o prescrito, pois está sujeito a adaptações, reinterpretações e até mesmo resistências por parte dos atores envolvidos no processo educativo.
Portanto, a afirmação de que a reestruturação proposta refere-se ao currículo formal, enquanto o currículo real é moldado pela cultura organizacional de cada unidade escolar, está correta. Essa distinção é crucial para compreender a complexidade da implementação de mudanças educacionais, que vão além da simples elaboração de documentos oficiais.
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