Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma queI. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento. Está correto o contido em
Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que
I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.
Está correto o contido em
- A)I e II, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)II, III e IV, apenas.
- D)I, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Ao analisar as afirmações de Hargreaves (2004) sobre as descrições de Hopkins acerca das escolas e suas diferentes categorias de eficácia, é possível identificar que as alternativas I, III e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado (D).
A primeira afirmação (I) reconhece que as escolas possuem níveis distintos de eficácia, o que está alinhado com a visão de Hopkins sobre a necessidade de estratégias diferenciadas para cada contexto escolar. Já a terceira afirmação (III) aborda a complexidade de definir fracasso e sucesso, destacando que critérios rígidos podem prejudicar escolas em comunidades mais pobres, perpetuando desigualdades.
A quarta afirmação (IV) complementa essa discussão ao criticar a redução das diferenças entre escolas a um modelo linear de melhoria, o que mascara questões políticas e estruturais, como a pobreza e o financiamento desigual. Por outro lado, a segunda afirmação (II) não está totalmente correta, pois sugere que a única solução viável é a criação de comunidades de aprendizagem profissional, o que não reflete a complexidade e a diversidade de estratégias necessárias para o aprimoramento escolar.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D) I, III e IV, apenas, pois essas afirmações capturam de forma mais abrangente e crítica as ideias apresentadas por Hargreaves em relação ao trabalho de Hopkins.
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