As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através: I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem; II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico; III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade; IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais; V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores. São afirmativas corretas:
As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:
I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem;
II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico;
III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade;
IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais;
V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.
São afirmativas corretas:
- A)Apenas as alternativas II e III;
- B)Apenas as alternativas I e IV;
- C)Todas as alternativas;
- D)Apenas as alternativas II, III e V;
- E)Apenas as alternativas III e V;
Resposta:
A alternativa correta é C)
As organizações educacionais que adotam a lógica da competição e das regras de mercado buscam implementar um modelo de ensino baseado na eficiência e nos resultados mensuráveis. Esse enfoque reflete uma visão utilitarista da educação, em que o desempenho individual e a produtividade são priorizados. As cinco afirmativas apresentadas caracterizam adequadamente esse tipo de organização:
I. A ênfase na eficiência dos alunos corresponde à lógica de mercado, que valoriza indicadores de qualidade e desempenho como métricas fundamentais para o sucesso educacional.
II. A supervalorização de disciplinas como Matemática e Ciências está alinhada com as demandas de um mercado competitivo e tecnológico, que prioriza conhecimentos diretamente aplicáveis ao desenvolvimento econômico.
III. A transferência de responsabilidades do poder público para empresas e comunidade reflete a lógica neoliberal de reduzir a atuação do Estado e incentivar parcerias público-privadas.
IV. Os sistemas de avaliação padronizados são instrumentos típicos desse modelo, permitindo o controle quantitativo dos resultados e a comparação competitiva entre instituições.
V. As formas inovadoras de treinamento docente atendem à necessidade de capacitação contínua para atingir metas de produtividade, característica marcante das organizações orientadas para o mercado.
Portanto, todas as afirmativas (I, II, III, IV e V) estão corretas, pois descrevem aspectos coerentes com o modelo educacional competitivo e mercadológico.
Deixe um comentário