Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos 1. Visa-se oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória. 2. Pretende-se assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade. 3. Os setores populares serão os mais beneficiados, pois as crianças de seis anos da classe média e alta já têm esse direito assegurado constitucionalmente. 4. Pressupõe-se a transferência para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série. 5. A nova organização do Ensino Fundamental deverá incluir os dois elementos: os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que integra esse ensino. Estão corretas:
Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos
1. Visa-se oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória.
2. Pretende-se assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
3. Os setores populares serão os mais beneficiados, pois as crianças de seis anos da classe média e alta já têm esse direito assegurado constitucionalmente.
4. Pressupõe-se a transferência para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série.
5. A nova organização do Ensino Fundamental deverá incluir os dois elementos: os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que integra esse ensino.
Estão corretas:
- A)1, 2 e 3, apenas.
- B)1, 3 e 5, apenas.
- C)2, 3 e 5, apenas.
- D)1, 2 e 5, apenas.
- E)1, 2, 3, 4 e 5.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, diversas metas e pressupostos são estabelecidos para melhorar a educação no Brasil. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar quais estão corretas e alinhadas com os objetivos dessa política educacional.
A primeira afirmação está correta, pois a ampliação visa, de fato, oferecer maiores oportunidades de aprendizagem durante a escolarização obrigatória, garantindo um período mais extenso para o desenvolvimento dos alunos. A segunda também está correta, já que um dos principais propósitos é assegurar que as crianças, ingressando mais cedo no sistema de ensino, tenham condições de progredir nos estudos e alcançar um nível mais elevado de escolaridade.
Já a terceira afirmação, apesar de apontar uma realidade social, não está diretamente relacionada ao objetivo central da ampliação para nove anos, pois a medida busca beneficiar todas as crianças, independentemente de sua classe social. A quarta afirmação está incorreta, pois a proposta não pressupõe simplesmente transferir os conteúdos da primeira série para crianças de seis anos, mas sim reorganizar o currículo de forma adequada a essa faixa etária.
Por fim, a quinta afirmação está correta, pois a nova organização do Ensino Fundamental deve considerar tanto a extensão para nove anos quanto a inclusão da nova idade de ingresso, garantindo uma estrutura mais adequada ao desenvolvimento das crianças.
Portanto, as afirmações corretas são a 1, 2 e 5, correspondendo à alternativa D).
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