Na década de oitenta do século passado, inicia-se no Brasil, uma política de implementação de um novo modelo de organização do ensino baseado em ciclos de aprendizagem. Os ciclos de aprendizagem têm em vista: 1. Superar a fragmentação artificial do processo de aprendizagem do sistema seriado. 2. Remover os mecanismos de retenção e de promoção do fracasso do aluno na escola, com base no respeito à diversidade. 3. Promover uma mudança na ocupação do tempo pedagógico e na função da escola, na perspectiva da democratização do ensino. 4. Instalar uma nova concepção de conhecimento, de ensino e de aprendizagem. Estão corretas
Na década de oitenta do século passado, inicia-se no Brasil, uma política de implementação de um novo modelo de organização do ensino baseado em ciclos de aprendizagem. Os ciclos de aprendizagem têm em vista:
1. Superar a fragmentação artificial do processo de aprendizagem do sistema seriado.
2. Remover os mecanismos de retenção e de promoção do fracasso do aluno na escola, com base no respeito à diversidade.
3. Promover uma mudança na ocupação do tempo pedagógico e na função da escola, na perspectiva da democratização do ensino.
4. Instalar uma nova concepção de conhecimento, de ensino e de aprendizagem.
Estão corretas
- A)3 e 4, apenas
- B)2, 3 e 4, apenas
- C)1, 2 e 3, apenas
- D)1, 3 e 4, apenas
- E)1, 2, 3 e 4
Resposta:
A alternativa correta é E)
Na década de 1980, o Brasil iniciou a implementação de um novo modelo educacional baseado em ciclos de aprendizagem, com o objetivo de transformar a estrutura tradicional do ensino seriado. Essa política buscava superar diversos desafios do sistema educacional da época, promovendo uma abordagem mais inclusiva e democrática.
Os ciclos de aprendizagem foram concebidos para:
- Superar a fragmentação artificial do processo de aprendizagem, característica do sistema seriado, que dividia o conhecimento em etapas desconexas.
- Eliminar os mecanismos de retenção que perpetuavam o fracasso escolar, valorizando a diversidade dos alunos e seus diferentes ritmos de aprendizagem.
- Redefinir o uso do tempo pedagógico e a função da escola, visando a democratização do ensino e maior equidade educacional.
- Introduzir uma nova concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem, mais alinhada com as necessidades dos estudantes e da sociedade.
Analisando as alternativas, todas as afirmações (1, 2, 3 e 4) estão corretas, pois refletem os princípios fundamentais dos ciclos de aprendizagem implementados no período. Portanto, a alternativa E) 1, 2, 3 e 4 é a que melhor representa os objetivos desse modelo educacional.
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