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O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na região Nordeste. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica. MEC – SECADO programa Brasil Alfabetizado propicia acesso e continuidade de estudos atingindo APENAS a seguinte faixa da população:

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na região Nordeste. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica.
MEC – SECAD

O programa Brasil Alfabetizado propicia acesso e continuidade de estudos atingindo APENAS a seguinte faixa da população:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O programa Brasil Alfabetizado representa uma iniciativa fundamental do governo federal para combater o analfabetismo no país, especialmente em regiões com altas taxas de exclusão educacional. Com foco prioritário em municípios onde mais de 25% da população é analfabeta – concentrados majoritariamente no Nordeste –, o projeto busca oferecer oportunidades de alfabetização e reinserção no sistema de ensino para jovens e adultos que não tiveram acesso à Educação Básica.

O texto destaca que o programa não está diretamente relacionado a instrumentos como projeto pedagógico, regimento escolar, currículo ou colegiado de professores. Em vez disso, seu alvo principal é o plano de educação, que estabelece metas e estratégias para a universalização do ensino. Essa abordagem visa garantir não apenas a alfabetização inicial, mas também a continuidade dos estudos, integrando os beneficiários a políticas educacionais mais amplas.

Portanto, a alternativa correta é D) plano de educação, pois o Brasil Alfabetizado está alinhado com as diretrizes nacionais para reduzir desigualdades e promover inclusão por meio de ações estruturantes, como previsto nos planos municipais, estaduais e federal de educação.

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